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Nutrição de leads: 5 dicas para uma estratégia de resultados

Escrito por Lab 34

A nutrição de leads tem grande importância na estratégia de qualquer empresa. Os leads são os potenciais clientes, aqueles que podem ser transformados em vendas. Então, a nutrição é o processo de aproximá-los do fechamento da compra.

Neste conteúdo, nós listamos as 5 principais dicas para ter bons resultados na nutrição de leads. Confira!

Afinal, o que é a nutrição de leads?

Quando uma pessoa começa a considerar um produto ou serviço de uma empresa, ela busca informações para tirar todas as dúvidas antes da compra. Com a internet, esse processo se tornou mais automático, sem a presença de um vendedor. Então, as empresas precisam disponibilizar as informações certas, no momento certo.

Toda essa busca pelas informações pode ser representada pela nutrição de leads. Uma vez que a pessoa demonstrou interesse em virar um cliente, faz parte do trabalho de marketing e vendas gerar essa nutrição, enviando conteúdos adequados ou o que for mais relevante.

Quais são as melhores práticas para fazer uma boa nutrição?

Agora que você já sabe o que é a nutrição de leads, vamos mostrar as melhores práticas para ter altas taxas de conversão.

1. Utilize diferentes canais de comunicação

Uma boa estratégia para criar a nutrição de leads de forma eficiente é variar os canais de comunicação. Você tem as várias redes sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e YouTube, que podem ser exploradas. Além disso, não se esqueça do e-mail marketing.

O ideal é que os canais de comunicação funcionem de forma complementar. Um lead pode visitar várias fontes e ter uma boa experiência com os conteúdos.

2. Tenha um cronograma de envios

Outro ponto importante é manter a regularidade no envio e na publicação dos conteúdos para nutrição de leads. As empresas que alcançam bons resultados costumam manter um dia e um horário fixos para essas atividades. Dessa forma, o público já fica aguardando os materiais.

Se você criar um cronograma de envios, já com os conteúdos programados, bem como data e horário, a chance de conseguir manter essa regularidade será maior, e a eficiência na nutrição, também.

3. Seja sempre relevante para o lead

Uma das principais regras na nutrição de leads é ser relevante. Muitas empresas pecam nesse momento e enchem a caixa de entrada de seus leads com lixo eletrônico. Ninguém gosta disso!

Então, preocupe-se sempre em ser relevante e em entregar a mensagem certa, no momento certo, para a pessoa certa!

4. Avalie o estágio do lead no funil de vendas

Para manter a relevância tratada no tópico anterior, uma ótima forma é avaliar o estágio do lead no funil de vendas.

Quando ele se encontra no topo do funil, ainda está reconhecendo um problema que tem e precisa de ajuda nisso. Quando avança para o meio, ele começa a buscar soluções, a avaliar vantagens e a ter várias dúvidas que precisam ser esclarecidas. Já no fundo do funil, é o momento de indicar a melhor opção de compra — aquela em que você coloca a sua empresa como referência.

Então, avalie sempre qual é o estágio em que o lead se encontra e vá evoluindo os conteúdos e a nutrição até o fechamento da compra.

5. Mensure a sua estratégia e faça otimizações

Por fim, não se esqueça de mensurar sempre a sua estratégia. Avalie se os leads estão sendo realmente nutridos com as informações certas, se eles estão sendo convertidos em vendas, se o esforço necessário é empregado pelos vendedores, se for o caso, entre outros. Com isso, você pode otimizar as ações e alcançar melhores ganhos.

Portanto, vimos que a nutrição de leads é muito importante e precisa ser bem planejada e executada para ter bons efeitos. Leve em consideração todas as nossas dicas para criar suas estratégias.

Devido à sua relevância, é preciso criar bons processos de nutrição de leads, e contar com uma ajuda profissional nesse momento pode fazer toda a diferença! Então, entre em contato conosco agora mesmo e veja como podemos trabalhar em parceria!

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