Inbound Marketing Marketing Estratégico

Qual a importância de uma estratégia de marketing integrada?

Escrito por Lab 34

A construção de uma estratégia de marketing integrada já se consolidou como uma ação essencial para um plano de comunicação bem-sucedido e que traga resultados à sua empresa.

Você certamente já reparou na quantidade de canais de comunicação disponíveis atualmente, tanto online quanto offline, correto? Uma presença massiva nesses canais se faz importante para sair na frente dos concorrentes. Por isso, alinhar os processos e criar padrões para essa interação são duas etapas significativas para engajar o cliente na sua jornada de compra.

Para montar uma estratégia de marketing integrada é necessário se voltar ao “customer experience”, ou experiência do consumidor. Com foco nesse ponto-chave, é certo que a sua empresa colherá inúmeros benefícios. Vamos entender melhor o assunto?

O que é marketing integrado?

O conceito de marketing integrado já existe há muitos anos e segue se aprimorando. Philip Kotler, professor americano considerado guru do marketing e um dos maiores especialistas no assunto no mundo afirmou que o termo possui dois significados:

  1. a importância de que as funções do marketing mix (cujas variáveis são produto, preço, distribuição e comunicação) estejam sincronizadas;

  2. o alinhamento da área de marketing com todas as outras áreas do seu negócio, com foco no consumidor.

Basicamente, é o entendimento de que o marketing é tão, mas tão importante, que não pode ficar a cargo somente do seu departamento de marketing.

Toda o seu negócio deve estar conectado e voltado à valorização da relação com o consumidor. Tanto o marketing online quanto o offline são harmônicos e complementares. Uma área da sua empresa não boicota a outra. Toda a experiência do seu cliente, do primeiro contato à compra, do SAC ao compartilhamento, é feita a partir de uma linguagem definida para fomentar esse relacionamento.

Resumindo: para obter uma estratégia de marketing integrado, você precisa garantir que toda a sua empresa, do CEO ao atendente, esteja devidamente alinhada com o propósito de foco no cliente.

Quais são as vantagens de uma estratégia de marketing integrada?

Agora que esse conceito já ficou mais claro para você, é importante listar alguns benefícios que provam a eficácia da estratégia.

Uma vez que os setores de comunicação, vendas, atendimento e operacional, por exemplo, estão devidamente integrados, é possível reunir informações de todo o seu negócio, transformar o que não está dando certo, alinhar os colaboradores e otimizar toda a sua cadeia. Parece bom, não é? Mas isso não é tudo!

Mensagem confiável

Uma vez que a sua empresa entende e define o seu tom e a mensagem que deseja passar a seus consumidores, é hora de integrar todos os setores para que estejam alinhados.

Isso faz com que o seu negócio adote um discurso consistente em todas as etapas, o que engaja no consumidor a confiança no seu negócio. Além disso, a mensagem não fica repetitiva ou invasiva, porque pode ser diluída em todas as fases do relacionamento.

Pense na Disney, por exemplo, e em como ela investe pesado no reforço de sua identidade a todos os momentos: na produção de um filme; no atendimento personalizado dos parques temáticos; na qualidade da comunicação online. E agora pense em como o relacionamento do público com a marca é emocional. Qualquer empresa, de qualquer porte, pode aplicar esses conceitos ao seu negócio.

Valor da marca

O marketing integrado garante que o valor da sua marca seja forte, que o objetivo do seu negócio esteja claro para o público, mais uma vez garantindo a consistência do que você diz e faz. É tudo uma questão de entender a percepção do cliente quanto à sua empresa e concentrar esforços nisso.

Fidelização

Quando todos esses pontos são levados em consideração e cada área da sua empresa se volta ao objetivo comum do negócio, é natural que o cliente entenda que pode confiar no seu serviço. Essa é uma das principais vantagens do marketing integrado: a retenção de clientes por meio de um plano conjunto que gera confiança.

Divulgação natural

E aí vem outro benefício muito ambicionado pelas marcas em geral: a divulgação natural do seu produto ou serviço. Quando o cliente se vê satisfeito com a marca e se torna fiel ao seu produto, ele, por conta própria, passa a divulgar a sua boa experiência, tornando-se um porta-voz das suas boas práticas. Uma recomendação pode ser muito mais eficaz do que uma propaganda, porque, além de gratuita, parte de uma vivência real.

Como colocar em prática?

É verdade que colocar o marketing integrado em prática exige muito trabalho e mudanças em toda a sua cadeia, mas, como vimos acima, os benefícios compensam o esforço. Além disso, o marketing integrado vem se tornando uma necessidade, e empresas que não querem ficar para trás devem se engajar na construção dessa estratégia o quanto antes.

Alguns pontos são considerados indispensáveis para que esse tipo de marketing seja posto em prática, como por exemplo:

1. Definir missão e valor

Antes de mais nada, você deve ter muito claros a missão e os valores da sua empresa. Qual é o seu objetivo como negócio e qual é o impacto que você deseja trazer ao mundo e aos seus consumidores. É partindo desse conceito que você poderá desenhar os próximos passos na relação com o consumidor. Depois, é só contar essa história nos canais de comunicação.

2. Investir na integração dos departamentos

Para o marketing integrado acontecer, é imprescindível que todos os setores da sua empresa estejam alinhados. Para isso, crie uma cultura de integração que permita e incentive o diálogo entre esses setores. Uma estratégia integrada significa que sempre haverá interface entre as áreas, mesmo que isso pareça contraintuitivo num primeiro momento. Crie canais de comunicação e incentive seu uso.

3. Contar com a tecnologia

A tecnologia vai passar por todos os pontos de uma estratégia bem feita, por isso você deve utilizá-la com sabedoria e aproveitar todas as possibilidades que a mesma oferece.

É mediante o uso da tecnologia que a sua empresa investirá no relacionamento com os clientes, por meio de redes sociais e perfis online. Ela será sua amiga na hora de otimizar processos, e para saber a melhor forma de otimizá-los, você deverá usar os avanços técnicos para reunir informações em bancos de dados e mensurar resultados. A tecnologia será sua aliada na hora de integrar todas as equipes e até mesmo na hora de oferecer treinamentos e especializações aos seus colaboradores.

É claro que esses são só alguns dos pontos da construção de uma estratégia de marketing integrada realmente eficaz e de qualidade para alavancar os resultados do seu negócio. Por isso, uma ótima iniciativa é a de contratar uma agência externa para fazer esse serviço. Empresas terceirizadas concentram todo o know-how necessário para realizar esse plano com maestria e contam com colaboradores especialistas em colocar uma estratégia em prática que esteja de acordo com os seus objetivos e necessidades. Vale considerar essa opção!

E agora que você já se aprofundou nesse assunto, que tal visitar este outro artigo que traz 7 dicas para transformar o seu negócio em omnichannel?

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