Lançado em 2016, o Instagram Stories atualmente conta com centenas de milhões de usuários ao redor do mundo e pode ser uma ótima ferramenta de marketing para as empresas.
Através do Insagram Stories, as empresas têm a oportunidade para a divulgar sua marca, construir relacionamentos e o aumentar as vendas. Isso possibilita uma interação mais próxima do cliente, com a inserção de diversos tipos de conteúdos, como links e anúncios.
Veremos algumas dicas para se beneficiar dos recursos disponíveis no Instagram Stories. Confira!
1. Crie um cronograma
É preciso se programar para manter uma regularidade e ter uma estratégia organizada. Não adianta saber usar as funcionalidades do serviço se as pessoas não souberem quando ocorrerá alguma interação da sua companhia.
Para melhorar esse serviço, é interessante pesquisar os melhores dias e horários para as publicações, de acordo com sua persona. Lembre-se: essa plataforma deve ser encarada com a mesma seriedade que as outras utilizadas na sua estratégia.
2. Faça vídeos ao vivo
As lives são uma das melhores formas de se aproximar do público, pois é uma maneira de explorar a veia humanizada da empresa. Pode ser mostrado o cotidiano dos colaboradores ou algum evento especial, por exemplo.
De qualquer forma, é necessário um planejamento prévio, a fim de que tudo ocorra bem e seja positivo para a marca. Como as lives ficam em destaque para seus seguidores, tornam-se ainda mais interessantes e oportunas para a divulgação.
3. Pratique employer branding
Essa estratégia deve superar o Instagram e ser planejada com cuidado pelo time de marketing junto ao de RH. Divulgar os bastidores da empresa pode ser uma grande maneira de construir uma imagem positiva e estreitar os laços com os seguidores.
Faça postagens sobre o cotidiano dos colaboradores, suas atividades e motivações para desenvolver o trabalho. Isso funciona como um convite para visitar a empresa e reforça a percepção de marca.
4. Anuncie no Instagram Stories
No Stories, é possível trabalhar com vídeos patrocinados, que aparecerão nos perfis de uma faixa de usuários pré-determinada. Isso projeta o alcance das suas publicações e divulga massivamente a sua marca.
O investimento em anúncios deve ser condizente com seu objetivo. Contudo, essa atividade consegue atingir um grande número de pessoas e aumentar as oportunidades de conversão.
5. Crie enquetes
Essa é uma das melhores maneiras de gerar engajamento, pois muitos usuários desejam dar sua opinião quando questionados. Ainda, é possível ter mais informações sobre o público e o que ele pensa sobre o seu negócio.
Além disso, pode ser dado poder de escolha aos seguidores, para que participem de certas decisões e definam as próximas ações, promoções ou lançamentos, por exemplo.
6. Prenda a atenção
Como no Stories os vídeos duram somente 15 segundos, é crucial que você pense em maneiras de manter o público assistindo e interagindo nesse tempo tão curto. Criatividade e praticidade são peças-chave nesse planejamento.
Dessa forma, é possível criar uma estratégia com conteúdos mais extensos, para induzir o usuário a pausar a reprodução e usar isso para ganhar um espaço extra. Mas tenha coerência e tome cuidado para não tornar as publicações chata e desgastantes.
7. Utilize CTAs
Os call to action ou chamadas para ação são usados para incentivar o fluxo dos usuários no funil de vendas. É possível utilizar frases que direcionem os seguidores para o caminho desejado.
Pode ser um link para o site ou o convite para ler um artigo, por exemplo — eles terão apenas que fazer um movimento e serão direcionados para o destino planejado.
O Instagram Stories tem muitos outros recursos que podem ser explorados em benefício da sua estratégia de marketing. O ideal é conhecer a ferramenta, planejar as ações, ser pessoal e incentivar o engajamento. Com isso, certamente, ela será muito valioso para seu negócio.
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