Endomarketing Inbound Marketing Marketing Estratégico

Entenda (de vez) o que é Inbound Marketing!

análise de concorrência-estrategia de marketing digital-transformação digital-planejamento-estrategia-lab34
Escrito por Lab 34

Se você já leu e releu artigos e ainda não tem uma ideia clara de o que é Inbound Marketing, não se desespere! Mostraremos agora o que é necessário para passar a compreender essa metodologia, como ela pode ser útil para os negócios e como implementá-la nas empresas. Com isso, sua operação desfrutará dos benefícios do marketing de atração e poderá conquistar clientes com maior precisão e um custo menor.

Ao contrário do Outbound, ou tradicional, o Inbound visa a estreitar o relacionamento com o público para atrair, converter e fidelizá-lo de acordo com seus interesses. Ele atua na compreensão das necessidades dos clientes ideais para o negócio, auxiliando seus problemas e, consequentemente, criando uma admiração com a marca. Por isso, fizemos este artigo para explicar de uma vez como essa estratégia funciona. Veja agora!

O que é Inbound Marketing?

É um método de trabalho para conquistar mais clientes, aumentar as vendas, reforçar a autoridade no mercado, entre outros objetivos possíveis. A diferença está na forma como ele atua, atraindo as pessoas de acordo com seus interesses, fornecendo valor em vez de anunciar e tentar empurrar os produtos para os consumidores. Assim, o cliente é quem procura a empresa, a fim de suprir suas necessidades.

Como funciona essa estratégia?

Ela age combinando ações com automação de marketing e avaliação dos resultados. Assim, é possível realizar as quatro etapas necessárias para o sucesso da estratégia e a obtenção de bons efeitos. São elas:

  • atrair tráfego de visitantes para o site;
  • converter os visitantes em oportunidades de negócios ou leads;
  • transformar leads em clientes;
  • cativar os clientes para continuar comprando e indicar sua marca.

Em todas as fases, são usadas técnicas e ferramentas de acordo com as estratégias de Inbound definidas no planejamento. Pode-se usar e-mail marketing, SEO, mídias sociais, blog, entre outros e, no fim das ações, é possível analisar os resultados por meio de métricas e comparações.

Quais os principais pilares do processo?

O principal é o foco no cliente e no relacionamento que pode ser criado com ele. Para entender e poder atingir o público ideal, o Inbound utiliza alguns conceitos, como persona, funil de vendas, jornada de compra, customer sucess etc. Isso vai direcionar os esforços e melhorar as chances de que sua mensagem seja ouvida e entendida pelas pessoas certas.

Quais os benefícios de investir em Inbound?

Além de ser cerca de 62% mais em conta que o marketing tradicional, ele tem mais controle e precisão para impactar os clientes ideais a qualquer momento. Esse trabalho tem a intenção de melhorar as relações com o público, estreitando os laços para aumentar a devoção com uma marca. Assim, é possível atrair novos clientes e fidelizar os atuais, tornando-os evangelizadores da sua empresa para outras pessoas.

Como implementar essa estratégia?

Ela vai se dividir em quatro fases: atração, consideração, conversão e recompra. Para executar as ações de todas as fases, é preciso ter uma equipe qualificada, que saiba compreender as necessidades do seu público-alvo e que possa criar táticas condizentes com o perfil dos consumidores. Também é importante dispor de ferramentas especializadas para esse serviço, e existem muitas delas que são gratuitas e podem ser muito úteis.

Neste artigo, vimos uma noção de o que é Inbound Marketing, seus benefícios e como colocá-lo em prática. Se sua equipe ainda não está segura desse trabalho e você deseja ter um suporte para aprender a como realizar suas ações, o ideal é procurar o serviço de uma consultoria. Ela pode auxiliar em diversas questões para a implantação de estratégias condizentes com seu negócio e seus clientes.

Gostou de conhecer mais sobre o Inbound Marketing? Então, assine nossa newsletter e tenha muito mais conteúdos como este na sua caixa de e-mail!

Sobre o autor

Lab 34

Share This