Endomarketing Marketing Estratégico

Endomarketing: entenda o poder do engajamento da sua equipe

endomarketing-transformaçao digital-marketing-planejamento-estrategia-lab34
Escrito por Lab 34

Para ficar claro, o endomarketing é uma estratégia de marketing com foco nos colaboradores. Seu principal objetivo é alinhar e engajar o público interno na busca pelos resultados, otimizando, assim, o desempenho de toda a empresa.

Essa é uma estratégia muito eficaz na transformação digital do seu negócio. Não é à toa que grandes companhias já investem no assunto — como a Fiat, o Citibank e a WiseUp. Os resultados podem ser vistos de várias formas, desde o aumento da produtividade até a redução do turnover.

Quer saber mais sobre o assunto? Ter algumas dicas de como aplicar isso em sua empresa? Continue lendo o post que preparamos especialmente para você!

O poder do engajamento dos colaboradores

A Microsoft realizou uma pesquisa com 38 mil profissionais. Nela, a gigante descobriu que os profissionais passam cerca de 17 horas semanais de forma improdutiva no trabalho. Esse número é muito elevado, mas é possível diminuí-lo?

Sim. Para isso, é necessário investir no engajamento dos funcionários!

Fato é que, equipes engajadas são mais produtivas e focadas nos resultados desejados. Elas contribuem para elevar o desempenho de todo o negócio, em todos os seus níveis e áreas funcionais. Desse modo, a empresa fica mais saudável, rentável e competitiva.

Além de tudo, isso também beneficia a atração e a retenção de novos talentos. Por isso, quando se investe em endomarketing, a empresa consegue construir uma marca empregadora mais robusta, tornando-se um ímã de gente acima da média.

endomarketing-transformaçao digital-marketing-estratégia-planejamento-lab34
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Dicas simples para aplicar o endomarketing

Como visto, essa estratégia resulta em uma série de benefícios. Mas como implementá-la em uma empresa? Separamos algumas dicas para você. Veja:

Crie ações de marketing interno

Na Fiat, os funcionários são os primeiros a fazer o teste drive dos seus lançamentos. Esse é um exemplo de ação interna que valoriza o colaborador. Além do mais, é uma estratégia interessante, pois não gera nenhum custo adicional para a empresa!

Para você criar essas ações, é necessário pensar “fora da caixa”, ter um processo criativo claro e eficiente. Por isso, envolva toda a liderança da empresa na geração de ideias. Você pode até executar reuniões de brainstorming.

Utilize as ferramentas adequadas

É preciso contar com as ferramentas certas, capazes de melhorar o diálogo interno e difundir as ações de endomarketing. As mais comuns são: TV corporativa, intranet, mural de recados, redes sociais e aplicativos mobile.

Aproveite as datas comemorativas

As datas comemorativas são ótimas para mostrar que a empresa valoriza os colaboradores e realmente aprecia o seu trabalho. Isso terá um efeito direto na motivação do time!

Utilize datas especiais, como Dia Das Mães, Natal, dia do trabalhador ou páscoa para promover eventos internos e presentear os colaboradores. Lembre-se de que pequenos gestos podem fazer toda a diferença na gestão de pessoas.

Ofereça cursos e palestras inovadoras

Investir no crescimento do colaborador é uma forma de demonstrar seu apreço por ele. Portanto, isso não deixa de ser uma forma de endomarketing. Invista em palestras inovadoras, que motivem a equipe e desenvolvam novas competências.

Uma boa dica é o treinamento colaborativo — produzido pelos próprios funcionários. Incentive um colaborador a compartilhar seu conhecimento sobre determinada área com o restante da equipe. Os resultados serão épicos.

Conte com a ajuda de especialistas

Para que as ações de endomarketing deem resultados, é necessário fazer do jeito certo. Se você não possui esse tipo de know-how, é mais rápido e lucrativo contar com a ajuda de quem já domina o assunto. Então busque a ajuda de especialistas!

Por fim, o endomarketing é uma grande estratégia de engajamento dos colaboradores, mas deve ser implementada e gerenciada de forma eficaz.

Agora que você já entende o endomarketing, é hora de começar a transformação digital da sua empresa. Então, aproveite para compartilhar conosco suas dúvidas ou sua experiência sobre o assunto. Deixe seu comentário!

Sobre o autor

Lab 34

Share This