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7 estratégias de marketing para destacar sua empresa no mercado

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Escrito por Lab 34

Está precisando de melhores estratégias de marketing para a sua empresa? Fique tranquilo. Neste artigo, vamos ajudar a organizar as demandas e a realizar um planejamento que possa trazer resultados mais assertivos.

Para começar, saiba que em toda a história da humanidade existiram adversidades. No contexto atual, podemos considerar que o mercado está receoso com a economia. Mas isso está longe de ser um pesadelo para você. Na Lab 34, gostamos de pensar que esses são momentos oportunos para inovar e crescer.

Dessa maneira, é imprescindível elaborar um bom plano de mercado, pois essa será a vantagem competitiva da sua empresa. Em tempos tão disputados, em que o consumidor se vê rodeado de ofertas e oportunidades, não é aconselhável que isso aconteça.

Pensando nisso, listamos sete estratégias de marketing que você deve seguir para se destacar como gestor!

1. Use as datas comemorativas a seu favor

Associar o seu produto a datas comemorativas é uma ótima forma de atingir a atenção do seu cliente e também de participar do que acontece na sociedade. De preferência, procure oferecer algum benefício em razão do período especial, como descontos, frete grátis, melhores formas de pagamento, etc.

Por exemplo, uma ótima forma de se organizar é tirar um momento para programar todas as festividades do ano. A partir disso, relacionar todas que tenham a ver com o que você quer vender. Isso vai poupar tempo!

Um exemplo de data que tem se tornado bastante popular no Brasil nos últimos anos é o Black Friday. A maioria das empresas tem participado em busca de resultados, e isso tem funcionado.

2. Trabalhe melhor a cultura interna

De pouco adianta querer buscar todo um mercado se a sua cultura interna não estiver alinhada com o que você promete aos consumidores. Os conflitos serão imensos e difíceis de administrar. Eles podem, inclusive, minar todo o restante do seu trabalho. Por isso, aja preventivamente.

O endomarketing, ou marketing interno, é de extrema importância para construir uma estrutura sólida e atingir um diferencial competitivo. Além de trabalhar propósitos em comum, boas estratégias de marketing dependem dos colaboradores da empresa. Portanto, faça com que eles se sintam parte do time; motive e inspire sua equipe a dar o melhor de si todos os dias.

Você pode oferecer treinamentos para que eles entendam de forma mais clara os seus objetivos e valores, como também transformar o ambiente em mais prazeroso de se estar. Em empresas mais atuais, como o Google, por exemplo, existe a possibilidade de fazer desde aulas de ioga até jogar videogame nos intervalos.

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3. Saiba fazer parcerias

No mundo do empreendedorismo, por mais que o intuito principal seja conquistar clientes não é necessário realizar as promoções de maneira isolada. Pelo contrário, as permutas e parcerias são muito saudáveis para as instituições, por serem capazes de gerar maior valor.

Isso pode ser feito tanto com fornecedores que participam da cadeia produtiva quanto, em alguns casos, até com seus concorrentes — se a ação for para benefício de todos, por que não?

4. Aplique o marketing 2.0

Até aqui, citamos pontos essenciais do marketing tradicional. E o que significa dizer marketing 2.0? Esse termo surgiu para designar as ações realizadas no mundo digital.

Depois do surgimento da internet, a competitividade aumentou significativamente, pois ela rompeu com as barreiras territoriais e transformou o mundo em um só mercado.

Hoje, é possível comprar produtos diretamente da China sem sair de casa, por exemplo, além de utilizar ferramentas que em segundos nos confirmam qual o melhor preço e condição para adquirir certo produto.

Existem várias estratégias de marketing digital importantes. Além de possuir um site, é aconselhável estar presente nas principais redes sociais, alimentá-las constantemente de conteúdo e também seguir os critérios de SEO (Search Engine Optimization), que são os pontos que o Google considera relevantes em suas pesquisas.

5. Escute o seu cliente

Existe mais uma questão essencial que deve ser destacada quando citamos as mudanças que o mundo digital trouxe ao mercado: o relacionamento com clientes.

Diferentemente das mídias tradicionais, na internet o consumidor consegue se expressar da maneira que preferir e quando quiser, sem nenhum mediador. Isso transformou completamente a abordagem que uma empresa deve ter com seu público-alvo.

Para construir o seu diferencial e se tornar uma marca forte, é indispensável trazê-lo para o debate nas redes sociais, ouvir o que ele espera e receber feedbacks de suas ações. Entre as estratégias de marketing, as redes sociais são a melhor maneira de se construir um negócio hoje.

Assim, uma dica prática é trabalhar com programas de fidelização, para que o seu consumidor volte sempre a comprar. De acordo com algumas pesquisas de mercado, custa até cinco vezes menos manter um cliente do que adquirir um novo.

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6. Invista em branding

Você já ouviu falar em branding? Isso tem sido um assunto muito discutido, e nada mais é que a maneira como a imagem da sua marca é vista. Isso não significa trabalhar em uma boa logomarca, mas realizar estratégias concisas que façam com que o DNA do seu negócio seja claro e esteja na cabeça dos consumidores.

Esse não é um processo rápido e fácil, mas garante o futuro de uma empresa sólida. O branding é um dos principais passos para obter diferenciação. Procure sempre realizar propostas consistentes e produtos de qualidade.

7. Inove sempre nas estratégias de marketing

Em busca de diferenciais competitivos, não podemos deixar de citar a inovação. Utilizar ferramentas que garantam que esse ciclo se renove constantemente ajuda a impulsionar as suas estratégias de maneira significativa.

Uma das principais metodologias utilizadas atualmente pelas empresas é o design thinking. Essa abordagem desenvolve meios para que a instituição atinja melhores soluções com foco em pessoas. Ao aplicá-la de forma correta, certamente os resultados de marketing vão melhorar.

Basicamente, ela se estrutura em três principais pilares: empatia, experimentação e prototipação. O intuito, ao se colocar no lugar do cliente, é pensar em soluções inovadoras para suas dores e, posteriormente, desenhar uma solução que possa ser realizada.

Por fim, ao seguir essas estratégias de marketing, sua empresa estará bem posicionada para colher melhores frutos!

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Lab 34

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