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Saiba como fazer mensuração de resultados em Inbound Marketing

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Escrito por Lab 34

É um fato que o marketing de atração se provou eficiente e vem atraindo cada vez mais empresas. No entanto, uma dúvida comum é como fazer a mensuração de resultados em Inbound Marketing. Essa questão é muito importante e, para respondê-la, precisamos falar sobre os KPIs, ou indicadores de desempenho.

Esses indicadores ajudam a gerir o negócio e a entender como cada ação gera influência nos resultados. Se você também quer saber como criar essa mensuração no Inbound, continue a leitura deste artigo!

Qual é a importância de fazer a mensuração de resultados em Inbound Marketing?

A ideia central por trás do Inbound Marketing está em gerar ações de atração para os potenciais clientes, fazendo uma nutrição automatizada, gerando uma melhor experiência aos clientes e aumentando as vendas.

Com uma grande variedade de possíveis estratégias de marketing, é necessário acompanhar o desempenho dessas ações para saber quais delas estão realmente gerando retorno e, assim, priorizar e otimizar.

A mensuração de resultados em Inbound Marketing evita que as decisões sejam tomadas por mero achismo, uma vez que isso pode causar grandes danos ao negócio.

Quais são os principais indicadores de desempenho?

Agora que já sabe a importância da mensuração de resultados em Inbound Marketing, conheça os indicadores que precisa utilizar para esse trabalho.

Custo por lead

Lead é um potencial cliente da marca, aquela pessoa que demonstrou interesse em comprar seu produto ou serviço, deixando algum dado de contato, como nome e e-mail. No Inbound, atrair leads é muito importante para o fluxo das estratégias, uma vez que esses leads cadastrados serão alimentados com conhecimento para estarem aptos à compra.

Então, um KPI interessante de se avaliar é o custo por lead. Você avalia uma estratégia, o quanto ela necessitou de investimento e quantos leads foram gerados. O cálculo é o seguinte:

Custo por lead = valor total investido na ação/número de leads gerados

Custo de Aquisição de Cliente

Similar ao custo por lead, o Custo de Aquisição de Cliente, ou CAC, faz uma avaliação do quanto você precisou investir para gerar uma conversão em venda.

Esse indicador é importante porque mostra uma perspectiva de suas ações de marketing, possibilitando comparar diferentes técnicas e priorizar aquela com menor CAC. O cálculo é:

Custo de Aquisição de Cliente = valor total investido na ação/número de clientes gerados

Ticket médio

O ticket médio representa o valor médio que é gasto pelos seus clientes por pedidos. Quanto maior for o ticket médio, maior o faturamento gerado. O ticket médio é calculado assim:

Ticket médio = valor total faturado/número de pedidos gerados

Oferecer frete grátis a partir de um determinado valor do pedido e combos e descontos progressivos é um exemplo de estratégia voltada para o aumento do ticket médio.

Visitantes únicos

Por fim, o número de visitantes únicos é outro indicador importante, afinal, um dos objetivos do time de marketing é levar mais pessoas ao site.

Quando uma pessoa entra em um site, ela é contabilizada como um visitante único. Se ela fechar a página e entrar novamente, ela não é adicionada a essa métrica, já que já foi contabilizada. O número de visitantes únicos pode ser obtido dentro do Google Analytics.

Portanto, vimos que é fundamental traçar ações para criar a mensuração de resultados em Inbound Marketing. Esse controle permite entender o desempenho de cada ação e, assim, priorizar aquilo que está desempenhando melhor. De forma semelhante, também é possível adequar aquilo que não está bom.

Agora que você já sabe a importância de medir os resultados, veja como calcular o ROI no marketing digital — outro importante indicador!

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