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Aprenda como gerar vendas no site e torná-lo seu melhor vendedor

Escrito por Lab 34

Se você já ouviu falar muito da importância de a sua empresa ter presença na internet, mas ainda não sabe exatamente nem mesmo como conseguir vendas pelo site, você deve ler este post até o fim! Isso porque, ao contrário do que muitas empresas pensam, essa ferramenta não é apenas uma vitrine virtual, mas uma grande oportunidade de atingir conversões.

Um website, se trabalhado estrategicamente, pode, inclusive, fazer com que esse seja o grande diferencial de mercado da sua marca. A cada ano, cresce mais o acesso de pessoas à internet, e a tendência é que esse número não pare de aumentar. Ou seja, preparar o seu espaço no ambiente digital é um imperativo de nossos tempos.

Sabemos que essa é uma realidade muito recente, por isso, preparamos algumas dicas essenciais que vão ensiná-lo como ter um site totalmente direcionado para vendas. Confira:

Aprenda a atrair visitantes para o seu website

Já pensou como alguém pode achar o seu website, sem ter tido nenhum primeiro contato com a sua empresa e o que ela oferece como solução? Esse é o ponto inicial para entender todas as demais estratégias que separamos para você.

Certamente, você já teve que encontrar uma empresa de algum nicho em que você não conhecia nenhuma indicação. E a maneira mais conhecida de fazer isso na internet é por meio de buscas no Google. Por isso, essa ferramenta se tornou uma grande aliada no momento de traçar uma trama perfeita de conversões.

Ao ver essa necessidade, o Google desenvolveu o Search Engine Optimization (SEO), que nada mais é do que critérios estabelecidos pela empresa para priorizar ou não uma companhia em suas buscas. Por exemplo: se o seu negócio é do ramo de vestuários para casamentos, quando uma noiva buscar por “vestidos de noiva”, vai encontrar a sua marca entre os primeiros resultados. Mas isso não acontece por acaso.

De maneira geral, o Google ressalta os critérios que fazem seu site ser relevante e, por isso, você deve levar em consideração o SEO no momento de criar um — para que seja mais fácil localizá-lo caso alguém precise de uma solução oferecida pela sua companhia.

Invista em Marketing de Conteúdo

Além de otimizações mais técnicas e padronizações de estilo — baseadas principalmente na legibilidade  um dos grandes diferenciais para ser um dos principais sites do seu segmento entre as buscas do Google é a criação de conteúdo. Isso conta muito pois, assim, sua empresa é valorizada pelo investimento realizado em informar melhor seu público a partir do know-how que tem.  

Em paralelo, além de melhorar o seu SEO, você aumenta muito as chances de conseguir fechar com um cliente a partir de um bom conteúdo. Isso porque o investimento nesse tipo de geração de valor transmite uma atmosfera de confiança para seu potencial cliente, que vê, em você, uma empresa que realmente entende do que vende.

Entenda o que é Inbound Marketing

De forma geral, o Inbound Marketing inclui todas as estratégias focadas em atração de clientes, que se resumem a três pilares principais: otimização de SEO, marketing de conteúdo e mídias sociais. Esse último aspecto foi o único que ainda não abordamos neste post e que também é indispensável no momento de criar uma estratégia realmente bem-sucedida.

Existe um leque de opções de redes sociais para que uma empresa esteja presente, e a escolha de qual é melhor vai depender do tipo de objetivo que se visa a alcançar. De maneira geral, as mais populares são o Facebook, o Instagram e o Linkedin.

Resumidamente, elas funcionam como um espaço aberto de relacionamento com o público, como um SAC 2.0, em que ele possa manifestar todo tipo de feedback a respeito de sua marca de forma pública.

Compreenda as possibilidades da publicidade paga on-line

Até aqui, citamos os principais tipos de estratégias orgânicas, isto é, que podem ser feitas sem necessidade de investimento direto em publicidade. Porém, esse recurso também é muito importante e deve ser usado para reforçar a presença da sua marca no ambiente digital, além de dar a possibilidade de divulgar, por exemplo, ações promocionais.

As principais plataformas que oferecem esse tipo de serviço são o Google Ads e o Facebook Ads. Ambos oferecem a oportunidade de investimento para um público muito segmentado, dessa forma, além de ser mais barato anunciar on-line, é também mais assertivo, pois esses anúncios atingem diretamente quem pode ter interesse em comprar.

Para que isso funcione da melhor forma, você deve entender o que significa persona — para que seja possível investir com um maior embasamento e, consequentemente, atingir resultados mais adequados.

Trace uma estratégia com o objetivo de conversão

Outro fator essencial para conquistar mais vendas pelo site é o foco em conversão. Para isso, tudo o que constar em sua página oficial deve chamar a atenção do visitante para a compra. Isso é feito por meio do call-to-action ou das “chamadas para a ação”, em português — que nada mais são do que botões de compras ou gatilhos mentais que instigam o público a comprar com você.

Uma estratégia também bastante usada é a criação de landing pages, isto é, páginas simples com um objetivo muito claro exposto — em que será preciso que o cliente deixe seu cadastro para adquirir o proposto.

Por exemplo: voltando à ideia de a sua empresa ser uma loja de vestidos para noivas, uma landing page que ofereça um catálogo com as melhores tendências no setor e que, para adquiri-lo, você precise deixar seu cadastro.

E por que o cadastro é tão importante? Porque, a partir dele, depois de identificada a necessidade do cliente, você é capaz de realizar algum tipo de oferta ou um atendimento especial por telefone — aumentando ainda mais as chances de conversão.

Analise os ciclos criados e otimize processos

Ao realizar todos os passos, será preciso mensurar os resultados da estratégia pensada. Essa é uma das partes mais elementares de todo o processo que citamos até aqui. Sabe por quê? Porque não existe uma resposta única que aponte qual é o melhor caminho para seguir em uma estratégia de marketing digital. São muitas as variáveis que podem interferir nesse processo.

Quanto ao que pode ser controlado, nós já demos dicas de como melhor realizar neste post. Para conseguir achar realmente a fórmula perfeita para o seu negócio, só é possível a partir da execução de uma hipótese e também de uma análise crítica de toda a metodologia aplicada.

Conseguiu entender melhor como adquirir mais vendas pelo site? Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe-o nas redes sociais com os seus amigos!

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