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Planejamento de mídia online: as 5 melhores estratégias

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Escrito por Lab 34

O plano de mídia foi o coração das estratégias de comunicação. Além de prever e distribuir a verba, ele serve para alinhar os objetivos da empresa e deixar as ações mais concretas e direcionadas para uma meta maior. No meio digital, ele se tornou importante como planejamento de mídia online, sendo um dos pilares da transformação digital.

Dessa forma, as empresas perceberam a importância de um bom planejamento para fortalecer a presença digital da sua marca. Preparamos 5 dicas para você melhorar o relacionamento com o seu público! Basta continuar a leitura!

1. Defina os objetivos

Para chegar a algum lugar, a primeira informação é saber para onde você está indo. O ideal é que você realize um diagnóstico de marketing para entender a situação da sua empresa, como ela está posicionada no mercado e como seu público percebe a marca. Em seguida, crie um objetivo com metas e prazos realistas no seu planejamento de mídia online.

Então, em vez de falar que você precisa aumentar a sua lista de contatos, proponha a conquista de 300 novos leads no próximo mês. Assim, o trabalho é mais produtivo, pois todos estarão focados em um mesmo ponto de conversão.

2. Faça um briefing do planejamento de mídia online

Aqui, perguntas estratégicas são respondidas — inclusive, algumas sobre os objetivos da campanha. O segredo de um bom briefing é que ele faça você pensar. Por exemplo, as questões abordadas precisam de resposta, porém, mais que isso, precisam sair do óbvio, fazer com que você se destaque da concorrência.

Além de abordar o objetivo, o público-alvo e o mercado, seu planejamento de mídia online precisa responder questões, como:

  • Quais são as características do mix de produtos e serviços que serão apresentados? Existem pontos fracos e fortes?
  • Há um tema ou assunto-chave que será abordado na campanha?
  • É preciso observar alguma data sazonal no período?
  • Existe uma verba definida para o planejamento de mídia?

3. Saiba quem é o seu público

Se você souber para quem está falando e adaptar sua linguagem e personalidade de acordo com essa audiência, conseguirá muito mais visibilidade e empatia do público. Este é, portanto, a chave para o sucesso do seu plano. Uma das melhores formas para isso é desenhar a persona do negócio, com dados demográficos e detalhes, como:

  • necessidades do lead;
  • principais desejos em relação ao produto;
  • objeções de compra;
  • possíveis problemas que precisam ser solucionados após a compra.

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  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

4. Escolha as plataformas digitais

Agora, é a hora de colocar seu planejamento de mídia online para rodar em campanhas e canais de comunicação. Claro que o site, o blog e os aplicativos da empresa costumam ser muito importantes, mas existem outros canais, como os anúncios pagos, o e-mail marketing e as redes sociais da empresa. Neste ponto, é legal imaginar como, em uma campanha tradicional, quanto mais sua marca for visualizada, maiores serão a autoridade e a credibilidade.

5. Desenvolva um cronograma de planejamento de mídia online

Uma campanha envolve muitas ações de marketing, e muitas podem acontecer simultaneamente e com necessidades diferentes. Por isso, alinhar o uso de todas as mídias em um quadro cronológico ajuda a visualizar as entregas e a diminuir as falhas em relação ao tempo. É importante definir o papel desempenhado por cada responsável e quando ele precisa completar sua ação.

Como você percebeu, o planejamento de mídia online traz muitos benefícios para a empresa, como a integração das suas ações de marketing, a otimização dos investimentos e a organização das atividades que precisam ser executadas. Além disso, fica mais fácil monitorar os resultados, corrigindo as falhas que surgirem e aplicando as oportunidades da campanha.

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Lab 34

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