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Estratégias de Reposicionamento de marca: o que é e quando fazer?

Escrito por Lab 34

O reposicionamento de marca é algo comum no meio empresarial, em que as empresas atualizam a sua comunicação e sua identidade visual a fim de atingir um novo público ou entrar em novos mercados.

Mas, nem sempre, a necessidade de um reposicionamento se dá a partir de uma oportunidade. Muitas vezes, ela se faz necessária por motivos de crises de imagem e queda no faturamento da empresa.

Quer saber mais sobre o reposicionamento de marca? Então acompanhe o post de hoje!

O que é posicionamento de marca?

O posicionamento se refere ao que os clientes percebem de valor em uma marca. Para isso, são utilizadas técnicas de branding com o objetivo de padronizar a comunicação da empresa em todos os canais.

Quando falamos em canais, deve-se compreender todas as formas de contato que o público tem com a empresa, seja através de embalagens, logotipo, linguagem ou formato.

Todos esses esforços de padronização têm o objetivo de gerar identificação com a marca e criar um diferencial, fazendo com que ela se destaque de seus concorrentes e ganhe em competitividade no mercado.

O posicionamento de marca deve ser construído com base em três pilares fundamentais:

  • estratégia: essa fase compreende o planejamento que moldará a personalidade de sua marca e a linguagem a ser adotada;

  • atitude: aqui, ocorre a implementação das estratégias definidas pelo planejamento de forma efetiva;

  • imagem: é o resultado de todas as ações do planejamento. Nesse ponto, é fundamental que a linguagem esteja perfeitamente alinhada em todos os canais de comunicação da empresa.

Toda a estratégia de planejamento deverá ser realizada após a correta identificação do público-alvo, da compreensão total do mercado e da descoberta dos concorrentes e das práticas da empresa.

Ter um posicionamento claro é a base para qualquer estratégia de marketing possa ter sucesso, afinal, uma comunicação feita de forma confusa, desalinhada ou contraditória não transmitirá credibilidade para a marca.

O que é reposicionamento de marca?

Agora que você já compreende o que é e qual a importância de um posicionamento de marca bem definido, podemos falar sobre o reposicionamento.

Mesmo que você tenha feito tudo de maneira correta no passado, o seu público está em constante evolução. Logo, a necessidade de mudanças no posicionamento de sua empresa ficará evidente.

Vamos compreender os três principais fatores que levam uma empresa a optar pelo reposicionamento de marca:

  • perda de lucratividade: uma imagem antiquada, que não reflete os dias atuais, é um dos principais fatores que levam as empresas a perder oportunidades de marcado;

  • alterações internas: quando sua empresa passa por grandes mudanças em seu método de gestão ou atualiza seu mix de produtos, pode surgir a necessidade de atualizar seu posicionamento;

  • novas tendências de mercado: o mercado está em constante mudança, assim como seu público, fazendo com que as empresas se atualizem se não quiserem ficar para trás.

Para realizar o reposicionamento de marca, é essencial que se conheça a fundo como a empresa se posiciona atualmente e compreender de forma clara quais são os motivadores dessa mudança.

O reposicionamento deverá seguir os três pilares básicos apontados no tópico sobre posicionamento, a fim de se alcançar o objetivo desejado.

Após a implantação do novo posicionamento, a empresa deverá investir em ações de comunicação e marketing para transmitir essa mudança ao seu público.

Um dos grandes problemas do reposicionamento de marca é que algumas empresas o fazem de modo tão radical que acabam por descaracterizar sua marca, tornando-se uma empresa diferente.

Então, são necessárias boas doses de estudos e de bom senso. A maneira mais segura de realizar o reposicionamento de marca é contar com o apoio de uma agência ou de profissionais devidamente capacitados. Nunca o faça por meio de achismos e dados rasos.

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Como fazer um reposicionamento?

Para que você compreenda um pouco mais sobre o que é o reposicionamento, veja o case de sucesso abaixo:

AVON – Beleza que faz sentido!

No ano de 2015, a AVON iniciou seu processo de reposicionamento de marca com o objetivo de destacar o empoderamento feminino e utilizou o slogan “beleza que faz sentido”.

Por meio da demonstração de cases de revendedoras que alcançaram a sua independência financeira por meio da revenda de produtos da marca, eles exaltavam esse poder feminino, que era passado às compradoras por elas.

Na parte de comunicação, a empresa refez todos os seus materiais e introduziu diversas frases de efeito que reforçavam o mote da campanha.

Como exemplo, podemos citar a “quando uma mulher apoia a outra, coisas incríveis acontecem” e a “uma mulher empoderada empodera outras mulheres”.

Além do empoderamento feminino, a empresa passou a apostar, também, na representatividade, trazendo mulheres de todos os tipos para seus catálogos. Além disso, a empresa também introduziu campanhas com mulheres trans.

Esse posicionamento de empoderar as mulheres também inspirou a realização de ações internas, visto que seu quadro de colaboradores era composto por 62% de mulheres. Nos níveis de liderança, a empresa mantém um equilíbrio entre homens e mulheres executivos.

Esse é apenas um exemplo de reposicionamento de marca que foi inspirado pela mudança do perfil do público e pelo reconhecimento da real situação da mulher brasileira, contrapondo-se ao antigo ideal de que a beleza só existe no glamour.

Assim como a AVON, existem uma infinidade de outros cases de sucesso no reposicionamento de marca, como a TNT, que comercializa bebidas energéticas.

Em sua mudança de posicionamento, a empresa passou a trabalhar com o incentivo à autoconfiança e ao encorajamento de seus clientes perante situações novas, como a prática de esportes radicais, por exemplo.

O mote utilizado pela TNT foi “pode vir”, que trabalha a parte do incentivo e também a garantia de que não faltará energia para o consumidor, uma vez que ela é uma bebida energética.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre um pouco mais sobre o que é um reposicionamento de marca e conheceu esses dois cases de sucesso, aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook e seguir nossa página no LinkedIn para ficar por dentro de tudo o que rola aqui no blog!

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Lab 34

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