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Entenda a importância do benchmarking para o desenvolvimento da sua empresa

Escrito por Lab 34

Você já ouvir falar da importância do benchmarking? Se não conhece esse método, saiba que é uma maneira de estudar as estratégias e ferramentas usadas por empresas que atuam no mesmo mercado que você. Isso é importante para medir o desempenho do seu empreendimento, para que, assim, possam ser criados alguns diferenciais competitivos.

Por que não aprender com os erros e acertos de quem já testou no mercado? Esse talvez seja o caminho mais eficaz para atingir um crescimento estruturado. Confira, a seguir, como essa prática pode te ajudar e entenda como utilizá-la na prática!

O que a concorrência pode me ensinar?

Existem algumas variáveis que fazem com que um negócio se destaque diante dos concorrentes. Alguns exemplos podem ser citados, como preço, qualidade, tradição ou marca. Porém, o fator comum em todos os empreendimentos de sucesso é a capacidade de progredir rapidamente a partir dos erros cometidos. 

Não é possível criar uma estrutura sólida sem ter passado por falhas. E é para responder à pergunta título desse tópico que destacamos a importância do benchmarking. Certamente, aquelas empresas que já viveram grandes experiências e se destacaram a partir delas podem auxiliar na busca dos pontos fortes da sua instituição e fazer dela um competidor de alto nível. Além dos erros, também é possível desenvolver estratégias a partir dos acertos do mercado, é claro.

Como inovar de forma eficaz?

Bem mais do que reproduzir técnicas praticadas por outras empresas do setor, o benchmarking abre a possibilidade para inovação. Quer entender como? É simples. A partir da listagem das ações realizadas por seus concorrentes, você pode ter ideias de novos caminhos que podem agregar no desenvolvimento do seu negócio.

Tendo isso em vista, não utilize essa ferramenta para copiar o que tem sido feito de bom, mas, sobretudo, para se destacar a partir de propostas ainda não executadas. Uma dica é acrescentar à sua análise empresas de outros ramos, mas que podem ajudar na construção de novas ideias.

De que maneira isso pode me ajudar no marketing digital?

É possível que você já entenda a importância do marketing digital para as empresas no mundo contemporâneo. Afinal, para uma atuação completa, é indispensável a presença digital nas ações de comunicação e vendas. Mas como tal prática pode auxiliar nessa direção?

Não existe uma fórmula que indique qual estratégia de marketing digital vai trazer maior retorno para seus investimentos. Cada caso é um caso. O que existe são tendências — obtidas por meio de erros e acertos. Isto porque uma estratégia dessas deve ser otimizada de acordo com os resultados alcançados em determinado período.

Porém, ainda que existam algumas variáveis muito particulares, as estratégias relacionadas ao mesmo segmento de mercado são muito coincidentes. Assim, seja no momento de captar leads, seja até mesmo no posicionamento das buscas orgânicas do Google, a análise dos concorrentes pode trazer insights acerca dos melhores caminhos para seguir com suas campanhas digitais. 

O grande propósito, nesse caso, é conseguir utilizar registros do que já foi feito no mercado em prol de um direcionamento mais eficaz para o seu negócio.

Como usar a ferramenta sem perder a identidade da minha empresa?

Essa é realmente uma questão delicada, pois, como citamos, o intuito do benchmarking não é realizar corporações-cópias do que já funcionou — definitivamente. Ele foi criado com o objetivo de auxiliar empresas que não conseguem atuar como o destaque em seu segmento a identificar maneiras de atingir esse posto.

Isso é muito saudável para qualquer mercado, visto que a competição leal garante o melhor custo-benefício para os clientes. Portanto, usar estratégias já testadas por alguém não significa, de forma alguma, ter a mesma identidade e proposta de valor do concorrente.

Desse modo, os aprendizados e técnicas absorvidos por analisar outros negócios devem ser adaptados para a realidade da sua empresa. Fique ligado! Para que esse método realmente se torne eficaz, ele deve ser executado de tempos em tempos, porque a busca por inovação e pioneirismo é uma tarefa constante.

O que é indicado perceber para a construção da análise?

A aplicação dessa ferramenta pode esclarecer algumas dúvidas relacionadas às questões a seguir:

  • qual o posicionamento das empresas que atuam no mesmo segmento de mercado que você?
  • qual a linguagem que elas utilizam para se comunicar com o público-alvo?
  • quais conteúdos são disponibilizados por eles com o intuito de fidelizar os clientes? quais as redes sociais e mídias tradicionais eles estão presentes? Por quê?
  • quais foram as campanhas de marketing digital desenvolvidas por elas nos últimos tempos?
  • qual ação comunicação pareceu surtir maior impacto na rede?
  • como é feito o branding da empresa?
  • a navegabilidade do site e o design gráfico de suas peças publicitárias condizem com o que a marca quer passar?

Essas são algumas perguntas que podem ser respondidas com a implementação dessa ferramenta. Agora, é a hora da criação de um modelo prático que possa ser aplicado. Vamos em frente?

Qual passo a passo seguir para executá-lo?

Dadas essas diferentes razões para a implementação dessa prática, vamos à execução:

  1. Identifique cerca de 3 (três) empresas que atuam no mesmo mercado que você. É possível, nesse caso, selecionar outros segmentos para que melhores insights possam ocorrer;
  2. Levante os parâmetros a serem seguidos na análise, sejam eles quantitativos, sejam eles qualitativos;
  3. Faça as pesquisas necessárias para a coleta de dados — que deverão ser em maiores números possíveis;
  4. Compare os resultados obtidos e crie relações que possam agregar em sua área de atuação;
  5. Faça um relatório que ressalte as conclusões obtidas ao longo de todo o processo de benchmarking;
  6. Aplique estratégias em sua empresa, a partir do que pôde aprender com a pesquisa.

Conseguiu entender a importância do benchmarking? A evolução do mercado comunicacional e das tecnologias fez com que essa prática se tornasse comum entre as companhias, pois é capaz de auxiliar para que haja maior assertividade em um cenário que é cada vez mais dinâmico e inovador.

Com certeza, você e sua empresa não vão querer ficar de fora desse boom de desenvolvimento e acreditamos que este artigo possa te ajudar a caminhar nesse sentido. Uma boa maneira de dar um primeiro passo é entrar em contato com uma agência focada em estratégia! Fale com a gente agora mesmo.

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Lab 34

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