O planejamento estratégico de marketing digital é essencial para começar suas campanhas. Sem ele, não há como as ações serem efetivas e o orçamento pode ser perdido pela falta de coordenação. Essa não é uma tarefa fácil e requer um bom conhecimento, tanto do negócio, e dos elementos relacionados a ele, quanto das estratégias de marketing digital.
Essa falta de preparação faz com que algumas empresas sofram com erros causados por um planejamento malfeito. Então, é preciso seguir todas as etapas para que nada saia do controle e os resultados possam ser os melhores possíveis. Por isso, criamos uma lista com algumas dicas de como montar um bom planejamento. Boa leitura!
1. Analise o mercado
Isso é importante para você ter noção de como anda a economia em torno do seu negócio. Saiba quem são os seus concorrentes e as referências do ramo. É possível fazer um benchmarking, que é uma comparação da sua empresa em relação aos melhores da área. Além disso, é interessante fazer uma análise SWOT, que avalia as forças e as fraquezas do seu negócio, bem como as oportunidades e ameaças externas.
2. Estude o público e a persona
Sem saber para quem direcionar a mensagem, ela será dispersa e não terá efetividade. Por isso, conhecer o público é essencial para saber como atingi-lo da melhor maneira. Entenda como ele se comporta e quais são suas preferências. Para ter um melhor direcionamento para suas ações de marketing, faz-se necessária a criação de uma persona, ou seja, de um perfil semifictício do seu cliente ideal. Para isso, faça entrevistas com atuais clientes, crie formulários com perguntas e pesquise o mercado.
3. Determine a identidade
Sua empresa precisa transmitir a imagem certa de como quer ser vista. Logo, a identidade vai organizar elementos que a diferenciarão das demais. Ela engloba a missão, a visão e os valores — esses princípios vão guiar o comportamento dos colaboradores e mostrar ao mercado a sua cultura. Se a companhia já tem uma identidade definida, cogite se não é preciso fazer uma reformulação. Ademais, é muito importante que todos os colaboradores pratiquem essa cultura organizacional e que ela esteja presente no cotidiano de todos.
4. Conheça seu negócio
Pode parecer uma redundância, mas conhecer sua área de atuação, seu produto, os colaboradores, entre outras questões relacionadas à empresa, é extremamente importante para definir qual será o planejamento para o futuro. Além da análise SWOT e do benchmarking, é necessário conhecer quais estratégias de marketing são as mais indicadas para sua operação. Dessa forma, ficará mais fácil definir onde e como agir.
5. Estabeleça objetivos e metas
O objetivo deve ser o principal elemento do planejamento, afinal, sem essa definição, as ações serão aleatórias e não há como fazer um acompanhamento dos resultados. Ele deve ser determinado por um certo período de tempo e pode ser: aumentar as vendas e o fluxo do site; gerar leads ou melhorar as conversões, por exemplo. Para se alcançar o objetivo, é importante definir metas, que guiarão o caminho até ele. Assim, os esforços podem ser avaliados de acordo com os resultados e ajustados para otimizar o trabalho e o orçamento.
6. Monte um cronograma
Esse trabalho vai orientar as campanhas, estipular o tempo para atingir as metas, além de organizar as ações para entrarem em prática no momento certo. Além disso, o cronograma servirá para avaliar os resultados e agilizar o tempo das próximas ações. Com isso, seu planejamento não ficará perdido e todos os envolvidos saberão quando devem realizar seus trabalhos.
7. Selecione os canais
É importante conhecer as melhores formas de se comunicar com o público, o que acontecerá depois de definir a sua persona. A partir desse perfil, você saberá quais os canais mais usados pelas pessoas que sua empresa deseja atingir. Se elas usam mais e-mail, quais as redes sociais preferidas, os tipos de blogposts, os anúncios, vídeos etc. Todos eles devem ser explorados para aprimorar as publicações, aprendendo os melhores horários de audiência, a linguagem, o tom e outros elementos para criar relacionamentos ainda mais próximos.
Realmente, a criação de um planejamento estratégico de marketing digital não é coisa fácil, mas pode ser muito mais simples, se você souber quais caminhos seguir para não errar e conquistar os resultados desejados. O importante é sempre conhecer bem os elementos que cercam seu negócio e adequar as estratégias a eles.
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