Que empresa não quer aparecer nos primeiros resultados quando seu cliente ideal faz uma pesquisa sobre o assunto na internet? A verdade é que estar no topo desse ranking gera visibilidade, fortalece a marca e, o mais importante, cria uma oportunidade de negócio. Por isso, apresentamos, neste artigo, as melhores dicas de SEO.
O SEO (otimização para mecanismos de busca) é um conjunto de estratégias que ajudam sua empresa a ser encontrada quando um usuário busca uma palavra-chave relevante para a sua marca. Se você quer aparecer para sua persona no momento mais adequado, sem precisar pagar pelo tráfego, essa técnica é ideal.
Confira os 5 pontos mais importantes para implementar no seu site e destaque a sua marca!
1. Use palavras-chave para ser encontrado
Para apresentar os melhores resultados para cada busca, alguns mecanismos, como Google, Bing e outros, usam algoritmos (ou robôs) que “leem” os dados contidos em todas as páginas da web. Até hoje, o uso de palavras-chave é fundamental para que esses robôs entendam que determinada página fala justamente sobre o assunto que o usuário pesquisou.
Entretanto, muitas pessoas, percebendo essa oportunidade, decidiram incluir excessivamente as palavras-chave com o intuito de se rankear. Isso conduzia o visitante a sites que não satisfaziam suas necessidades e geravam novas pesquisas. Então, se você pretende aparecer na primeira página do Google, é importante:
- fazer uma pesquisa de palavras-chave, consultando ferramentas gratuitas e de qualidade, como o Google Keyword Planner;
- inserir a expressão de forma natural e verdadeiramente relevante;
- usar estratégias com palavras-chave head tail (abrangentes, com alto volume de busca e alta concorrência) e long tail (termos maiores, específicos, com expressivo volume de buscas e baixa concorrência).
2. Pense na qualidade do site para seu usuário
Existem outros aspectos levados em consideração, como a responsividade. Isso, antes, era uma tendência, mas, hoje, a realidade é o acesso à internet mobile, por isso, é interessante que o layout das páginas se adapte aos diversos formatos de tela. O tempo de permanência do usuário no site também é importante, pois mostra que foi útil o que ele encontrou.
Além disso, interações, como cliques e comentários nas páginas, reforçam a relevância das informações contidas. Outro ponto que otimiza essa qualidade é a construção de URLs amigáveis. A URL é o endereço que direciona para uma página, então, em vez de usar números e caracteres, o aconselhável é que a URL seja curta, como um título sobre o conteúdo da página (com hífen no lugar de espaço).
3. Faça link building
Essa estratégia é tão importante quanto potencialmente perigosa. Por um lado, você pode realizar uma linkagem interna, encaminhando seu visitante a outras páginas que tenham ligação com o assunto abordado, o que também aumenta o tempo de permanência. Por outro lado, existe a linkagem externa, na qual você consegue fazer com que outros sites direcionem a audiência deles para as suas páginas.
O problema é que o Google identificou um hábito muito comum até alguns anos, que é a comercialização dessa linkagem. Essa prática é mal vista e pode levar o buscador, inclusive, a banir o domínio dos resultados de pesquisa.
4. Produza conteúdos relevantes
Além de fazer parte da poderosa estratégia de Inbound Marketing, para o caso do SEO, existe o Google Panda. Ele é um algoritmo que lê o conteúdo e otimiza a posição de publicações com informações valiosas para o público.
5. Aplique as dicas de SEO pensando no leitor
Se você está começando a implementar estratégias de SEO, pode pensar que o Google cria mecanismos para atrapalhar a visibilidade de sites. Então, saiba que o raciocínio é justamente o contrário. A ideia é oferecer a melhor experiência ao usuário. Por isso, se seu planejamento é voltado para a sua audiência, você já está no caminho certo.
Como você viu com essas dicas de SEO, o trabalho para conquistar as melhores posições em uma busca tem muitos detalhes e pode ser fundamental contar com a expertise de uma agência. Mesmo assim, você pode começar aos poucos e sempre agregando valor e despertando o interesse do seu público.
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