Uns dizem que a década acabou, outros dizem que não, mas o que realmente importa são as tendências do marketing em 2020. E a tecnologia 4.0 vai dominar nas campanhas publicitárias, com muitas ações digitais e influência das redes sociais. Neste ano, a inteligência artificial vai ser um reforço de peso na equipe de estratégias.
E como a gente não quer ficar por fora de nada, já prepara os post its, porque você não pode perder esses assuntos de vista. Entre as principais novidades do mercado, podemos listar a rede social Tik Tok, as plataformas de e-commerce e as assistentes virtuais com inteligência artificial.
Além disso, isso vem acompanhado de uma geração totalmente inserida na transformação digital e, portanto, atenta às novidades. Mas diante disso, a gente vai além, e estamos preparados para prever as tendências do marketing em 2020.
Confira o que está por vir!
A inteligência artificial está no meio de nós
Quem aí é apaixonado por filmes futuristas e viu as histórias emocionantes de “O homem bicentenário” (1999), “A.I – Inteligência Artificial” (2001) e a saga de “O exterminador do futuro” (década 80)? Aquelas máquinas tão inteligentes e humanas pareciam distantes da nossa realidade, não é mesmo?
Não tão distante assim. Nossos ‘cyber friends’ ainda não são capazes de chorar nem dizer eu te amo, mas já trabalham lado a lado com os humanos na medicina, literatura e marketing.
Por isso, umas das grandes tendências do marketing de 2020 é o uso da tecnologia na coleta e leitura de dados. E neste caso, as máquinas têm um desempenho incrível, capazes de nos entregar informações valiosas (e até perigosas) sobre qualquer usuário de internet.
A partir desses dados, é possível criar campanhas publicitárias muito mais personalizadas ao gosto dos nossos clientes.
Agora, se você realmente quer um robô para chamar de amiga, a Alexa da Amazon é perfeita. Com sua tecnologia IoT (Internet of Things), ela limpa sua casa, compra seu remédio e ainda liga para seus pais e pergunta se está tudo bem.
Está tudo à venda na internet
Com apenas alguns cliques você pode comprar sua própria Alexa na internet. Outra das tendências do marketing em 2020 é o uso dos e-commerces e marketplaces para prospectar clientes e vender mais.
Os números são mais otimistas a cada ano. Atualmente, são mais mais de 900 mil e-commerces que faturam juntos mais de 50 bilhões de reais. E cá entre nós, você não precisa investir quase nada para começar seu negócio online.
O próprio Instagram pode se transformar no seu primeiro marketplace.
Dessa forma, a confiança do brasileiro em comprar na internet está em alta, sendo um fator decisivo para essa mudança nos hábitos de consumo. Com isso, o consumidor está cada vez mais exigente na hora de gastar.
As principais exigências são:
- Usabilidade: um site acessível, que não demora para carregar e que tenha os selos de segurança
- Informação: a descrição completa dos produtos e serviços com fotos e textos coerentes
- Avaliações: comentários de outros compradores sobre a experiência com um produto ou serviço. Nesse ponto, existe um grande trabalho de pós-venda e fidelização do cliente
- Preço e promoção: por fim, um bom e-commerce ou site só vende se criar boas estratégias de venda. O preço é o item mais atraente para o consumidor
Por fim, uma novidade que vem forte neste ano é o crescimento do Google Shopping, que promete movimentar muitos os investimentos em SEO e Google Ads.
As tendências do marketing em 2020 pelos olhos da geração Z
Você já conhece o Tik Tok? Se não, eu consigo te mostrar o que é isso em apenas 15 segundos. Você provavelmente se lembra do Snapchat, que bombou há alguns anos atrás.
Não poderíamos dizer que essa rede social é igual, mas tem funções e fins bem parecidos com o Snapchat. Mas o que impressiona mesmo é o número de seguidores. No fim de novembro de 2019, o Tik Tok se tornou a maior das tendências do marketing em 2020, chegando a marca de 1,5 bilhão de usuários.
Isso quer dizer que em apenas dois ela conseguiu superar Facebook e Instagram em número de perfis.
E o principal fato a se considerar sobre essa rede social é a porcentagem de jovens conectados nela. 41% dos usuários têm entre 16 e 24 anos. Impressionante, não é mesmo?
Além disso, o sucesso do Tik Tok está chamando a atenção de pessoas mais velhas, o que claro, inclui influenciadores como Whindersson Nunes, Felipe Neto e Maisa. Assim, essa visibilidade também é uma oportunidade para que as marcas comecem a investir em anúncios nessa plataforma.
Como anda a transformação digital da sua empresa?
Então, a partir de todas essas novidades que trouxemos, você consegue se posicionar no mercado de hoje? Você está preparado para se relacionar com seu público na internet?
Aqui na Lab 34 a gente tem uma cultura de sempre tentar identificar os problemas para então pensar nas soluções. Pra gente, as principais tendências do marketing em 2020 são prioridades, porque somos especialista em transformação digital.
Agora, você deve identificar onde está perdendo dinheiro antes de começar a mudar tudo. Ficou com dúvida? Manda uma mensagem que a Lab 34 te ajuda!