Um mundo de incertezas nos obriga a sempre estar preparado para mudanças drásticas. Quando o coronavírus surgiu no começo de 2020, poucos imaginavam quanto isso poderia nos afetar. Menos ainda os que estavam preparado para o baque. Nesse cenário, a Transformação Digital ganhou forças e mudou nossa forma de fazer negócios.
Para entender o contexto das transformações radicais do mundo é preciso ver que na verdade elas acontecem em pequenas atualizações. É como se fosse um app em seu celular que de 15 em 15 dias lança uma nova versão.
Assim também é a economia, o mercado, o marketing. Tentamos sempre seguir essas pequenas atualizações para não perder as oportunidades de crescimento.
No entanto, o que vimos com a pandemia de coronavírus foi que as empresas estavam longe de ter a versão mais atualizada de suas oportunidades. Por isso, a transformação digital aparece como um tremendo choque de realidade.
Quer aprender mais sobre isso? Continue a leitura!
O que a história nos ensina sobre transformação digital?
É difícil introduzir a transformação digital sem falar dos fatores que propiciaram o desenvolvimento tecnológico do mundo. Muito antes dos computadores e smartphones existiam as máquinas a vapor que aceleraram os processos de produção na história.
A Revolução Industrial da segunda metade do século XVIII mudou a forma como produzimos e consumimos. Tudo o que aprendemos sobre modernização dos sistemas de produção abriu portas para o desenvolvimento da tecnologia.
Nesse sentido, a lição mais importante dessas grandes revoluções é que o conhecimento foi fundamental para romper barreiras. O que vimos a seguir, foi a nossa capacidade de criar ferramentas necessárias para a transformação digital.
Hoje, nossos computadores e smartphones são ferramentas que nos permitem vender e comprar pela internet.
O que é transformação digital?
A grande mágica acontece quando nós enxergamos quais são as melhores ferramentas para ajudar nesse processo de produção e consumo.
As revoluções industriais sempre estiveram atreladas à necessidade da população de comer mais, se deslocar mais rapidamente, viver mais. Dessa forma, a transformação digital também está inserida neste contexto. Temos a necessidade de conectar, compartilhar, conhecer.
Sendo assim, o conecta tudo isso é justamente a internet. Para a transformação digital acontecer é preciso de internet.
Além disso, os smartphones, sites, e-commerces, redes sociais, dispositivos de inteligência artificial também são fundamentais nesse processo. Por fim, para que tudo isso funcione você precisa de algo extremamente simples e arcaico: a mensagem.
Sem comunicação nenhum processo se completa. Na engrenagem da transformação digital, a mensagem é o que liga sua voz aos ouvidos de milhares de consumidores, simultaneamente.
Novamente, podemos ver os traços da Revolução Industrial. Inovação dos sistemas de produção em massa.
Como fazer a transformação digital da sua empresa?
Imagine um cenário onde todos os departamentos da sua empresa sejam interligados. Como seria? Um escritório com apenas uma mesa para todos os colaboradores? Um quadro na parede que explica toda logística?
A transformação digital é sua empresa física na tela de um computador, com sistemas que permitem que todo o trabalho seja feito e arquivado digitalmente. Da prospecção do cliente até o pós-venda.
As estratégias de transformação digital estão em alta, sendo que 94% das empresas apostam no Marketing Digital para o crescimento do negócio.
Além disso, 95% da empresas sentem que têm a necessidade de melhorar seu Marketing Digital para crescer ainda mais.
Por que o Marketing Digital é Importante?
A maior (quase total) parte da estratégia de transformação digital passa por ações que envolvem o marketing digital como ferramenta. Isso inclui a criação de sites, e-commerces, redes sociais, campanhas em Google Ads, Facebook Ads, entre outras ações.
O que as torna relevantes em nosso mundo atual são os hábitos de consumo dos brasileiros. Segundo uma pesquisa da NZN Intelligence, 74% da população prefere comprar em e-commerces. E ainda, 76% dos consumidores fazem buscas no Google antes de realizar uma compra.
Como posicionar sua empresa com estratégias eficientes de transformação digital
É exatamente neste momento que você aparece!
Com estratégias de transformação digital dentro da sua empresa, e ações de marketing digital para aumentar seus lucros, você se conecta com seu consumidor.
Por isso, ter site, e-commerce e redes sociais são tão importantes. E ainda, estratégias inovadoras que enxerguem as melhores oportunidades.
Afinal, você sempre quer ter a versão mais atualizada do app, não é mesmo?
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