Endomarketing Marketing Estratégico

6 vantagens de contar com a expertise de uma agência de marketing

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Escrito por Lab 34

Alguns gestores ainda ficam em dúvida sobre a utilidade de contratar uma agência de marketing. Essa dúvida, talvez, venha do desconhecimento da real eficiência dessas empresas ou por achar que podem fazer tudo dentro do próprio negócio. 

O problema é quando as campanhas não vão bem ou ficam repetitivas, e os resultados permanecem estagnados. Isso quando não regridem, estourando orçamentos e ameaçando corte nos gastos — o que pode atrasar ainda mais o desenvolvimento do trabalho.

O que o administrador deve fazer é se perguntar, sinceramente, se tem tempo, equipe e conhecimentos necessários para tocar todas as estratégias que sua companhia precisa para alavancar os lucros e fortalecer a marca. 

Para ajudar na resposta para essa pergunta, reunimos alguns pontos que mostram as vantagens de contar com a expertise de uma agência de marketing. Vamos lá?

1. Definição das metas e medição dos resultados

Essas são tarefas que levam tempo e devem ser analisadas com cuidado. Para definir o objetivo de marketing, é preciso conhecer ou estudar bem o funcionamento da empresa, o mercado em que ela está inserida, o público-alvo e a concorrência. Desse modo, é possível traçar as metas das ações que serão realizadas, ou seja, o que se quer alcançar para chegar a um objetivo. 

Para saber se essas ações estão sendo bem implementadas, é necessária a análise constante dos resultados, com a maior frequência possível. Para chegar a conclusões corretas, é preciso conhecer as métricas do negócio e do mercado, para mensurá-los com os dados obtidos.

Esse é um trabalho essencial para que o custo-benefício e o retorno sejam realmente valiosos, pois as ações podem ser alteradas de acordo com essas informações ou guiar novas campanhas, com base no passado. 

2. Conhecimento especializado e atualizado

Para ter todo o aparato disponível e funcionando, a fim de ter bons resultados, é imprescindível uma equipe eficiente e, de preferência, com profissionais suficientes para todas as ações. Sobrecarregar os colaboradores pode ser desastroso e invalidar os seus esforços. 

Além disso, o marketing é uma ciência que evolui muito rápido e é preciso estar em atualização constante. Em questão de meses, sua concorrência pode usar uma tecnologia que a sua empresa ainda não conhece.

Por isso, uma agência se faz útil: ela possui diversos profissionais especializados e cientes das novas práticas e tendências do mercado.

3. Ações focadas e voltadas ao retorno

Como é especializada em marketing, todo o trabalho desenvolvido pela agência é voltado para gerar os resultados esperados pelos clientes. Afinal, esse é o propósito e o que faz a equipe ser bem-sucedida. 

Ao contrário de uma empresa com um departamento de marketing ou funcionários de áreas diferentes que também cuidam desse setor, eles não precisam se preocupar com outras questões relativas ao negócio, como crises ou assuntos específicos. Assim, garantem o foco necessário para maximizar os resultados e trazer o ROI esperado. 

4. Redução dos custos com pessoal

Essa é outra vantagem relacionada com a manutenção dos funcionários. Ter uma equipe grande o suficiente, para dar conta de todas as tarefas que boas campanhas necessitam, é bastante custoso para algumas delas. Logo, terceirizar esse serviço pode ser melhor que realizá-lo internamente e, muitas vezes, não ter o retorno que planejou.

Além do mais, é preciso investir nos seus colaboradores, com o risco de não continuar atualizado. Então, dependendo do tamanho do pessoal, os cursos, especializações, palestras e convenções podem ser um gasto crítico no seu orçamento. 

5. Visão externa da empresa 

Gerenciar ou se preocupar com outras questões relacionadas ao andamento do negócio pode mostrar uma visão distorcida de como as coisas estão. É como em um relacionamento, que precisa de um conselheiro para dizer, de fora, qual é a real situação e o que deve ser feito para mudá-la, sem emoções que interfiram.

Muitas companhias são gerenciadas por famílias ou são o ideal de um empresário e isso, de certa forma, interfere nas decisões sobre o direcionamento que o marketing deve ter. O planejamento e a execução dos objetivos e campanhas devem ser isentos, concentrados em quais são as melhores ações a serem feitas, para se alcançar metas interessantes ao sucesso. 

6. Destaque do negócio em relação à concorrência

Hoje, a área do marketing e o mercado em geral estão em constante mudança. Logo, os que estiverem mais bem providos e se adaptarem com facilidade terão melhores rendimentos. As ações devem ser trabalhadas diariamente para impulsionar o crescimento da empresa e, se isso não for feito com organização e cuidado, rapidamente ela pode ficar bem atrás da concorrência. 

Como uma agência é especializada em tocar suas campanhas, ela está focada em apresentar os resultados e evidenciar a exposição do seu negócio. Se seus concorrentes já contam com o auxílio de uma boa estrutura de marketing, eles terão melhores colocações nas buscas do Google, por exemplo — e isso significa que você está perdendo clientes para eles. 

Por isso, é possível acreditar que o marketing pode fazer a diferença e alavancar os lucros e a influência da sua marca diante da concorrência. Essa é uma batalha diária e pode levar meses, mas você e os outros colaboradores verão claramente quando estiverem se destacando dos demais.

O trabalho de uma agência de marketing não é um show de mágica: é preciso muito esforço e engajamento de ambos os lados. Sem o suor de todos os envolvidos, esse pode ser um investimento inútil. Ele requer que o contratante adquira uma mentalidade voltada para as ações de marketing, em todos os departamentos, desde a direção até o atendimento. 

O fortalecimento da marca, o relacionamento com os clientes, a exposição, as promoções ou ofertas, entre outros, tudo deve estar em harmonia com o que foi planejado para alcançar os objetivos. Isso será feito por uma agência de marketing, já que ela tem um mindset voltado para essas interações e para apontar o caminho mais seguro, rápido e vantajoso para o sucesso da sua empresa. 

Se você deseja saber mais detalhes do trabalho e o que pode ser alcançado com o marketing, entre em contato conosco e conheça todas as possibilidades!

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