Inbound Marketing Marketing Estratégico

Planejamento de marketing digital: entenda porque é tão importante

planejamento de marketing digital-marketing empresarial-marketing-transformaçao digital-estrategia-planejamento-lab34-conteudo
Escrito por Lab 34

Trabalhar com marketing online exige a compreensão de alguns elementos fundamentais. Somente dessa forma é possível garantir uma transformação digital de impacto no mundo virtual. Assim, para obter uma presença marcante nesse meio, é preciso ter atenção em aspectos como o planejamento de marketing digital.

Esse trabalho consiste em antecipar todas as ações que serão desenvolvidas e empregar o conhecimento referente ao perfil do seu público-alvo e os objetivos da sua marca. A partir disso, a união desses fatores será decisiva para você planejar uma estratégia capaz de trazer resultados.

Para proporcionar benefícios à sua marca, o planejamento de marketing digital deve ser conduzido da maneira correta. A qualidade dos seus resultados dependerá da eficácia das ideias desenvolvidas nessa etapa, então, certifique-se de não a apressar e seguir sempre pelo caminho adequado.

Quer saber mais sobre esse tema? Então, acompanhe este texto até o final, pois temos dicas importantes para você melhorar bastante os seus resultados. Confira!

Por que é importante o planejamento de marketing digital?

O planejamento funciona como um guia para a estratégia de marketing digital. Com ele, você consegue mensurar se o caminho a ser percorrido é considerado viável, uma vez que um planejamento eficiente se baseia em resultados testados e comprovados.

Conforme o tempo passa, o marketing se torna cada vez mais potente e complexo. Hoje, é possível integrar uma série de canais de comunicação diferentes a favor dos seus resultados, estruturados sob uma estratégia eficaz. Isso somente acontece ao contar com um bom planejamento, que define os papéis de cada ação e como elas serão conduzidas.

Um planejamento de marketing digital de qualidade é capaz de preparar a sua equipe para conduzir suas ações estratégicas da maneira correta, com o intuito de maximizar o seu potencial de resultados. Além de ser uma forma para organizar ideias, ele garante que os melhores esforços serão empregados em cada etapa.

planejamento de marketing digital-Automação de marketing: saiba o que é e como pode ajudar sua escola
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Quais as vantagens em realizar ações planejadas de marketing digital?

Com um plano de marketing, é possível definir com precisão o que será gasto pela empresa na internet. Assim, orçamento e despesas ficam sob controle, permitindo que os recursos do caixa sejam investidos para mais de um setor. Nos dias de hoje, isso é algo que pode fazer a diferença ao permitir que a empresa injete mais dinheiro no aumento da qualidade daquilo que oferece.

Também vale destacar a importância da presença nesse meio. O planejamento de marketing digital é um fator fundamental para o sucesso de qualquer empresa em tempos modernos. Hoje, boa parte das empresas estão presentes em redes sociais, blogs e sites. Isso permite a criação de um relacionamento mais próximo com os clientes. Porém, sem uma estratégia esse trabalho ficaria muito mais difícil.

Portanto, é preciso que esse procedimento seja feito por profissionais de maneira planejada, pois com o potencial de viralização da rede, qualquer erro cometido pode comprometer a imagem da organização.

O que é essencial ter no planejamento de marketing digital?

O primeiro passo foi dado, você entendeu qual é o valor de um bom planejamento de marketing digital. Agora é preciso reconhecer tudo o que deve ser feito para garantir qualidade ao fazê-lo. Se ele não for desenvolvido corretamente, não trará os resultados que você espera e poderá até prejudicar a imagem da sua marca no mercado.

Uma boa estratégia de transformação digital concentra-se, primordialmente, em pesquisa de mercado, definição de metas e uso de métricas. Por isso, é importante conhecer muito bem todos os aspectos da sua empresa: ela própria, o mercado onde ela está inserida e o perfil do público que tenta atingir.

Para tal, é necessário seguir algumas etapas bastante importantes durante o processo de planejamento de marketing digital. Veja quais elementos são essenciais para sua estratégia:

Pesquisa de mercado

Para definir de que maneira sua empresa deve atuar, é preciso identificar aspectos como o tamanho do mercado, a concorrência, os produtos oferecidos por ela e os preços praticados. Tenha atenção especial a outras ações desenvolvidas por concorrentes para que as suas não sejam prejudicadas ou não tragam a originalidade esperada. Além disso, a pesquisa ajuda a detectar oportunidades vantajosas para sua marca nesse cenário.

Análise de público

Conhecendo as pessoas que realmente têm interesse no que a sua empresa oferece, é possível deduzir o impacto da chegada dela no mercado. Assim, saber sobre a rotina dessas pessoas, sua disponibilidade e suas necessidades, faz a diferença. Trabalhando com o conceito de persona, por exemplo, você consegue dirigir uma mensagem com maior profundidade.

Definição de metas

Com o planejamento de marketing digital é possível estimar os resultados que deverão ser atingidos no tráfego do site, ao aumento de vendas, à captação de e-mails, entre outros. Um dos diferenciais do marketing digital em relação ao tradicional é a possibilidade de medir praticamente tudo, o que facilita o trabalho com metas.

planejamento de marketing digital-marketing empresarial-marketing-transformaçao digital-estrategia-planejamento-lab34-conteudo
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Uso de métricas

Acompanhando sua campanha de marketing digital de maneira constante, é possível garantir uma rápida tomada de decisão sempre que for necessário. Com métricas definidas em função de objetivos, a empresa pode obter um diagnóstico preciso do andamento de seu negócio. Inclusive facilitando a definição de uma verba para investir, já que na internet é possível rastrear praticamente todos os “passos” dos nossos consumidores. Ou seja, fica muito mais fácil avaliar se aquele investimento valeu ou não a pena.

Canais empregados

O meio digital conta com uma série de meios que ajudam a impactar a sua audiência, como redes sociais, e-mail marketing, mídia paga, entre outros. Deve fazer parte do seu planejamento a definição de quais canais serão utilizados e de que maneira contribuirão para o conjunto. Assim, aposte na integração deles para aumentar seu potencial de sucesso.

Documente tudo

Evite ter que refazer todo esse processo sempre que precisar desenvolver um planejamento de marketing digital. Fará bem para o futuro da sua empresa manter esses materiais bem documentados e acessíveis pela equipe. Para que as suas próximas ações sejam ainda mais estratégicas, você tem que ser capaz de consultar seus esforços anteriores para aprimorá-los e aprender com eles.

Porém, existem empresas altamente capacitadas que oferecem esse tipo de planejamento para você. Uma agência de marketing digital trabalha a favor da sua empresa. Dessa maneira, você contará com um time de especialistas altamente qualificados para gerar os resultados que você precisa. Sendo assim, não deixe de investir nisso e obter melhores retornos para a transformação digital da sua empresa.

Por fim, chegamos ao fim do passo a passo do Planejamento de Marketing Digital. De agora em diante, começa a fase de experimentos das ferramentas capazes de ajudar você a obter resultados ainda superiores. Basta definir as variáveis do seu experimento e analisar os resultados obtidos. Faça um teste gratuito do software acessando o nosso site!

Sobre o autor

Lab 34

Share This