Inbound Marketing Marketing Estratégico

Marketing de conteúdo: como desenvolver uma estratégia de sucesso

Escrito por Lab 34

Você já ouviu falar em estratégia de marketing de conteúdo? Certamente sim, pois ela tem sido muito utilizada pelas empresas atualmente. Segundo uma pesquisa oficial divulgada este ano, já são mais de 70% das companhias que apostam nesse recurso para gerar novas oportunidades de negócios. Mas por que essa é uma tendência?

Para responder a essa pergunta, é preciso entender a mudança no perfil do consumidor, principalmente após a chegada das redes sociais. Essas ferramentas revolucionaram não somente a forma como nos comunicamos, mas reconfiguraram toda uma forma de contato social. E, obviamente, esse fato afeta a forma como as empresas devem se posicionar.

A fim de facilitar seu entendimento, separamos um guia rápido para ajudar você a desenvolver uma estratégia de sucesso. Confira!

Saiba porque marketing de conteúdo

Como você viu, a estratégia de marketing de conteúdo só existe devido a uma revolução social proporcionada pela chegada das novas mídias. Anteriormente, o consumidor ficava sabendo de uma marca por meio da televisão, do rádio ou de um impresso. E isso era feito de maneira que ele era obrigado a prestar atenção até mesmo no que não tinha nenhum interesse em comprar. Ou seja, muitos recursos eram gastos em publicidade para atingir um pequeno público específico.

Esse é um dos principais pontos dessa nova realidade: a possibilidade de segmentar suas vendas e anúncios para seu público-alvo, ou persona, com menor investimento. Além disso, um outro fator essencial da comunicação em rede é a possibilidade que o consumidor tem de escolher o que quer acompanhar e também dar um feedback instantâneo a respeito do que achou de certo produto e posicionamento de marca.

Por isso, as empresas não podem mais atuar como meros invasores de uma programação do consumidor — como era feito na televisão, por exemplo. Elas devem criar um ambiente propício para discussão e geração de conteúdos relevantes e de qualidade que vão agregar a experiência do cliente e fazer com que ele se aproxime.

Entenda claramente os benefícios dessa estratégia

Agora, que ficou mais claro como essa metodologia tem virado tendência, é importante ter em mente os principais benefícios em adotar essa conduta. Confira a seguir.

Melhorar sua presença online

Apesar dessa cultura estar mudando, ainda há uma carência enorme das empresas em relação à percepção do valor do marketing digital. Não adianta achar que apenas possuindo um website e uma página oficial da marca no Facebook e demais redes sociais a mágica vai acontecer. É preciso trabalhar para que as pessoas interessadas na sua proposta de valor possam encontrar sua marca. Essa é uma das principais vantagens do marketing de conteúdo que, quando bem-feito, é capaz de direcionar a necessidade do consumidor de forma praticamente natural para o que sua empresa tem a oferecer.

Aumentar a confiabilidade do seu negócio

Quando você investe em criar assuntos relevantes sobre seu mercado, fatalmente será reconhecido como uma autoridade na área. Isso gera uma maior confiabilidade para seu negócio, que demonstra, por meio dos conteúdos, possuir o conhecimento necessário para melhor atender às necessidades do mercado. É nesse instante que as redes sociais podem ajudar a gerar muitas vendas.

Conseguir novos clientes de forma mais simples

Lembra quando citamos de como era caro divulgar novos produtos nas mídias tradicionais? Pois é, pela internet, além de você conseguir direcionar de forma mais assertiva seus produtos e serviços, também é infinitamente mais barato. Além disso, o marketing de conteúdo vai ajudar a trazer seu cliente de forma orgânica. Ou seja, sem custos, para que aí, dentro do seu site ou plataforma, ele se sinta impelido a buscar as melhores soluções que você oferece.

Atuar em um pós-venda de qualidade

Feito todo esse processo e conseguido garantir vendas e se destacar em seu setor, é possível ainda, através dessa metodologia, trabalhar o pós-venda de qualidade. Isso pode ser feito por meio de um trabalho que traga mais pontos relevantes e até mesmo aponte oportunidades relacionadas à experiência de compra e que ainda não foram percebidas por eles.

Coloque em prática as etapas desse processo

Encontre seu cliente em potencial

O que você faz quando quer procurar por algo que não sabe onde encontrar? Isso mesmo, vai até o Google. Por causa disso, ele é um grande aliado nessa estratégia. É possível utilizar suas ferramentas para descobrir as principais buscas feitas pelas pessoas a respeito do que você deseja vender. Feito isso, todo seu conteúdo deve ser direcionado para possuir esses termos comuns.

Faça um planejamento

A segunda etapa é a do “planejamento”. Sem isso, sua ação vai ser toda feita em vão. É preciso ter em mente um direcionamento claro do que se deseja alcançar e como medir se as atitudes tomadas estão de acordo com o esperado.

Execute-o de forma contínua

Terminada as etapas anteriormente citadas, chegou a parte essencial do processo: a execução. No marketing de conteúdo, o valor gerado deve ser contínuo e, por isso, a frequência e constância são dois fatores primordiais para o sucesso.

Poste conteúdos relacionados ao funil de vendas

Existem não somente vários tipos de clientes, como também estágios de compra diferentes. Por isso, nem todo conteúdo gerado será de interesse de todos — mesmo que sejam todos eles possíveis compradores. Portanto, o planejamento deve ser pensado de forma segmentada, em que os conteúdos gerados sejam direcionados para cada etapa do funil de vendas. Em resumo, a experiência se dá em 4 etapas: descoberta e aprendizado, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.

Busque uma agência especializada

Se você está começando a aplicar esse método agora em sua empresa e não sabe muito bem como prosseguir, talvez a melhor decisão seja contratar e terceirizar os serviços de uma agência especializada em estratégias de marketing de conteúdo — em que será preciso apenas que você gerencie. Certamente pode ser um bom investimento, considerando que fazer por conta própria de maneira errada pode resultar em desperdício de recursos importantes como tempo, dinheiro e expectativas.

Se você gostou desse conteúdo e deseja ter uma consultoria especializada para seu negócio e as necessidades que ele apresenta, entre em contato com a gente!

Sobre o autor

Lab 34

Share This