Inbound Marketing Transformação Digital

Confira 5 dicas de SEO imperdíveis que você deve colocar em prática

Escrito por Lab 34

Que empresa não quer aparecer nos primeiros resultados quando seu cliente ideal faz uma pesquisa sobre o assunto na internet? A verdade é que estar no topo desse ranking gera visibilidade, fortalece a marca e, o mais importante, cria uma oportunidade de negócio. Por isso, apresentamos, neste artigo, as melhores dicas de SEO.

O SEO (otimização para mecanismos de busca) é um conjunto de estratégias que ajudam sua empresa a ser encontrada quando um usuário busca uma palavra-chave relevante para a sua marca. Se você quer aparecer para sua persona no momento mais adequado, sem precisar pagar pelo tráfego, essa técnica é ideal.

Confira os 5 pontos mais importantes para implementar no seu site e destaque a sua marca!

1. Use palavras-chave para ser encontrado

Para apresentar os melhores resultados para cada busca, alguns mecanismos, como Google, Bing e outros, usam algoritmos (ou robôs) que “leem” os dados contidos em todas as páginas da web. Até hoje, o uso de palavras-chave é fundamental para que esses robôs entendam que determinada página fala justamente sobre o assunto que o usuário pesquisou.

Entretanto, muitas pessoas, percebendo essa oportunidade, decidiram incluir excessivamente as palavras-chave com o intuito de se rankear. Isso conduzia o visitante a sites que não satisfaziam suas necessidades e geravam novas pesquisas. Então, se você pretende aparecer na primeira página do Google, é importante:

  • fazer uma pesquisa de palavras-chave, consultando ferramentas gratuitas e de qualidade, como o Google Keyword Planner;
  • inserir a expressão de forma natural e verdadeiramente relevante;
  • usar estratégias com palavras-chave head tail (abrangentes, com alto volume de busca e alta concorrência) e long tail (termos maiores, específicos, com expressivo volume de buscas e baixa concorrência).

2. Pense na qualidade do site para seu usuário

Existem outros aspectos levados em consideração, como a responsividade. Isso, antes, era uma tendência, mas, hoje, a realidade é o acesso à internet mobile, por isso, é interessante que o layout das páginas se adapte aos diversos formatos de tela. O tempo de permanência do usuário no site também é importante, pois mostra que foi útil o que ele encontrou.

Além disso, interações, como cliques e comentários nas páginas, reforçam a relevância das informações contidas. Outro ponto que otimiza essa qualidade é a construção de URLs amigáveis. A URL é o endereço que direciona para uma página, então, em vez de usar números e caracteres, o aconselhável é que a URL seja curta, como um título sobre o conteúdo da página (com hífen no lugar de espaço).

3. Faça link building

Essa estratégia é tão importante quanto potencialmente perigosa. Por um lado, você pode realizar uma linkagem interna, encaminhando seu visitante a outras páginas que tenham ligação com o assunto abordado, o que também aumenta o tempo de permanência. Por outro lado, existe a linkagem externa, na qual você consegue fazer com que outros sites direcionem a audiência deles para as suas páginas.

O problema é que o Google identificou um hábito muito comum até alguns anos, que é a comercialização dessa linkagem. Essa prática é mal vista e pode levar o buscador, inclusive, a banir o domínio dos resultados de pesquisa.

4. Produza conteúdos relevantes

Além de fazer parte da poderosa estratégia de Inbound Marketing, para o caso do SEO, existe o Google Panda. Ele é um algoritmo que lê o conteúdo e otimiza a posição de publicações com informações valiosas para o público.

5. Aplique as dicas de SEO pensando no leitor

Se você está começando a implementar estratégias de SEO, pode pensar que o Google cria mecanismos para atrapalhar a visibilidade de sites. Então, saiba que o raciocínio é justamente o contrário. A ideia é oferecer a melhor experiência ao usuário. Por isso, se seu planejamento é voltado para a sua audiência, você já está no caminho certo.

Como você viu com essas dicas de SEO, o trabalho para conquistar as melhores posições em uma busca tem muitos detalhes e pode ser fundamental contar com a expertise de uma agência. Mesmo assim, você pode começar aos poucos e sempre agregando valor e despertando o interesse do seu público.

Você gostou deste conteúdo? Então deixe um comentário e conte para a gente como pretende usá-lo como uma fórmula para o sucesso da sua empresa!

Sobre o autor

Lab 34

Share This