Inbound Marketing Marketing Estratégico

Entenda o que é persona de uma vez por todas

Escrito por Lab 34

O que é persona? Quem começa trabalha com marketing, seja de forma direta ou indireta, certamente irá se deparar com essa pergunta.

O conceito pode ser fácil de entender, mas na hora de aplicar é que a coisa complica e as dúvidas vêm à tona. Quantas personas minha empresa deve ter? Qual nome devo colocar? Qual a idade? Como encontrar a minha persona? Ela é uma pessoa real? 

Neste artigo esclareceremos a definição de persona e, principalmente, o que a difere do conceito de público-alvo. Assim, você se livrará dos questionamentos que costumam complicar o planejamento digital.

Boa leitura!  

O que é persona, afinal? 

O conceito de persona é simples. De acordo com uma das referências mundiais em Inbound Marketing, a empresa norte-americana Hubspot, trata-se da representação semifictícia do cliente ideal, ou seja, aquele consumidor que efetivamente se interessará pelo seu produto ou serviço

No Brasil, esta definição também é amplamente difundida pelos especialistas da área de marketing.

Qual é a importância da persona nas estratégias de marketing?

Apesar do baixo custo em relação ao marketing tradicional, nenhum gestor está disposto a gastar dinheiro com uma estratégia de marketing digital equivocada, não é mesmo?

Por isso, a definição da persona deve ser a primeira etapa de todo e qualquer planejamento, uma vez que é ela quem irá pautar a produção de todo o conteúdo, oferecendo pistas sobre o tipo de linguagem e tom que devem ser utilizados.

As características da persona também possibilitam maior assertividade na escolha dos canais de distribuição do conteúdo, como as redes sociais mais adequadas, por exemplo. Sendo assim, ignorar a persona é como escrever para um público que talvez nunca consuma o que você quer vender.  

Como definir uma persona?

Há várias maneiras de se definir uma persona, e o recomendado é que você utilize todas, ou a maior parte delas, para que atinja a persona da forma mais certeira possível.

Veja algumas possibilidades:

  • pesquisas de mercado: executadas por especialistas, as pesquisas de mercado traçam o público-alvo do seu negócio, fornecendo diretrizes precisas para gestores que ainda não compreendem o alcance do seu produto e/ou serviço;   
  • insights dos donos do negócio: outra forma de se chegar às personas é por meio da experiência e conhecimento dos próprios gestores do negócio. Quanto mais longeva a atuação no mercado, mas dados precisos sobre o perfil dos clientes ideais esses profissionais poderão fornecer;    
  • entrevistas: por telefone ou in loco, as entrevistas servem para apurar e mapear com grande fidelidade tendências entre respostas de diversos clientes ideais, a fim de identificar personas.      

Porém, ao iniciar o processo de definição de personas, é necessário tomar muito cuidado para não confundi-las com público-alvo. É que, na verdade, personas são o aprofundamento do público-alvo, é como se “pinçássemos” um único indivíduo dentro da imensidão do público-alvo e procurássemos entender quais suas motivações, costumes, idade, hábitos de consumo e comportamento.    

Agora que você já domina o conceito de persona, chegou a hora de colocar a técnica em prática. Pesquise bastante, converse com clientes e desenvolva os perfis pensando em diferentes públicos de interesse: clientes, fornecedores, profissionais da área e parceiros.

Descreva as suas características de forma cuidadosa e detalhada. Se possível, imprima os dados, inclusive com foto de ilustração fictícia, para não se esquecer para quem você está falando, quando da produção de um conteúdo de qualidade.    

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Lab 34

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