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E-mails promocionais: o que saber para uma campanha de sucesso?

Escrito por Lab 34

O e-mail não morreu, ao contrário, a construção e a gestão das listas têm um resultado positivo para negócios dos mais diversificados nichos. Para ter campanhas impactantes, é preciso entender que existem diversos tipos de e-mails.

Enquanto uma newsletter, por exemplo, serve para informar e nutrir o lead; e-mails promocionais são a escolha certa para vender ou divulgar ofertas. Então, apesar de a sua empresa usar o e-mail, enviando vários tipos de mensagens para os leads, as características serão bem diferentes.

A newsletter precisa de uma frequência determinada, que pode ser mensal, quinzenal ou mesmo semanal. Já os e-mails promocionais são disparados em uma situação específica como um período sazonal ou no abandono de carrinho. Confira nossas dicas para criar excelentes campanhas!

Direcione os e-mails promocionais para o público certo

Como e-mails promocionais têm por objetivo fazer uma oferta, é muito importante criar empatia e identificação com a audiência. Para isso, é importante ter a persona muito bem definida, o que ajuda a escrever mensagens personalizadas com tom e linguagem alinhados ao leitor.

Muitas vezes, esse tipo de material é desenvolvido por outra empresa, como uma agência que já tem expertise em conseguir grandes taxas de conversão. Se esse for o seu caso, ou se outras pessoas (mesmo que sejam da equipe interna) ajudarem na produção dos e-mails promocionais, também é importante desenvolver um manual de estilo. Nesse documento, você alinha a escrita explicando:

  • qual tom e qual tipo de linguagem usar;
  • personalidade da marca;
  • qualidades que você deseja transmitir;
  • palavras e expressões que são usadas de forma recorrente;
  • o que deve ser evitado ou mesmo o que nunca pode ser usado;
  • materiais de referência para o desenvolvimento do trabalho.

Escreva mensagens curtas, encantadoras e escaneáveis

Esse e-mail deve ser extremamente persuasivo, já que você está convidando o prospect ou o cliente a fazer uma compra. Por isso, aposte em textos simples e impactantes. A estratégia de copywriting é excelente, e ela usa gatilhos mentais, conhecimentos de neuromarketing e outras técnicas para deixar a chamada para ação mais leve e atrativa.

A escaneabilidade do seu texto está ligada ao conforto do leitor ao visualizá-lo. Para isso:

  • use negrito para destacar trechos importantes;
  • aposte em bullet points para destacar tópicos (como este aqui);
  • deixe o alinhamento à esquerda, em vez de justificado;
  • monte parágrafos menores, criando espaços de respiro.

Use como suporte para as campanhas de Inbound Marketing

A estratégia de Inbound Marketing é muito interessante, pois ajuda o lead a caminhar pelo funil de vendas, chegando ao estágio de decisão de compra. Então, se você consegue criar conteúdos atrativos e educativos, quando você perceber que tem um lead qualificado, talvez seja a hora de apresentar uma oferta exclusiva. Sim, o e-mail promocional é uma maneira de fazer isso. Além de personalizá-lo, você pode programar disparos automatizados, apresentando a promoção certa na hora ideal para a conversão.

Pense nesse e-mail já no seu planejamento estratégico

O planejamento estratégico alinha todas as suas ações de marketing, ajudando a otimizar seus resultados. Nesse processo, você identifica períodos de sazonalidade e marca quando acontecerão ações especiais. Aproveite para identificar quais são os momentos em que você pode contar com essa estratégia de e-mail.

Como você viu, os e-mails promocionais são excelentes para entregar uma oferta exclusiva no momento mais adequado. Aproveite as vantagens dessa ferramenta, como a automação para envio e personalização de campos (o nome do leitor e outros dados pessoais), e deixe as mensagens mais atrativas, aumentando a taxa de conversão.

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