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Como diferenciar a estratégia de marketing digital dos concorrentes?

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Escrito por Lab 34

O número de empresas que fazem uso da estratégia de marketing digital cresce a cada dia. Nesse cenário, é preciso se diferenciar para não fazer “mais do mesmo”, obter posição de destaque e ter resultados superiores aos da concorrência.

É necessário, ainda, desenvolver técnicas específicas, no sentido de serem inovadoras e mais bem trabalhadas do que o básico. Essas ações precisam ter um posicionamento de mercado único, profundo conhecimento do público-alvo, criatividade e noção sobre os concorrentes.

Tudo isso requer conhecimentos específicos e uma boa dose de experiência. Para ajudá-lo a colocar em prática, trouxemos dicas sobre como diferenciar a sua estratégia de marketing digital e se sobressair no mercado. Confira!

A importância de ter um posicionamento único

O posicionamento da empresa deve refletir claramente a imagem que ela deseja passar ao público. Essa posição no mercado vai definir como será o planejamento de marketing de um produto e como ele será lançado. Então, suas ações serão pautadas de acordo com essa definição. 

Para obter um posicionamento exclusivo, é preciso fazer uma boa segmentação do público-alvo. Nessa etapa, é imprescindível a criação de uma buyer persona. Ela pode ser construída com entrevistas, pesquisas e análises.

O posicionamento ideal também exige uma diferenciação do produto ou serviço oferecido, afinal, este deve ser visivelmente destacado dos concorrentes e ter fácil reconhecimento pelo público. 

O planejamento da posição de mercado deve ser baseado em alguns fatores, como distinção das ofertas, benefícios oferecidos e superioridade do produto. Também é importante considerar se o cliente poderá pagar por essa diferença, o lucro que a empresa terá com a compra e, ainda, a exclusividade do produto — para que não seja copiado facilmente. Esse conjunto garantirá que sua marca tenha destaque na área em que está inserida.

A diferenciação na estratégia de marketing digital

A distinção do seu produto ou serviço em relação aos outros deve estar clara para o cliente — é preciso uma motivação convincente e vantajosa para quem vai comprar. Isso será demonstrado nas características do que será vendido, além do posicionamento e da proposta de valor da sua empresa. 

Outros fatores são importantes, como:

  • a relevância que seu produto terá para o público;
  • a comunicação sobre o produto, que deve ser simples e aberta;
  • a forma de distribuição: se contará com um canal realmente eficiente.

Se diferenciar do mercado é uma tarefa que requer planejamento e ações práticas voltadas para essa finalidade. Existem táticas que podem ajudar a empresa a alcançar essa condição de forma consciente, e listaremos algumas delas abaixo: 

Conheça profundamente o seu público-alvo

Somente entendendo muito bem o seu cliente é que você poderá desenvolver estratégias eficazes, que realmente tenham impacto sobre ele. O produto, a comunicação e o marketing devem ser orientados para o perfil específico do comprador. 

Por isso, é muito importante a criação de uma persona bem segmentada. É preciso analisar suas dúvidas, necessidades, interesses e mostrá-la que o seu produto é o melhor para solucionar essas questões. Assim, suas ações serão maximizadas e dificilmente desperdiçadas com quem não tem real interesse na oferta. 

Para saber quem é a sua persona, você pode fazer perguntas aos seus clientes atuais, a fim de tentar entender seu comportamento. Questione sobre seus objetivos, problemas, fonte de informação e a expectativa que eles têm em relação ao seu produto. Além disso, faça pesquisas de mercado, use formulários e analise o público da concorrência.

Seja criativo

Cada ação deve prezar pela criatividade funcional para inovar na experiência do usuário. Seja com ações de marketing que vão além do comum, produtos que solucionem problemas de uma maneira diferente ou até mesmo um site que facilite o acesso às informações que o cliente precisa. 

Seus conteúdos precisam ter algo a mais que agregue valor para o leitor; as páginas do seu site podem ser atraentes e incentivar a conversão; as redes sociais devem inspirar o engajamento e o e-mail marketing tem que levar um conteúdo oportuno.

Isso despertará uma admiração e envolvimento da persona com sua marca. Afinal, quando suas interações geram valor para ela, certamente sua empresa terá a preferência. 

Faça benchmarking

Essa é uma análise profunda sobre o mercado e as melhores ações realizadas. Para fazer, você deve coletar, interpretar, avaliar e mensurar dados da área em que a companhia está inserida.

Depois, procure identificar quais fatores têm impacto sobre a performance da empresa para, então, definir métricas em relação aos KPIs (indicadores-chave de performance) da indústria.

Se comparar com os concorrentes e as grandes empresas é essencial para determinar em qual estágio o seu negócio está, buscar conhecer melhores práticas para, a partir daí, melhorar processos e evoluir a estratégia.

Isso não quer dizer que sua empresa deva copiar ou ficar presa ao que a concorrência está fazendo, mas sim, obter insights por meio das boas ações do mercado. 

Conte com uma empresa especialista

Apesar de o conhecimento ser adquirido pelo gestor e profissionais responsáveis pela área de marketing, tentar fazer toda a estratégia sozinho pode ser um risco para o orçamento da empresa. Isso porque existem muitas tarefas e conhecimentos que se interligam e que tendem a escapar durante a execução. 

Por isso, vale investir no suporte de uma empresa especializada em marketing digital. Com ela, você terá um mindset inteiramente voltado para resultados na área, o apoio de uma equipe que trabalha diariamente com foco na performance e acesso às melhores práticas para aplicar em cada negócio. 

O serviço especializado também pode auxiliar sua empresa a traçar o melhor planejamento, pesquisar sobre o mercado e a sua persona ideal. Tudo isso desenvolvendo ações dinâmicas com diversas técnicas e otimizando as etapas para garantir o ROI esperado. 

Ter uma estratégia de marketing digital diferenciada é algo que requer tempo e esforço; porém, com as atitudes corretas, isso pode ser facilmente alcançado. É muito importante conhecer a sua empresa, o mercado em que ela está inserida e o seu público e, sempre que possível, buscar a ajuda de profissionais experientes que garantam um melhor desempenho. 

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Lab 34

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