Inovação e Mercado Transformação Digital

Conheça as principais tendências de marketing digital para 2018

Escrito por Lab 34

O marketing digital é caracterizado pela sua constante inovação, o que sempre traz novas tendências ou fortalece elementos de práticas já existentes. Esse fato torna necessário estar atento a essas mudanças para entender o que está rolando no mercado e poder aproveitar esses recursos da melhor forma possível.

Quem estiver fora dessa linha, correrá o risco de ver os seus resultados estagnarem e os concorrentes dispararem na sua frente. Sendo assim, esse tipo de conhecimento é fundamental para o bom andamento do seu negócio e para mostrar aos clientes que a sua empresa está conectada com as inovações que surgem.

Tendo isso em mente e levando em conta a chegada do novo ano, é essencial conhecer as principais tendências de marketing digital para 2018 e ver como encaixá-las na sua estratégia. Por isso, listamos as principais delas. Confira!

Produção de lives em diferentes plataformas

As lives fizeram muito sucesso em 2017 e isso tende a se expandir em 2018 com a popularização dessa ferramenta. É importante citar que diversas mídias, como Facebook e Instagram, já têm esse tipo de produção como uma espécie de cultura da plataforma, visto que elas valorizam a experiência dos usuários.

As vantagens em utilizar as lives são o maior poder de despertar a curiosidade das pessoas e também a capacidade de sintetizar bastante conteúdo em poucos minutos, o que é um fator muito importante para criar um processo interativo mais leve e funcional.

Uso dos chatbots

A inteligência artificial deixou as telas de cinema e as páginas dos livros e já é uma realidade na vida das pessoas, claro que em menor escala se comparado à ficção. Como o marketing digital está ligado à inovação, já existem ferramentas desse porte sendo utilizadas.

Uma delas é o chatbot, que pode ser descrito como um robô capaz de automatizar processos, como responder mensagens e aprender determinados comportamentos dos usuários, o que é muito importante para otimizar o suporte, por exemplo.

Realidade aumentada

O uso da realidade aumentada começou tímido, mas vem ganhando força e isso não vai ser diferente no próximo ano, o que coloca essa como uma das principais tendências de marketing digital para 2018.

A realidade aumentada possibilita uma interação mais próxima com o usuário, o que é essencial para oferecer uma experiência mais qualificada. Além disso, é uma excelente ferramenta para quem deseja criar ações poderosas e que tenham uma vantagem competitiva.

Influenciadores digitais

Os formadores de opinião que estavam somente em mídias tradicionais como a televisão, rádio e jornais, agora também se encontram na internet. Considerando o alcance que a rede tem, é importante salientar que os influenciadores digitais têm grande capacidade de influenciar o processo decisório dos usuários sobre a compra de determinados produtos e serviços.

As redes sociais são as principais plataformas que trazem esse engajamento à tona. Uma dica para fazer a escolha certa sobre qual canal usar e qual influenciador é o mais indicado, é realizar uma boa análise e verificar, especialmente, a relação do público dele com a proposta da sua empresa.

Soluções mobile

Os dispositivos móveis já são responsáveis pela maioria dos acessos na internet, então o que antes era um artigo de luxo (ter um design responsivo no seu site, por exemplo) hoje é extremamente necessário para oferecer uma boa experiência de navegação aos usuários.

É importante salientar que essa experiência influencia o processo como um todo: vendas, tráfego, tempo de permanência no site e até indicações de outros clientes (afinal, isso se baseia especialmente em uma boa experiência proporcionada).

Os aplicativos são soluções mobile que, apesar de já serem muito populares, também são uma tendência forte, especialmente por serem considerados como otimizadores de tarefas e pelo constante aperfeiçoamento dessa tecnologia.

Mídia out of home

A mídia out of home vai além do meio digital porque permite continuar influenciando o usuário, mesmo quando ele não está conectado. Por meio de outdoors e painéis é possível fazer ações de alta persuasão.

Por mais que essa pareça uma prática ultrapassada, o segredo está na forma de utilização. Considerando a tecnologia de hoje e a ampla capacidade de produzir materiais de qualidade, essa experiência pode ser maximizada e render ótimos frutos.

Conteúdo Personalizado

O marketing de conteúdo é uma ferramenta bastante utilizada no marketing digital, a tendência maior que se aplica ele para 2018 é o seu amadurecimento e a exigência de produzir conteúdos mais personalizados.

Produzir conteúdo e produzir conteúdo que tenha a sua cara são coisas completamente diferentes e colocar isso em prática pode ser um tanto complexo, mas o resultado é bastante válido pela maior capacidade de segmentação e identificação do público.

Marketing de Experiência

O marketing de experiência retornou com força após ter sido popular há alguns anos. Ele consiste, basicamente, em criar uma prévia luxuosa da experiência a ser oferecida pelo produto ou serviço, o que é muito importante para influenciar o cliente na hora da compra.

Ele também é um excelente aliado na busca por oferecer soluções criativas na hora de lançar produtos, afinal, com a vasta concorrência torna-se imprescindível ter ações inovadoras para conseguir chamar a atenção do público.

Omnichannel

Integrar pontos de vendas físico e digital tem grande importância na missão de oferecer mais opções aos clientes. Dessa forma, eles se sentem à vontade para fazer compras em qualquer um dos canais. Uma boa jornada de compra no site pode torná-lo mais propenso a fazer compras na loja física e vice-versa.

Outra característica importante é que isso facilita muito para identificar o comportamento e o perfil do consumidor, o que otimiza tempo e permite oferecer soluções mais adequadas com base nas características dele.

Com esse panorama das principais tendências de marketing digital para 2018, fica mais fácil criar ações diferenciadas e fortalecer a sua estratégia, o que é essencial para já começar o ano com grandes resultados. Vale lembrar que montar uma estratégia vencedora exige conhecimento técnico e tempo para se dedicar a essa tarefa, o que torna recomendável contar com ajuda especializada.

Nesse sentido, colocamos toda a nossa expertise e estrutura à disposição. Basta entrar em contato conosco e juntos encontraremos as soluções mais adequadas para o seu projeto. Aguardamos você!

Sobre o autor

Lab 34

Share This