Fazer um lançamento de produto é fundamental para manter o crescimento da empresa. Mesmo que você já tenha um público fiel, as novidades agradam aos clientes e atraem pessoas com o perfil de consumidor. Isso porque você desperta a curiosidade e ainda atualiza seu mix de acordo com tendências, preferências e necessidades do momento.
Se você está lançando algo no mercado ou pretende fazer um lançamento, é importante observar alguns detalhes que ajudam nesse processo. A seguir, apresentaremos os pontos que consideramos fundamentais para que a sua estratégia alcance o melhor desempenho e seu novo produto — ou serviço — seja uma alavanca para aumentar seu ROI (retorno sobre o investimento). Boa leitura!
Descubra o que a concorrência está fazendo
Imagine que você desenvolve uma ideia fantástica para um aplicativo. Engaja o público, chama a imprensa e, na hora de apresentar o app, descobre que já existem várias aplicações para pedidos de comida delivery, como iFood e Pedidos Já. No marketing, nem tudo precisa ser novidade, mas entender o que a concorrência faz é o segredo para entregar algo diferente.
Determinadas técnicas, como o benchmarking, são excelentes opções para entender o mercado, quais são as estratégias mais usadas e que atalhos você pode tomar para o crescimento da sua marca. Além disso, é possível ter insights criativos para que o lançamento do seu produto se destaque por características inovadoras.
Entenda quem é a sua persona
O próximo passo é pesquisar seu público-alvo. Com o marketing digital, surgiu o conceito de persona, que é um pouco diferente — além dos dados demográficos, como faixa etária, gênero e classe social, a persona é um personagem criado para trazer mais informações sobre sua audiência. Detalhes, como o que ela gosta de fazer, seu posicionamento sobre determinados assuntos e objeções de compra, entram nessa lista.
Assim, você conseguirá adaptar a linguagem e posicionar a empresa de acordo com seus prospects e clientes. Além disso, de acordo com a personalidade da sua marca, a visão e os valores, é possível descobrir quem tem e quem não tem o perfil de consumidor do seu produto.
Crie o conceito-chave da estratégia
Agora, é hora de olhar para o produto. Pense no conceito que você abordará. Para isso, você pode usar a estratégia do Golden Circle, de Simon Sinek. Ele explica como negócios pequenos só querem mostrar o produto e suas vantagens, outros vão além e são capazes de dizer como é feito. Já os grandes líderes do mercado focam no porquê fazem algo.
Explicar o motivo que leva sua empresa a oferecer esse novo produto é um assunto que engaja e conecta a marca com o público. As pessoas sentem mais empatia e ficam motivadas ao descobrir esse propósito. Por isso, é importante que ele seja o ponto de partida para o desenvolvimento da estratégia de marketing.
Monte um plano de divulgação
Um lançamento envolve muitas ações. É importante garantir que o público terá a melhor experiência possível nessa jornada, então, é preciso:
- definir datas, responsáveis e a descrição de cada entrega;
- escolher quais serão os canais de comunicação;
- montar ofertas, e-mails, vídeos e outras divulgações com antecedência;
- entender quais estratégias entram — por exemplo, marketing de conteúdo e anúncios pagos;
- documentar as expectativas com metas claras e realistas;
- apontar quais serão as métricas para o monitoramento da campanha.
Conte com um especialista no seu lançamento de produto
Por fim, é possível ter um time profissional. Além da sua equipe interna, você pode contratar pessoas ou agências que têm expertise nesse assunto. Assim, além de garantir o melhor desempenho para o seu lançamento de produto, com a otimização dos seus investimentos, ainda contará com quem está sempre se atualizando e testando as ferramentas e estratégias.
Se você quer conhecer todas as vantagens de desenvolver um lançamento em parceria com especialistas, entre em contato com a gente. Assim, poderá comparar qual é a melhor opção para fazer uma decolagem de sucesso com seu lançamento!