O novo consumidor está online e tem confiado mais nesse meio para se informar, entreter-se e, até mesmo, fazer compras. Qual empresa não gostaria de se destacar no universo virtual? A presença digital garante que você esteja em destaque, com visibilidade e um bom relacionamento com a sua persona.
Neste artigo, trazemos as melhores dicas para manter sua marca bem posicionada na web. Mesmo que o seu negócio seja físico, como você confere ao longo do texto, é fundamental ter uma presença online forte, já que, hoje, o consumidor usa a internet para encontrar produtos e preços, mas também para se relacionar com empresas. Continue a leitura e aprofunde-se no tema!
Diversifique seus canais e garanta uma presença digital
A internet apresenta muitas oportunidades para conquistar novos leads, manter um relacionamento e fazer vendas. Primeiro entenda quem é a sua persona e quais são os desafios e familiaridades que ela tem com cada plataforma. Saiba também que, quanto mais canais você conseguir manter ativos, maiores serão as chances de o seu público encontrar você.
Para destacar sua marca, é importante ter:
- um bom site com blog atualizado;
- canais nas redes sociais que sua audiência usa;
- aplicativos, quando forem eficientes, usuais e relevantes;
- chats e outras soluções para SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente).
Tenha perfis empresariais e interaja nas redes sociais
Apesar de as pessoas gostarem mais de se relacionar com outras pessoas do que com empresas, isso não significa que você deve se comunicar com prospects e clientes por um perfil pessoal. É importante usar as redes sociais com o perfil da empresa, adaptando-se ao tom de cada mídia.
Enquanto, no YouTube, o foco é voltado para os vídeos, no Facebook, o relacionamento está ligado a notícias com imagens e textos. Para uma boa gestão de rede social empresarial, saiba ouvir seus seguidores e converse com eles. Tenha um tom e uma linguagem definidos para a marca. Assim, as pessoas que entrarem em contato perceberão uma personalidade única.
Produza conteúdos relevantes
As estratégias de marketing de conteúdo têm sido cada vez mais eficazes. Seja para entreter, seja para informar, se a sua marca alcança a mente e o coração do prospect antes mesmo de ele considerar a compra, certamente, suas chances de ser a escolha dele são bem maiores. Outro ponto positivo: é possível mensurar os resultados de Inbound Marketing com precisão.
Para facilitar suas ações, o ideal é desenvolver um calendário editorial com:
- os assuntos que você pretende abordar;
- as pautas, datas e pessoas responsáveis em entregar cada etapa;
- o plano de publicação e divulgação de cada conteúdo.
Otimize seu site para SEO — otimização para mecanismos de busca
Quem não quer aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa do Google? Isso significa aumentar o tráfego orgânico, capturando os leads certos. Existem 2 boas notícias sobre esse assunto. A primeira é que existe um conjunto de técnicas que ajudam você a deixar o seu site destacado de acordo com as palavras-chave do seu negócio. Isso se chama SEO.
A segunda boa notícia é que os robôs usados para definir se o seu domínio tem ou não relevância para o público estão cada vez mais inteligentes. Eles verificam se você oferece uma boa experiência ao usuário, e isso é muito importante para cativar seus visitantes também. Então, vale a pena observar se:
- seu site é adaptado para dispositivos móveis (mobile friendly);
- você oferece conteúdos de qualidade e relevantes ao usuário. Existem robôs do Google que entendem textos e, até mesmo, vídeos;
- as páginas carregam rapidamente.
Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio
Quem tem um ponto físico também pode participar gratuitamente do Google Meu Negócio. Quanto mais informações você fornecer, melhor. É possível inserir o endereço, o site, o telefone e o horário de funcionamento. Além disso, esse mecanismo ajuda você a conseguir um bom ranqueamento nas pesquisas por voz — feitas em smartphones, quando o cliente pode estar na rua.
Como você conferiu, fortalecer a presença digital da sua empresa é muito importante. Assim, você gera visibilidade para novos leads, ao mesmo tempo em que fortalece o relacionamento para fechar vendas e melhorar a satisfação dos clientes.
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