Canal da Lab34 Transformação Digital

Vídeo Marketing: como criar um roteiro para gravação de conteúdo

roteiro video marketing-transformação-digital-marketing-estrategia-inteligencia-lab34
Escrito por Lab 34

O vídeo marketing está em alta no mundo das agências de publicidade e no marketing de empresas. E o motivo disso é a necessidade de conversar com o consumidor de maneira simples e diferente.

Uma pergunta fácil: qual a melhor forma de comunicar com seu público? Quando ele entende a mensagem. Parece óbvio, mas é para ser mesmo. Então, não importa se é uma foto, vídeo ou texto, quanto mais descodificada (simples) é a mensagem, melhor vai ser o entendimento do público, ou seja, a comunicação.

Sendo assim, além de pensar na mensagem como um todo, é preciso pensar em como organizar essas ideias no vídeo. Por mais que o assunto seja difícil, o conteúdo tem que ser o mais didático possível. A gente fala muito de vídeo marketing, mas ainda falta conversar sobre como produzir um roteiro para esses vídeos.

Início, meio e fim

A Lab 34 está com um projeto novo no Youtube e IGTV, com vídeos semanais sobre transformação digital. Portanto, precisamos todo mês preparar uma série de roteiros para nossos astros brilharem em frente das câmeras.

Tudo começa pela concepção da ideia, que você pode chamar de “briefing” ou “pauta”. Essa é a hora de colocar tudo o que vem à mente no papel. Mesmo que não faça sentido, ou seja, desordenado. Assim, sinta-se o próprio Steven Spielberg na hora de criar (ver referências no Google).

A pauta é o início porque te orienta sobre o conteúdo e as referências bibliográficas para gravar o vídeo. É talvez a parte mais demorada, pois envolve pesquisa sobre o tema. Para isso, vale usar do seu conhecimento na área e muito estudo sobre o assunto.

Luz, câmera, ação

Depois que a pauta estiver definida e as ideias bem claras, é o momento de criar o roteiro do vídeo marketing. Pois bem, diferente de um texto ou uma foto, o vídeo é uma conversa com o público.

Assim, quem apresenta pode ser mais informal, como o Flávio Pinheiro, nesse vídeo marketing da Lab 34.

Informalidade, concisão e didática. Se for usar exemplos, planeje isso no roteiro, para não se perder no raciocínio e deixar o tempo estourar.

Como dito no começo do texto, por mais complexo que seja o assunto é possível torná-lo simples. Por isso, o roteiro do seu vídeo marketing precisa ter coesão, respeitando o início, meio e fim da ideia. O passo a passo da produção é:

  • Pauta ou briefing;
  • Roteiro de gravação;
  • Roteiro de edição;
  • Planejamento editorial para postar nas redes sociais.

video marketing-transformação-digital-marketing-estrategia-inteligencia-lab34
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Lembrando que, o roteiro direciona o vídeo marketing e não precisa ser seguido 100% no script. O importante é ser natural e encarar o vídeo como uma conversa com o seu cliente, falando sobre seu negócio.

Caso sinta dificuldade para criar um roteiro, nós temos esse modelo aqui, que usamos nos vídeos da Lab 34. O arquivo está no formato PDF.

A mensagem do vídeo marketing

Na transformação digital das empresas, o conteúdo audiovisual tem ganhado grande destaque. Isso acontece por conta da interatividade dos seus seguidores nas suas redes sociais, que gastam em média 9h por dia conectados, segundo pesquisa do Hootsuite e We Are Social.

Pois então, pense em como seu conteúdo deve ser relevante, enriquecedor, interativo e fácil de entender para entreter seu público pelo maior tempo possível.

Agora que você já sabe como criar um roteiro de vídeo marketing é hora estudar sobre redes sociais e o que postar nelas. Aliás, você já fez a transformação digital do seu negócio?

Sobre o autor

Lab 34

Share This