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Saiba agora como fazer uma completa análise de concorrência digital

Saiba agora como fazer uma completa análise de concorrência digital
Escrito por Lab 34

Embora a criatividade seja essencial para ter um negócio próspero, não é necessário reinventar a roda. Com uma completa análise de concorrência digital, é possível saber o que fazer para agradar seus consumidores e entender quais decisões podem não render o esperado.

Para entender um pouco mais sobre isso, você verá neste post o que é análise da concorrência e quais são os principais pontos necessários para fazê-la. Preparado para compreender melhor o mercado? Então, veja agora quais passos dar. Boa leitura!

O que é a análise da concorrência digital?

Não importa o tamanho da sua empresa nem o tempo de atuação dela no mercado. Para que ela consiga crescer de forma saudável, você precisará conhecer, acompanhar e entender as estratégias dos concorrentes para tomar as melhores decisões possíveis.

Vale destacar que fazer análise não significa copiar estratégias ou conteúdos das empresas rivais. Diferentemente disso, a ação tem como objetivo retirar as lacunas existentes na sua instituição e adaptá-la às melhores práticas do mercado.

Quais são os pontos necessários?

Veja, agora, o que é necessário para fazer uma boa análise!

Definir quais são os objetivos e os principais concorrentes

O primeiro passo para fazer uma completa análise da concorrência digital é a definição de quais são os objetivos que a empresa deseja atingir. Qual é o foco da equipe? Dessa maneira, será mais fácil reconhecer os pontos fortes e fracos das outras instituições e saber quais são as melhores ferramentas para ajudá-lo nisso.

Depois de delimitar os objetivos do monitoramento, é preciso definir quais serão os concorrentes analisados. É importante escolher tanto os diretos (que oferecem serviços parecidos com os seus) quanto os indiretos (que não oferecem os mesmos serviços, mas podem fazer com que os consumidores mudem os planos de aquisição).

Verificar pontos fracos e fortes

Uma análise completa deve verificar e registrar quais são os pontos fortes e fracos da empresa monitorada. Os pontos fortes são úteis para que você estude a adoção de estratégias semelhantes, adaptadas à realidade da sua empresa e das necessidades mais específicas do seu público.

Por outro lado, os pontos fracos são lacunas que sua empresa pode e deve preencher para se destacar do concorrente e beber água limpa.

Acompanhar os canais do concorrente

Você já pensou em atuar em adotar mais um canal digital (como redes sociais)? Analisar o concorrente permitirá que você tenha dados para fazer a decisão. Casos bem-sucedidos são sinais de que a sua instituição também pode conseguir bons resultados.

Além disso, verifique a quantidade de conteúdo postado e como os usuários interagem com eles. Isso é uma ferramenta importante para saber o que você deve ou não implementar para atingir seus objetivos.

Observar o tipo de conteúdo postado

Outro ponto importante é observar o tipo de conteúdo que o concorrente posta. Com a análise, talvez você verifique que outras produções podem trazer maior engajamento do público e, assim, aumentar as chances de conversão.

Utilizar ferramentas de análise

No processo de monitoramento, utilizar ferramentas de análise garante que você tenha dados em mãos para comparar com os seus. Assim, ele será mais completo e real. Algumas ferramentas interessantes são:

  • SEMRush;
  • Google Keyword Planner;
  • Google Alerts.

Contar com profissionais qualificados nesse processo é fundamental. Eles têm o conhecimento e a experiência para implementar a análise de concorrência digital, começando com o diagnóstico de marketing empresarial e a definição de objetivos. Após isso, definirão as estratégias que serão utilizadas, bem com as métricas. Quanto mais profissional for o monitoramento, maiores serão os insights e possibilidades de crescimento.

Para saber como podemos ajudar o seu negócio a entender melhor os concorrentes e se destacar no mercado, entre em contato conosco agora mesmo!

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Lab 34

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