Gestão de Marca Marketing Estratégico

Construa sua reputação: como ter uma marca forte no mercado?

Escrito por Lab 34

Ter uma marca forte é requisito mínimo para manter-se competitivo e garantir que seus produtos ou serviços cheguem à casa dos consumidores. No entanto, para que a empresa permaneça no topo, o trabalho de fortalecimento do negócio precisa ser minuciosamente planejado.

A marca é o patrimônio de uma organização. Logo, é preciso valorizá-la, para que a fidelização dos clientes aconteça de maneira natural. Uma reputação vai além da confiança: ela expande, continuamente, o valor de mercado que uma empresa tem. 

São diversas as estratégias que podem ser usadas para fortalecer a marca. Elas devem partir do planejamento, com o conhecimento do público, da concorrência e da área em que se está inserido.

Pensando em ajudá-lo nessa tarefa, listamos algumas dicas para construir e gerir uma marca forte. Continue a leitura e confira!

Aposte na padronização visual

A imagem de uma marca representa seu posicionamento e sua identidade no mercado de atuação. Logo, manter o padrão em todas as peças de comunicação e vestuário, como uniformes e embalagens, é essencial para que o consumidor se oriente.

A padronização consiste em manter as formas, as cores, os desenhos e outros elementos que compõem o logotipo, o que favorece o reconhecimento pelo público. A marca deve ser reconhecível ao primeiro olhar e expressar um sentimento em comum com as pessoas que você deseja atingir. 

É importante estar atento a esse aspecto, uma vez que ele cumprirá a função de apresentar a empresa (de forma semelhante a um cartão de visitas). Por isso, é fundamental investir em um planejamento da identidade visual, com profissionais de design, entre outros, que possam criar algo condizente com os valores e a cultura da empresa. 

Diferencie-se da concorrência

O primeiro passo para fazer com que uma marca se diferencie é focar na alta qualidade de seus serviços e produtos. É justamente esta característica que a fará ser vista e notada entre tantos concorrentes.

Posteriormente, faça um estudo dos pontos fracos e fortes dos competidores. Assim, você conseguirá propor maneiras mais contundentes de suprir as necessidades específicas do público e, consequentemente, verá o impacto positivo no crescimento do negócio.

Também é possível criar uma diferenciação visual e cultural da empresa em relação às demais, alimentando a crença de que a marca é confiável e tem tudo a ver com o público. Isso pode ser feito com elementos visuais, valores bem definidos, ações de engajamento, promoções e o oferecimento de vantagens, por exemplo. 

Lembre-se de procurar por parceiros estratégicos: eles o ajudarão no fortalecimento da marca. Hoje, existe a opção de contar com influenciadores digitais em suas ações de marketing. Essas pessoas mantêm uma base de fãs que associarão a empresa com as ideias expostas por elas na internet.

Outro tipo de vínculo que pode ser explorado são os guest posts. Trata-se de conteúdos publicados em blogs de marcas mais fortes, que podem dar uma alavancada em sua exposição virtual.

Comprometa-se com a experiência do cliente

Oferecer uma vivência impactante para o consumidor é o objetivo de toda empresa que deseja ter uma marca forte. Mas como entregar algo incrível para o cliente e surpreendê-lo positivamente?

A primeira questão a se pensar é sobre o que, de fato, importa para aquelas pessoas que estão adquirindo os produtos ou serviços. A experiência memorável é caracterizada pela atenção, pela educação e pela promessa de algo que a marca realmente possa oferecer.

Tenha um serviço de excelência voltado para a satisfação do cliente. Isso engloba pontos como: atendimento, vendas, entrega, produto, embalagem, comunicação ou qualquer ação que possa impactar na percepção de que a empresa está preocupada com o bem-estar dos clientes. Por isso, deve haver suporte em todos os momentos de interação. 

Dê atenção à ambientação do espaço

Esta dica vale tanto para empresas que têm pontos de venda físicos quanto para as virtuais. O marketing precisa trabalhar detalhes que compreendam desde o cheiro, a trilha sonora e a iluminação até a organização do site, as tecnologias usadas, a acessibilidade etc.

Em uma loja física, o espaço organizado, bem ambientado com luzes e cheiros, é o ideal para atrair e satisfazer o público. A aparência dos vendedores e a disposição dos produtos são outros fatores relevantes. 

Para lojas virtuais e sites de empresas, o design deve ser agradável, intuitivo, com tecnologia responsiva e carregamento rápido. Páginas desorganizadas, com muitos elementos ou cores e formas de mau gosto, podem desestimular um contato ou venda.

O espaço, seja em um prédio ou em um site, deve expressar o bom gosto e a cultura da empresa, transmitindo aos potenciais clientes a sensação de estarem no lugar certo. Isso os tornará mais suscetíveis à compra.

Invista na comunicação para manter a marca forte

Um dos 4 Ps do marketing diz respeito à promoção, que consiste em divulgar diferentes fatos sobre a companhia. Ao considerar essa premissa, a necessidade de investir em comunicação torna-se cristalina.

É essencial, nos tempos atuais, que todo negócio tenha um site. Afinal, são milhões de pessoas procurando produtos ou serviços na internet e é preciso estar presente.

O envio regular de e-mail marketing também é uma tarefa necessária. Por meio dele, é possível se comunicar-se pessoalmente com o público, divulgando ofertas, novidades, descontos e agradecimentos pelas compras. 

As redes sociais também servem para gerar aproximação com as pessoas e criar uma boa reputação. Ações de engajamento e posts relevantes, com materiais de valor para o público, fortalecem bastante uma marca. Por ser um canal direto, também é possível ouvir o feedback dos clientes e atendê-los de forma mais pessoal. 

A comunicação deve sempre estar aberta e disponível em diversos canais: telefone, e-mail, redes sociais, aplicativos de mensagens, entre outros. Ter um atendimento rápido e pessoal, que entenda e respeite o consumidor, certamente trará pontos positivos para a reputação da marca. 

Tenha um posicionamento claro

Esse é um fator importante na criação de uma marca forte. Posicionar-se é comunicar os valores da empresa ao mercado. A forma como esta ação será executada depende de como a empresa deseja ser reconhecida, tanto no aspecto social quanto no econômico.

Assumir uma opinião é fundamental em um mundo onde se diferenciar é cada vez mais difícil. Quer um exemplo? A Corona, nome forte no mercado de cervejas, recentemente divulgou um vídeo criticando as políticas do presidente Donald Trump que ferem os direitos dos estrangeiros.

Contudo, esse posicionamento não precisa ser exclusivamente político, podendo vir em forma de uma visão de mundo, um ideal, um estilo de vida (ou seja: algo que expresse um sentimento e crie vínculos com clientes e leads). Tenha uma postura concreta e condizente com o público e a área de atuação da empresa. 

Gerir e construir uma marca forte exige esforço e tempo. As ações precisam ser trabalhadas constantemente para que a companhia consiga manter-se na memória dos consumidores. Todas as ações devem ser pensadas em alinhamento com o planejamento inicial, para que sejam referências imediatas da marca. 

Se possível, é interessante contar com o auxílio de uma agência especializada. Essas empresas têm um pensamento voltado para o branding e podem dar um retorno previamente acertado. 

O que achou de nossas dicas para construir uma marca forte? Tem outras dicas ou dúvidas? Deixe um comentário!

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