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Os 5 pilares do Marketing Digital e como eles funcionam na prática

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Escrito por Lab 34

Apesar de quase todos os brasileiros terem acesso à internet, poucas empresas do país aproveitam corretamente os benefícios que o marketing digital pode proporcionar. Sendo uma área nova e que necessita de profissionais altamente capacitados, é preciso investir nos pilares do marketing digital.

Pensando sua estratégia de transformação digital, confira agora 5 aspectos fundamentais para aplicar na sua empresa. Vamos a eles!

1. Crie a persona do seu negócio

Antes de qualquer coisa, o marketing digital precisa de um planejamento para que as campanhas gerem efeitos. Ao contrário do método tradicional, que vai atrás do cliente, o digital consegue a divulgação por meio da atração, como no caso do inbound.

Assim, o primeiro passo é utilizar os dados do seu cadastro para criar um perfil do seu consumidor potencial. Muito além do público-alvo, a persona é construída por informações que revelam hábitos de consumo e também aspectos que se refletem nas preferências das pessoas, como hobbies, tipo de trabalho, idade, renda, número de filhos etc.

Dessa maneira, suas publicações estarão sintonizadas nos assuntos que atraem seus clientes ou consumidores potenciais, com mais chances de fidelizá-los.

2. Ofereça conteúdos relevantes

Após estruturar o perfil da sua persona, você saberá qual é o tipo de consumidor ideal para atingir. Nesse sentido, o objetivo é produzir conteúdos relevantes, que despertem o interesse do público em questão. O conteúdo online é fundamental para que a transformação digital aconteça.

Feito isso, as produções dos textos, vídeos, áudios e imagens deverão seguir as técnicas do marketing digital. Uma delas é o uso de palavras-chave que ajudarão no ranqueamento do seu site nos buscadores, como o Google. É o chamado SEO.

Além disso, a estrutura dos conteúdos deve priorizar a escaneabilidade, ou seja, uma leitura dinâmica por meio do uso de bullet points, hiperlinks, padrões nos intertítulos etc. A prioridade deve sempre ser a qualidade nas informações, apresentando dados corretos e embasados em fontes confiáveis, com o objetivo de resolver dúvidas ou problemas que se apresentam no dia a dia da persona.

3. Transforme visitantes em potenciais clientes

Seguindo nossos estudos, a atração dos clientes é um dos pilares do marketing digital. Portanto, você deve estimular o interesse do público por seus produtos ou serviços. Para isso, é preciso criar leads, ou seja, fazer a conversão de um leitor de determinado post em seu blog ou rede social para o seu site de e-commerce.

Essa transferência pode acontecer de maneira orgânica (gratuita) ou paga. O ideal é manter um patamar adequado somente com o investimento em conversão orgânica, contribuindo imensamente para a redução dos custos.

Ao ficar interessado ou curioso por um post, o visitante certamente poderá se transformar em um potencial cliente, mesmo que não efetue uma compra na primeira oportunidade. Trata-se de um trabalho minucioso que traz excelentes resultados em longo prazo.

4. Monitore os resultados

O monitoramento das visitas ao seu site, da desistência de compras e do tempo de permanência também é um dos pilares do marketing digital. Ele ajuda nas tomadas de decisões, principalmente para lançar campanhas com focos específicos.

Dessa forma, todos esses dados devem estar bem organizados em relatórios. Isso fortalece o que está indo bem, ajustando o que precisa melhorar, para então promover constantes reestruturações nas páginas. Portanto, as métricas representam uma espécie de bússola do seu negócio!

5. Invista no relacionamento com os clientes

A manutenção de um relacionamento sadio com os clientes é outro aspecto que não pode fugir das suas ações em transformação digital. É importante criar uma newsletter para manter uma frequência de visitas nas atualizações.

O envio de e-mail marketing também ajuda tanto quanto a criação de campanhas de fluxo de nutrição (estímulo a mais acessos aos conteúdos).

Como você percebeu, os pilares do marketing digital necessitam de pessoas capacitadas para que os resultados gerem efeitos. Por isso, contar com uma agência especializada em transformação digital é um investimento que vale a pena e faz grande diferença diante da concorrência.

Gostou deste conteúdo? Após conhecer os pilares do marketing digital, você pode se perguntar: “e agora, o que faço para garantir uma boa presença online?” A resposta no blog da Lab 34! Não perca!

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