Inovação e Mercado Transformação Digital

Qual o impacto da inteligência artificial no marketing digital?

Escrito por Lab 34

Você já ouviu falar em inteligência artificial? Essa é uma das grandes tendências do marketing das empresas e, ao contrário do que você pode imaginar, isso não é mais para o futuro. Ações nesse sentido já estão acontecendo agora! Se deseja entender melhor como aplicar tecnologias desse tipo em seu negócio, continue lendo este post!

O termo “inteligência artificial” não é recente, surgiu em 1956 com o professor universitário John McCarthy. Na época, a expressão era utilizada para descrever um mundo em que máquinas seriam capazes de reproduzir funções e pensamentos humanos — e se restringia às teorias.  

Hoje, essa é uma realidade possível principalmente devido a capacidade de coletar e armazenar dados de forma estratégica (big data) e a facilidade que temos de poder armazenar informações online e acessá-las de qualquer lugar do planeta (cloud computing).

Confira, a seguir, os principais impactos da inteligência artificial no marketing digital:

Automatização de Tarefas

A realidade da inteligência artificial faz com que as funções operacionais sejam substituídas e que os recursos humanos se concentrem nas funções estratégicas do negócio. Isso só é possível por meio da automatização de tarefas.

Sabe aquelas atividades repetitivas que são executadas diariamente por sua equipe? Elas podem ser substituídas por softwares e aplicativos capazes de realizar essas funções. Desta forma, seu time de colaboradores poderá se concentrar em propor saídas inovadoras e também em otimizar o que está sendo executado — de acordo com os objetivos e metas da empresa.

No marketing, por exemplo, o uso de um CRM (Customer Relationship Management) pode facilitar em muito a comunicação com seu cliente — principalmente nesse contexto de mídias sociais em que vivemos, que podem gerar crises difíceis de contornar se não forem bem geridas.  

Otimização de Recursos

A automatização de tarefas consequentemente auxilia na otimização de recursos. Isso significa, na prática, que a mesma quantidade disposta de recursos (sejam humanos ou não) poderá agora realizar muito mais e de forma mais qualificada.

É importante lembrar que esse é um dos pilares de uma empresa competitiva e forte no mercado. Isso porque não adianta obter um grande faturamento se o gasto com o ciclo do produto for muito alto. Nesse quadro, se a sua empresa não ficar no negativo, ela ao menos terá menos poder de reinvestimento em inovação e novas tecnologias.

Portanto, mobilizar a otimização de recursos em seu empreendimento é construir uma base sólida para superar os grandes desafios do futuro.

No dia a dia, você poderá perceber essa otimização na construção de campanhas de marketing digital com cada vez  melhores resultados. Já imaginou investir o mesmo tanto em uma publicidade no Google e obter melhores resultados? Com a inteligência artificial isso é possível.  

Satisfação no pós-compra

Muito se especula a respeito dos impactos negativos que a substituição da mão de obra humana por máquinas pode gerar. Isso realmente é válido de ser discutido, já que todas essas mudanças têm acontecido de forma muito rápida e causado inúmeras transformações em nossa sociedade.

Porém, é inegável que em funções meramente operacionais as inteligências artificiais têm a capacidade de realizar muito mais, em menor tempo e com uma margem de erro mínima. Dessa forma, é fato que ao realizar os processos necessários para implementar esse tipo de tecnologia em em sua companhia, seus clientes estarão mais satisfeitos.

E isso deve à maior qualidade do produto, porém também à possibilidade de realizar um melhor atendimento, já que os profissionais de sua equipe não estarão sobrecarregados executando o operacional. Dessa forma, além de uma melhoria na entrega, também haverá uma maior realização do funcionário em desempenhar suas funções — fatores esses que impactam positivamente em todo o seu negócio.

Atualmente, já é possível utilizar softwares de coleta de satisfação de clientes e integrá-los às suas ações de marketing. Por exemplo: um cliente comprou em sua loja online e não está totalmente satisfeito? É possível agradecê-lo pelo feedback e ainda oferecer um desconto na próxima compra. Ações desse tipo ajudam na fidelização do cliente e causam impacto positivos de branding.

Também podemos citar que uma das tendências desse mercado será o uso de chatbots. Eles nada mais são do que “robôs” que simulam o atendimento humano e podem ser usados em tempo real ou não. 

Aumento da receita

Como você pôde perceber, os itens de impactos citados até então neste artigo são feitos de forma lógica, já que um implica no seguinte. E com esse tópico não é diferente: com a automatização das tarefas e a otimização dos recursos, temos clientes mais satisfeitos e, consequentemente, maior número de vendas.

Toda essa eficácia no momento da entrega atrairá novos compradores, que virão em busca do ótimo serviço que sua empresa presta, como também ajudará na fidelização dos antigos clientes, que não hesitarão em voltar a comprar com você e indicar sua empresa para um amigo.

Reinvestimentos inteligentes

Depois de todos esses processos melhorados, será possível realizar investimentos mais assertivos e gerar resultados mais inteligentes! É bom lembrar que todas as otimizações apontadas nesse artigo, devem possuir por trás uma boa gestão de marketing. 

Sem uma constante revisão dos resultados e acompanhamentos das ações desempenhadas, o processo pode deixar de ser bom para sua empresa. Portanto, vale ressaltar que não é porque foi aplicada a inteligência artificial que ela funcionará para sempre. 

A inovação constante e a construção de saídas criativas são as maiores vantagens de uma marca nos dias atuais!

Esses foram os principais impactos que listamos para que você possa entender melhor como a inteligência artificial pode auxiliar no marketing digital da sua empresa. Essa é uma realidade imprescindível para as empresas que querem se manter no futuro! 

A Google, por exemplo, tem usado fortemente dessas ferramentas de inteligência artificial para melhorar a experiência de seus usuários e aumentar sua assertividade. Algo que deve ser entendido e acompanhado pelos analistas de SEOs que desejam estar sempre ligados na evolução do algoritmo do buscador. 

Curtiu as informações que compartilhamos nesse post, porém não sabe muito bem aplicar essa cultura em sua empresa? Esperamos que você passa gostar de ler também o e-book “Guia da Cultura da Inovação”!

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Lab 34

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