Endomarketing Marketing Estratégico

Consultoria de Inbound Marketing: como funciona e por que investir?

Escrito por Lab 34

É comum que indústrias de pequeno e médio porte precisem do serviço de uma consultoria de Inbound Marketing, afinal, nem todos dispõem de recursos humanos e financeiros suficientes para dar conta de todas as tarefas que seriam necessárias para atingir seus objetivos. Trabalhar com e-mail, conteúdo, mídias sociais, SEO, entre outras estratégias, pode ser um desafio, e a ajuda de um bom especialista é sempre bem-vinda.

Além disso, o marketing tem mudado rapidamente, dando origem a diversas possibilidades, abordagens e ferramentas em um período bastante curto. Então, algumas vezes, não é possível definir com clareza quais táticas adotar dentre tantas opções disponíveis, e a opinião de um profissional externo pode ser interessante.

Veremos, neste post, como uma consultoria pode ser a melhor solução para criar sua estratégia de Inbound. Continue a leitura e confira!

O que é uma consultoria de Inbound Marketing?

Esse serviço auxilia diversos tipos de negócios no planejamento e na adequação de estratégias de Inbound de acordo com suas realidades. Ele atua na análise e no entendimento do comportamento dos consumidores, para indicar quais táticas e ferramentas do marketing de atração são mais úteis para sua empresa. Então, é possível expor a marca, ter um melhor posicionamento no mercado e gerar mais oportunidades de negócio.

Uma consultoria especializada é um grande apoio para companhias que desejam estreitar o relacionamento com o público, melhorar o engajamento e aumentar as vendas. Esses profissionais costumam se manter atualizados sobre os mais recentes avanços intelectuais e tecnológicos do marketing. Com isso, podem gerar resultados que alavanquem o desempenho de seus clientes e demonstrem a eficácia de seus trabalhos.

Quais os benefícios de contratar uma consultoria externa?

Um dos maiores é, justamente, o conhecimento especializado, que mistura experiência com estudos constantes e acompanhamento contínuo das tendências da área. Isso traz o que há de mais novo no marketing para dentro do seu negócio, melhorando sua mensagem e garantindo que ela seja cada vez mais ouvida. Além disso, o foco de uma consultoria está nos resultados, afinal, ela trabalha gerando negócios para seus clientes e também se beneficia desse sucesso.

A consultoria vai contribuir para o planejamento de estratégias modernas e consistentes com o perfil do negócio, de uma perspectiva externa que possibilita enxergar um ângulo mais abrangente. Ela visa a tornar seus clientes aptos e eficazes no uso do Inbound Marketing para conquistar e fidelizar consumidores, utilizando as melhores estratégias e ferramentas disponíveis atualmente. O importante é que o trabalho seja o mais personalizado possível para obter os melhores resultados.

Como escolher a agência adequada para prestar esse trabalho?

Primeiro, é preciso se certificar de que a empresa já tem uma estrutura básica, necessária para realizar o projeto, e que poderá se comprometer com as metas e resultados. Esse item, geralmente, envolve o número de funcionários e o tempo que eles têm disponível para as tarefas, além do orçamento que será destinado para o planejamento e a execução do projeto.

Antes de começar a procurar uma consultoria, faça uma lista das necessidades da empresa. Nada muito elaborado, mas inclua quais objetivos deseja alcançar, o que se espera da parceria, quais serão os resultados esperados, entre outras questões. Então, peça indicações de agências para seus colegas e contatos. Depois, pesquise a reputação da empresa, verifique seu posicionamento nas buscas, conheça as redes sociais, confira o portfólio e marque uma conversa para conhecer os profissionais e suas especialidades.

A busca por uma boa consultoria de Inbound Marketing pode não ser tão fácil, mas existem muitas agências que oferecem um ótimo trabalho. É preciso fazer um planejamento, ter foco e procurar conhecer o trabalho da empresa, que, se tudo der certo, será uma parceira que compartilhará muitas vitórias com o seu negócio. Então, mãos à obra!

Se você quiser conhecer soluções que misturam estratégia, inteligência e marketing, entre em contato com a Lab34, pois podemos criar uma fórmula exclusiva para sua empresa!

Sobre o autor

Lab 34

Share This