Gestão de Marca Marketing Estratégico

Os 7 principais erros que as marcas cometem no marketing digital

Escrito por Lab 34

Ainda existem muitas empresas que cometem diversos erros no marketing digital. Isso é bastante normal, já que executar campanhas e definir estratégias não é uma coisa simples e fácil. Para ter sucesso, é preciso usar diversos conhecimentos e ferramentas, que precisam se adequar ao caso de cada negócio.

Então, saber quais são as melhores ações e táticas para sua empresa pode ser um desafio. Para superá-lo, é necessário conhecer a fundo todas as áreas relacionadas com a companhia: mercado; público; concorrência; produto ou serviço e a própria empresa. Essa compreensão permite que você saiba como realizar suas ações de marketing da melhor forma.

Por isso, vamos listar alguns erros que são cometidos no marketing e como evitá-los.

1. Não planejar

Isso pode levar ao desperdício de dinheiro, frustração e desvalorização do trabalho de marketing. A pressa ou o desconhecimento das etapas de uma campanha fazem com que os profissionais queiram realizar as ações sem, ao menos, arquitetá-las. Isso deve ser evitado com um planejamento que inclua todas as estratégias de marketing que forem relevantes para o negócio.

2. Deixar de pesquisar palavras-chave

Esse erro, simplesmente, faz com que seja bem difícil encontrar a sua marca nos resultados de busca, em determinados sites, como Google e Bing. Não se deve presumir quais são as palavras-chave mais importantes para seu negócio, é realmente necessário fazer uma pesquisa. Deve-se verificar o volume de procura pela palavra e as variações mais longas e baratas dela. Para isso, é possível usar alguns serviços, como o Keyword Planner, o Adwords Search Terms e até o autocompletar do Google.

3. Não definir personas

Perder essa etapa é jogar o orçamento fora, afinal, suas estratégias não conversarão com o público certo, sendo ampla e genérica. Alguns não sabem o que é uma persona ou negligenciam a construção desse perfil e acabam direcionando a mensagem para a velha definição de público-alvo. Então, é imprescindível pesquisar quem é o seu cliente ideal e criar uma persona que represente essa pessoa.

4. Usar apenas um tipo de estratégia

Seguir apenas um caminho é não aproveitar as oportunidades. Se sua empresa só produz conteúdo para o blog ou apenas interage nas redes sociais, por exemplo, ela deixa de explorar outros recursos que o marketing digital proporciona. Assim, procure conhecer diversas técnicas e pense se elas são úteis para seu negócio. Use diversas abordagens e interaja com o público por várias mídias e formatos diferentes.

5. Manter uma baixa produção de conteúdo

Essa é uma das maiores falhas cometidas, pois é a matéria-prima para conseguir novos leads e, consequentemente, aumentar as vendas. Publicar conteúdos esparsos não tem muita efetividade. As pessoas precisam saber quando podem esperar uma nova postagem sua. Assim, é preciso definir um calendário e temas baseados nas palavras-chave mais relevantes, e descobrir os melhores horários para as publicações.

6. Fazer tudo sozinho

O trabalho de marketing, quando bem planejado, não é uma tarefa fácil de ser realizada. Muitas vezes, as equipes internas não têm condições de dar conta de todas as demandas ou aplicar todas as estratégias desejadas pode custar caro. Então, não hesite em contar com a terceirização de serviços com agências especializadas — seja para planejar, seja para produzir conteúdo, seja para gerenciar as mídias sociais, entre outras soluções mais completas.

7. Não gerar leads

Esse trabalho visa a conseguir oportunidades de negócio para sua empresa. Se, por exemplo, seu site recebe muito fluxo de acessos, mas não tem espaços para o cadastro de informações dos clientes interessados, ele não passa de um cartão de visitas. É necessário criar materiais relevantes ou ofertas que façam as pessoas cederem seus dados em troca da recompensa. A partir disso, é possível nutrir esses leads com mais conteúdos e ofertas, até que eles se tornem clientes.

Vimos alguns dos principais erros no marketing digital e como eles são cometidos. É preciso ficar antenado nas tendências, procurar quais estratégias mais servem para seu negócio e aplicá-las da maneira correta. Só assim, as suas campanhas de marketing podem ser eficazes, e seu trabalho, bem reconhecido.

Se você precisa de um auxílio no marketing digital, entre em contato com a Lab34 e descubra como podemos ajudar o seu negócio.

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