O relacionamento da marca com o público nunca foi tão vital para o sucesso do negócio. O comportamento dos consumidores está mudando e eles estão se tornando cada vez mais exigentes. Diante disso, usar ferramentas de relacionamento é uma ótima estratégia!
Se você também deseja saber quais são essas ferramentas e realmente por que investir no relacionamento com o público, este post vai esclarecer todas as suas dúvidas. Confira!
Por que investir no relacionamento com o público?
Com o avanço da tecnologia e o maior acesso à internet, tornou-se mais fácil consumir produtos ou contratar serviços de empresas diversas, que estão ou não na sua região. Esse maior acesso gerou uma certa ruptura nos relacionamentos entre empresas e clientes. Aquelas que não se importavam com seus públicos e pensavam só nas vendas foram facilmente trocadas. Aquelas que geraram valor ao público permaneceram.
O relacionamento próximo serve não só para atrair novos clientes, mas também para fidelizar aqueles que já estão com a marca. Clientes fidelizados geram compras frequentes e recorrentes, além de atraírem mais consumidores e espalharem a boa experiência que têm com a marca.
Quais ferramentas de relacionamento utilizar?
Agora, vamos falar das principais ferramentas de relacionamento disponíveis no mercado para você utilizar. Acompanhe!
1. E-mail marketing
O e-mail marketing é uma das ações mais antigas de marketing, mas ainda apresenta um ótimo resultado. Você pode usar o envio de e-mails para nutrir seus leads, levá-los até o fechamento da compra e gerar um canal de comunicação próximo e eficiente.
O e-mail marketing não deve ser confundido com o envio de lixo eletrônico. Você nunca deve encaminhar e-mails para quem não deu essa autorização, assim como enviar apenas materiais de venda pode não ser uma boa ideia. Invista em conteúdos, mensagens personalizadas e relevância!
2. CRM
A sigla CRM significa Customer Relationship Management. Na prática, essa ferramenta ajuda na gestão dos leads e clientes, de forma a organizar as informações de cada um e as atividades da empresa.
Normalmente, o CRM tem um painel em que você separa seus potenciais clientes de acordo com as ações. Por exemplo, em uma coluna, você coloca aqueles que já receberam um orçamento, em outra, os leads que estão em fase final de compra.
O CRM é uma boa ferramenta de relacionamento porque permite organizar os dados de forma a usá-los no contato com o público e aumentar as chances de conversão.
3. Chatbot
O chatbot é uma ferramenta automática de comunicação. Essa prática é muito interessante, principalmente, quando o volume de contatos é alto. Assim, você consegue atender muitas pessoas sem gerar uma necessidade de um grande time de atendentes.
Para ter sucesso com o chatbot, é preciso pesquisar as principais perguntas que são feitas pelo seu público e garantir que as mensagens automáticas consigam satisfazer as necessidades.
4. Aplicativos de mensagens
Não podemos nos esquecer dos aplicativos de mensagens, como o WhatsApp. Esses aplicativos são bastante utilizados pelo público no dia a dia e, por isso, também devem ser incluídos como uma possibilidade de comunicação com a empresa.
Esses aplicativos geram uma sensação de atendimento mais informal, então, é preciso deixar claro o horário de atendimento para que o público não se sinta frustrado quando uma mensagem não é prontamente respondida.
5. Redes sociais
Por fim, as redes sociais também servem como canais de interação com o público. Muitas empresas estão investindo nas plataformas para melhorar o relacionamento com o consumidor, até mesmo, humanizando mais a marca.
Lembre-se de que os consumidores mais exigentes necessitam de que o atendimento seja feito em qualquer canal, e as redes sociais representam uma boa opção por serem agradáveis. O cliente já está ali e pode aceitar melhor o contato.
Portanto, vimos, aqui, 5 ferramentas de relacionamento entre as empresas e os consumidores que podem gerar ótimos resultados. É importante saber que, cada vez mais, esse relacionamento próximo pode ser um diferencial para a escolha das marcas, gerando a fidelização. Então, se você ainda não investe nessas 5 opções que mostramos, não perca mais tempo!
Agora que já conhece as principais ferramentas de relacionamento, curta nossa página no Facebook e não perca as novidades!