Marketing B2B Marketing Estratégico

Como ser um bom gestor de marketing? Descubra aqui!

Escrito por Lab 34

A área de marketing de uma organização desenvolve as mais diversas ações e estratégias para que a empresa cresça e seja sempre competitiva. É o setor responsável pelas pesquisas de consumo, pelo desenvolvimento, veiculação e medição de campanhas de produtos e serviços, pela interação digital e o gerenciamento de pessoas. Portanto, necessita de profissional competente para administrá-lo.

As empresas e organizações sintonizadas com as constantes transformações do mercado em que atuam e do comportamento dos clientes e consumidores de seus produtos e serviços sabem da importância do marketing como estratégia de competitividade no segmento de negócio que operam.

Dentro dessa realidade, o profissional responsável pela gestão do departamento tem de atuar on-line e off-line, raciocinar a respeito de conteúdo e da segmentação e dominar as técnicas de outbound e inbound marketing, entre outras atribuições.

Quer saber como ser um bom gestor de marketing? Então confira as dicas do nosso post!

1. Assuma as ações estratégicas

Um bom gestor tem de ser um estrategista. É ele que tem uma percepção geral do negócio e identifica os caminhos pelos quais a empresa deve ir para prosseguir em uma trajetória comercial e institucional bem-sucedida.

Com essa visão do todo, consegue promover a união dos interesses empresariais e construir um plano de ação eficaz para os objetivos da organização, por meio dos canais certos, com as ferramentas adequadas e do modo ideal para alcançar o mercado pretendido.

2. Tenha atenção com os resultados

Um bom plano de marketing deve trazer bons resultados comerciais. A estratégia de chegar ao consumidor deve apontar como produzirá retorno ao investimento realizado pela empresa.

Como o gestor é o responsável, é fundamental que ele domine as metas empresariais e as informações sobre o desempenho comercial para que o seu plano garanta essas metas.

3. Entenda bem o mercado

Conhecer bem o mercado em que a empresa atua é outra qualidade de um bom gestor de marketing. Para esse entendimento amplo, ele tem de observar as tendências, acompanhar o comportamento de concorrentes e ser hábil no uso de estratégias diferenciais que aumentem o poder de competitividade da organização.

Precisa estar familiarizado com pesquisas de mercado, análise de dados obtidos das redes sociais e de outros canais digitais e com o benchmarking.

4. Reflita sobre o comportamento do cliente

Saber que o comportamento do consumidor vem mudando cada vez mais é imprescindível para a qualidade do trabalho do gestor.

Conhecendo como o cliente se relaciona com a marca para a qual ele trabalha, o bom profissional concebe ações individualizadas de marketing on-line e off-line para ampliar as oportunidades de negócio, por meio de acesso personalizado ao cliente.

5. Seja um líder

Sem a competência para liderar, as chances de sucesso de um gestor de marketing ficam diminuídas.

Atualmente, como o setor de marketing das empresas é constituído por equipes multidisciplinares, que reúnem profissionais de diversas áreas, o bom gestor de marketing precisa definir quais atributos precisa para a sua equipe.

O passo seguinte é ter a habilidade de coordenação de seres humanos com características muito diferentes. Assim, é capaz de fazer com que se produza o diferencial do negócio, a consolidação da marca e o crescimento das vendas.

É muito importante que você se informe sobre marketing e estratégia para tirar dúvidas, obter as orientações necessárias de como ser um bom gestor de marketing e promover novas ações que incrementem o setor na empresa, como, por exemplo, a contratação de um suporte especializado de profissionais experientes para ajudá-lo.

Gostou do assunto deste post? Quer saber mais sobre esse e outros temas relacionados ao marketing e suas estratégias? Assine a nossa newsletter.

Para saber mais um pouco (ou muito!)

Agora que você já entendeu como ser um bom gestor de marketing, nada melhor do que entender como fazer um planejamento estratégico para definir os caminhos que você pretende seguir, não é verdade? Então dá só uma olhada neste e-book que preparamos para você!

Sobre o autor

Lab 34

Share This