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Saiba quais são as principais mudanças no comportamento do consumidor

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Escrito por Lab 34

Não é novidade que o comportamento do consumidor acompanha as transformações que ocorrem ao nosso redor. Prova disso, é o uso da tecnologia, que ao se desenvolver, acabou influenciando na maneira que as pessoas consomem, uma vez que, os clientes buscam cada vez mais informações sobre o que vão comprar.

Atitudes inovadoras também ganham mais força e espaço neste cenário. Há uma verdadeira conexão com diferentes causas, e isso gera novas oportunidades de mercado. As estratégias de marketing devem estar adequadas para acompanhar essas mudanças.

Diante disso, será que sua empresa está preparada para este novo momento? A seguir, mostraremos algumas mudanças no comportamento do consumidor, novas ideias e padrões de consumo. Acompanhe conosco.

O pensamento sustentável

O consumidor que possui o pensamento sustentável, não quer causar prejuízo ao meio ambiente. Ele opta por consumir de empresas que privilegiem as práticas sustentáveis. A decisão de compra de quem pensa assim, sem dúvida, passa por uma análise que abrange como o produto é produzido.

O pensamento sustentável é uma forma de pensar nossa presença no mundo de uma maneira que não prejudique o meio ambiente. Esse consumidor quer contribuir para a preservação, ajudar a manter o equilíbrio ecológico e, claro, diminuir o desperdício. É um cliente que está engajado.

A preferência por consumir produtos que causem menos impacto pode ir desde a moda até o carregador de celular, envolvendo diferentes necessidades. As empresas, como já foi dito, devem se adaptar aos consumidores que pensam dessa maneira.

Tais mudanças podem passar pela forma de produzir, pelo planejamento de comunicação, marcando presença digital e criando estratégias para serem encontradas por esses consumidores.

Os hábitos alimentares

É clara, assim como as novas relações com o meio ambiente, a modificação nos hábitos alimentares. A diminuição do desperdício e a saúde estão na mira dos compradores envolvidos com esses novos pensamentos. Além disso, eles também se preocupam com o modo de fabricação dos alimentos.

Podemos observar em visitas aos supermercados, a abertura de espaço para o consumo de produtos que antes não tinham tanta procura no setor alimentício, como os:

  • orgânicos;

  • integrais;

  • sem lactose;

  • glúten free;

  • entre outras alternativas.

A procura por essas opções passa por uma mudança cultural, que é em grande parte influenciada pela difusão de informações e novas práticas. Se antes o consumidor não conseguia encontrar ou descobrir determinados produtos, hoje, com um simples toque em seu celular, ele consegue descobrir um mundo novo de oportunidades.

O consumo mobile

Outra mudança no comportamento do consumidor é em relação ao consumo mobile. O acesso, frequente, aos smartphones, tablets e outros dispositivos móveis está, definitivamente, mudando o modo de consumo.

De onde estiver, o cliente pode consultar preços, comparar produtos, atualizar dados e, claro, realizar uma compra ou contratar um serviço. Não há distância que impeça alguém de comprar. Você já se comportou assim?

As transformações digitais estão visíveis e, a cada dia, mais frequentes em nossas vidas, mudando completamente as relações. Os apps — aplicativos móveis — se multiplicam, oferecendo os mais variados tipos de funções, trazendo muitas soluções para o cotidiano das pessoas, inclusive na hora de comprar.

Embora alguns consumidores, ainda tenham uma certa resistência em fechar uma compra por meio de um celular devido à incerteza em relação à segurança, é esperado que as compras sejam realizadas cada vez mais dessa maneira.

Micro-momentos

Quando o assunto é consumo mobile, não subestime o poder dos micro-momentos! A experiência de compra acontece, muitas vezes, nesse espaço. Mas o que é isso, exatamente? Micro-momentos são aqueles instantes de impulso em que a pessoa decide que quer algo, como ir a algum lugar, saber determinada coisa ou comprar algum produto ou serviço. Nesse mínimo momento, uma decisão é tomada.

Dessa forma, é notório que o marketing de sua empresa tenha este desafio pela frente. O momento de decisão, a procura de respostas e a disposição para conhecer um produto, marca ou serviço pode acontecer em um minuto ou, até mesmo, segundo. Por isso, é de extrema importância estar preparado para essa situação. Seu negócio sabe encontrar o micro-momento de seu consumidor?

Os profissionais de comunicação e marketing têm essa tarefa pela frente e estão se empenhando em criar diferentes estratégias, como as estratégias de marketing digital. É tudo muito rápido, é agora mesmo, é pra já! O que a sua empresa está esperando para começar a investir? As mudanças no comportamento do consumidor já começaram.

O atendimento ágil

E, por falar em rapidez, é fácil perceber que as transformações que movem a maneira de consumir também passam pela agilidade, não é mesmo? Tanto no consumo mobile quanto em outras formas, oferecer atendimento ágil no contato é muito bom para sua empresa, pois é uma exigência do consumidor. A verdade é que ninguém quer mais esperar.

Para atender essa necessidade, algumas ferramentas digitais surgiram e continuam em desenvolvimento para interagir com o cliente da melhor maneira possível. Contudo, é necessário que elas estejam integradas para oferecer uma boa experiência ao usuário, que pode se comunicar via uma rede social, através do telefone ou em outros recursos como os chatbots, que utilizam a inteligência artificial.

Não podemos deixar de lado, a personalização desses canais de atendimento para que haja agilidade no processo. Quem consome não quer e nem pode sentir que sua história seja descartável para a empresa. Quando o cliente entra em contato, quem atende deve conhecer o histórico dessa pessoa, toda a sua trajetória de comunicação através dos canais de atendimento do seu negócio.

Essa medida, além de agilizar, não estressa o comprador e faz com que a possibilidade da venda de determinado produto ou serviço seja realizada, além, claro, de fazer com que o cliente tenha mais empatia com sua empresa. Lembre-se: um cliente satisfeito, pode ser tornar um promotor de sua marca e gerar novos negócios.

Todas essas mudanças no comportamento do consumidor podem influenciar significativamente as estratégias de marketing digital, percebe? Por essa razão, optar por uma agência especializada contribui muito para auxiliar sua empresa a lidar com tudo isso, afinal elas são focadas em oferecer as soluções certas. 

Conhecer as mudanças no comportamento do consumidor é importante, certo? Então, que tal compartilhar este post em suas redes sociais?

 

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