Canal da Lab34 Transformação Digital

Guia prático para edição de vídeo para iniciantes

edição-video-iniciantes-marketing-estrategia-transformaçao-digital-premiere-adobe-lab34
Escrito por Lab 34

A Lab 34 surgiu com o objetivo de pensar na estratégia de marketing do início ao fim. Isso inclui a produção de conteúdo em vídeos que valorizem a marca. Neste texto, preparamos um guia prático para edição de vídeo para iniciantes.

Em nossas plataformas nas redes sociais temos produzido mensalmente uma série de vídeos sobre marketing e inovação. Dessa forma, você confere passo a passo o potencial da comunicação multimídia.

Segundo pesquisa do HubSpot, 54% dos consumidores desejam assistir a mais vídeos de marcas. Isso é ótimo, pois com texto, foto e vídeo sua comunicação é muito mais assertiva. Veja então como editar seus vídeos e garantir a transformação digital do seu negócio!

Ferramentas de edição de vídeo grátis

Primeiro é preciso escolher o programa de edição para seus vídeos. Existem muitos programas gratuitos, que apesar dos recursos limitados, são excelentes ferramentas.

Lightworks

Esse é o editor de vídeo grátis mais famoso. A interface é fácil de mexer, inclusive para iniciantes e oferece diversas ferramentas para deixar seu vídeo com uma cara profissional.

Faça download do programa e crie uma conta para poder usar. O Lightworks possui versões pagas, mas a gratuita é completa o suficiente.

VSDC

Outro programa para edição de vídeos grátis, o VSDC tem muitas funcionalidades. Apesar das versões pagas, opte pela versão gratuita para começar a editar. 

A interface é didática e intuitiva. Além disso, as ferramentas são completas para profissionalizar seu vídeo. Para isso, é necessário só baixar o programa.

Estúdio de Criação do Youtube

A plataforma da Google cresceu tanto que decidiu criar a própria ferramenta de edição de vídeo para iniciantes. E o melhor, é totalmente grátis!

Com a grande demanda dos youtubers por um programa de edição, o site decidiu ajudar e criou um estúdio de edição. Assim, os usuários passam ainda mais tempo no Youtube.

A plataforma é mais simples que os programas acima, mas não oferece tantas funcionalidades. Para usar, crie uma conta no Google e faça login no studio.youtube.com.

Adobe

Além disso, qualquer usuário pode experimentar os programas da Adobe por 30 dias grátis. Isso inclui os programas de edição de vídeo com tutoriais para iniciantes como o Adobe Premiere e Adobe After Effects. Basta fazer o download e criar uma conta.

Essa é uma das alternativas para quem quer profissionalizar a produção audiovisual no nível máximo. Após os 30, a licença de edição de vídeo grátis expira e para continuar comprar é preciso comprá-la.

Dicas para edição de vídeo para iniciantes

Se você nunca editou um vídeo na vida, não se preocupe, pois a melhor forma de aprender é fazendo. Todas os programas de edição de vídeo grátis e pagos se tornam práticos quando temos a prática.

Para começar, faça um roteiro de edição! Pense em quais elementos você quer inserir, como por exemplo, fotos, textos, vídeos, músicas, etc., e depois escreva ou digite em um folha ou arquivo word. Um roteiro de edição de vídeo para iniciantes evita a perda de tempo e organiza sua linha do tempo.

A edição sempre começa na produção antes mesmo da gravação. Assim, é legal pensar no enquadramento do vídeo, na luz do ambiente, no som. Dessa forma, quanto mais perfeito a gravação, mais prática é a edição.

Outra dica é começar editando sempre pelo vídeo, pois ele é o elemento central do seu trabalho. Em seguida, insira os outros elementos. Mesmo que parece confuso enxergar o resultado final, isso é normal, pois é um trabalho passo a passo.

Além disso, faça o básico e bem feito. Para iniciantes, as principais ferramentas da edição de vídeo básicas são corte, posição e tamanho da imagem. Elas são suficientes para produzir um ótimo vídeo. Depois, aos poucos, explore outras ferramentas como efeitos, cor e áudio.

ediçao-video-iniciantes-transformaçao-digital-marketing-estrategia-lab34-ferramente-cortar-ferramenta-tamanho
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Como o vídeo marketing ajuda no crescimento da sua empresa

Dissemos no começo do texto que 54% dos consumidores preferem o vídeo. Isso acontece pela praticidade de consumir a informação, pois você dá o play e assiste.

Outra vantagem é o tempo. Muitas vezes perdemos o foco lendo um texto, por mais interessante que seja. Temos então que voltar do começo e ler novamente. Portanto, o vídeo é mais assertivo para captar atenção.

E ainda, o vídeo marketing fixa sua marca no campo visual das pessoas, que pode ser você, seu produto ou seu serviço. Quanto mais presença sua marca tiver, mais as pessoas se lembrarão dela.

Assim, todo esse planejamento de conteúdo, vendas e relacionamento com o cliente tem que estar integrado na metodologia Inbound. A edição de vídeo para iniciantes é uma das ferramentas e vai promover a transformação digital do seu negócio.

Para saber mais sobre planejamento estratégico Inbound Marketing, entre em contato com a Lab 34!

Sobre o autor

Lab 34

Share This