Na hora de planejar os objetivos de marketing, muitos gestores não sabem como definir as metas de forma clara, alcançável e mensurável. Então, para facilitar e detalhar esse trabalho, existe a metodologia smart.
Essa técnica vai ajudar muito na definição de metas, na tomada de decisões e no acompanhamento do progresso da organização. Afinal, ela especifica cada item que deve ser seguido para conseguir os resultados que se espera.
A sigla smart, é a junção das palavras, em inglês: specific (específico), measurable (mensurável), attainable (atingível), realistic (realista) e time-bound (com um prazo). Dessa forma, os objetivos seguirão uma lógica para se encaixar perfeitamente no seu negócio e ter mais chances de serem alcançados. Veremos como aplicar essa metodologia à sua estratégia e fazer com que os resultados apareçam. Confira!
1. Seja específico
Seus objetivos não podem ser imprecisos, então, determine o que deseja conquistar e qual o prazo para cumpri-los. Se deseja aumentar o número de visitas no site, por exemplo, cite a quantidade pretendida e qual o tempo para chegar até lá.
Dessa maneira, as metas ficam mais definidas e todos podem ter clara noção do propósito do trabalho — isso além de evitar mal entendidos e ajudar na preparação das ações e na análise dos resultados.
2. Defina as métricas
Para saber como medir precisamente os seus resultados, você deve definir quais serão os parâmetros usados para avaliação. Assim, durante as campanhas, você pode comparar seus números e saber se está no caminho certo.
É importante determinar quais serão os KPIs (Key Performance Indicators), ou indicadores-chave de performance, que são índices para dizer se as metas estão sendo batidas e, o objetivo, alcançado. Sem métricas claras o time pode ficar confuso e se perder em um mar de dados.
3. Mire no local certo
Para chegar em algum lugar, primeiro é preciso saber para onde se quer ir. Por isso, tenha certeza de qual é o seu objetivo e como ele pode ser conquistado.
Não queira abraçar o mundo: não adianta querer algo que está muito além do seu alcance e acabar frustrado, Então, tenha noção de onde é possível chegar e foque em objetivos concretos.
4. Tenha os pés no chão
Estipular metas inalcançáveis pode desestimular todos os envolvidos, inclusive o gestor. Uma dose de desafio é aceitável, mas não abuse do otimismo e conheça o caminho que é possível percorrer.
Se quiser se basear pelas grandes empresas, pesquise os números delas quando eram do mesmo porte que a sua. Não convém comparar companhias com idades, trajetórias e tamanhos diferentes. Seja realista!
5. Estipule um prazo
Com um cronograma para as ações, toda a equipe pode trabalhar sabendo quanto tempo será preciso para determinadas operações. Isso define o limite para o alcance das metas, ajudando a analisar e pensar em novas abordagens de acordo com os resultados.
Tentar atingir objetivos sem um prazo pode tornar o trabalho desgastante e até desmotivante. É preciso planejar as ações de acordo com o tempo disponível para realizá-las. Bom senso e experiência são essenciais para essa tarefa.
Aplicar a metodologia smart no seu planejamento pode ser o diferencial para obter resultados mais rápidos e seguros. Basta seguir seus preceitos e formular objetivos coerentes com seu negócio, realizando as ações necessárias de forma orientada e segura.
Assim como você entendeu mais sobre a metodologia smart, outras dicas também podem ser úteis. Então, assine nossa newsletter e tenha informações valiosas direto no seu e-mail!