Inbound Marketing Marketing Estratégico

Como fazer a qualificação de leads? Esclarecemos aqui essa dúvida!

Escrito por Lab 34

Será que todos os seus leads estão prontos para fechar a compra? Será que todos eles são bons potenciais clientes? Certamente não! Nesse sentido, entender o que é a qualificação de leads e como implantar isso na sua empresa pode transformar seus resultados e gerar maior lucratividade.

Um bom profissional deve saber administrar o seu tempo e focar nas ações que realmente são necessárias. Pensando nas vendas, potenciais clientes são atraídos, mas só uma taxa deles, de fato, está apta a se tornar cliente. Entender isso pode aumentar seus resultados e otimizar os esforços.

Criamos este conteúdo porque muitas pessoas têm dúvidas sobre como trabalhar seus leads e alcançar uma boa taxa de conversão em vendas. Se esse é o seu caso, confira e tire todas as suas dúvidas agora!

O que é qualificação de leads?

Pensando no Inbound Marketing, modelo de estratégias que investe em conhecimento e na criação de uma jornada de compra, com compartilhamento de conteúdo relevante até o pós-venda, a qualificação de leads é um processo crucial para atingir os objetivos. Essa qualificação é justamente fazer com que seus leads estejam prontos para a conversão.

Vamos analisar os primeiros passos de um potencial cliente: ele é atraído por uma publicação interessante, seja uma postagem nas redes sociais, seja um anúncio na rede do Google ou outra ação. Então, ele encontra uma oferta de conteúdo especial, em que a marca solicita seus dados de contato em troca de algo. Nesse momento, a conversão de visitante em lead é feita.

Porém, esse lead ainda precisa ser nutrido com diversas informações para fechar a compra. Diversas objeções devem ser quebradas. Para isso, os times de marketing e vendas devem criar uma jornada, um caminho de ações que esses leads percorrem e que gera maior probabilidade de convertê-los em uma venda.

Depois de percorrerem esse caminho, os leads devem ser qualificados ou não. Os responsáveis devem analisar se eles merecem a atenção dos vendedores, se ainda precisam de nutrição da equipe de marketing ou se simplesmente não fazem parte do público-alvo da empresa. Isso é a qualificação de leads!

Quais estratégias devem ser tomadas para auxiliar a conversão?

Agora que você já sabe o que é a qualificação de leads, conheça algumas estratégias e dicas para aplicá-la na sua empresa.

Procure entender os problemas de seu público

Quais são as necessidades dos seus leads? Quais são as dúvidas ou objeções? Esses pontos são importantes porque eles devem nortear a criação dos conteúdos a serem enviados.

Se você não faz essa análise, pode deixar que os potenciais clientes percam o desejo de compra. Então, procure entender quais são os reais problemas enfrentados pelo seu público e crie ações que esclareçam esses pontos.

Analise o timing certo para as ações

Achar o tempo certo de cada ação tem um impacto direto no sucesso ou fracasso com um lead. Se ele está prestes a fechar uma venda e você encaminha um conteúdo de topo do funil de vendas, por exemplo, ele pode se sentir frustrado e buscar uma outra empresa no mercado.

De forma semelhante, se alguém ainda está nos primeiros passos com a marca e você tenta forçar a venda, a oportunidade pode ser desperdiçada. Então, analise o timing certo para a qualificação de leads.

Alinhe seu time de marketing e vendas

Por fim, a qualificação de leads, para ser bem-sucedida, precisa de uma colaboração dos times de marketing e vendas. As ações devem ser pensadas em conjunto, respeitando as opiniões de cada envolvido. Esse trabalho em conjunto se chama Smarketing, que representa a união de Sales e Marketing.

Com todos os responsáveis pensando juntos, com um único objetivo, que é gerar mais receita para a empresa e eliminar as barreiras que podem surgir, certamente, o aproveitamento das oportunidades será maior.

Portanto, considere todas as nossas dicas e orientações sobre o processo de qualificação de leads. Analise as estratégias que indicamos e como você pode segui-las para buscar mais vendas e lucratividade.

Agora, seguindo nossa ideia de qualificação de leads, confira nosso outro conteúdo sobre os motivos de criar uma newsletter para sua estratégia de marketing!

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