Inbound Marketing Marketing Estratégico

Marketing de relacionamento: entenda o que é e sua importância

Marketing de relacionamento: entenda o que é e sua importância
Escrito por Lab 34

Marketing de relacionamento é um conjunto de estratégias com as quais toda empresa deve se preocupar. Se isso não é uma constante para a sua marca, deveria ser! Construir bons relacionamentos com seus clientes e parceiros não só gera mais vendas, mas também eleva o valor da sua marca e gera diferenciação no mercado.

Se você deseja saber mais sobre o marketing de relacionamento, seu conceito, a importância e a estratégia, continue a leitura deste artigo!

Afinal, o que é o marketing de relacionamento?

Pensando de maneira geral, o que é marketing? Podemos conceitualizar como formas de comunicação entre partes, seja empresa e público, seja empresa e colaboradores, entre outros. O marketing visa a criar essa comunicação de forma eficiente, demonstrando seus valores, diferenciais e objetivos, gerando maiores vendas e lucratividade.

Então, com esse conceito geral já formulado, vamos pensar no significado do marketing de relacionamento. Imagine que você comprou um mesmo produto de duas marcas distintas. Em uma delas, você não teve uma boa experiência — houve dificuldade em comprar no e-commerce, atraso na entrega e dificuldade em contactar um responsável. Porém, depois disso tudo, o produto chegou.

Agora, na segunda empresa, você foi muito bem atendido, conseguiu comprar tranquilamente, o processo de entrega seguiu o que foi combinado e o produto chegou.

Em ambos os casos, estamos falando de um mesmo item, de mesmo preço. Porém, em qual das empresas você acredita que seria o próximo pedido? Certamente, na segunda. Isso porque ela se preocupa com o relacionamento com seus clientes e pensa em cada ponto de interação. Esse é o marketing de relacionamento!

Qual é a importância da estratégia para a empresa?

Cuidar do relacionamento da marca com seus clientes vai muito além de gerar novas compras, apesar de isso já ter um grande valor, claro. A satisfação cria clientes fidelizados e esses se portam como promotores, externando aquelas boas experiências, trazendo novos negócios e divulgando o nome da empresa, de forma orgânica.

Então, a importância do marketing de relacionamento está na sustentabilidade da empresa e no seu crescimento. Clientes fidelizados serão criados, novos clientes serão trazidos e a marca ganhará um nome de respeito no mercado.

Como criar um bom marketing de relacionamento?

Agora, vamos analisar algumas dicas para ter um marketing de relacionamento eficiente. Confira!

Conheça seus clientes

O primeiro passo é conhecer as pessoas que são seus clientes. Quais são as necessidades, os gostos e a cultura? Como é o tipo de linguagem e quais os canais de comunicação utilizados?

Essas informações ajudam a traçar uma estratégia de comunicação da marca. Você não pode, por exemplo, utilizar uma linguagem diferente do seu público. Isso faria com que as informações não fossem interpretadas corretamente.

Então, faça uma boa pesquisa e crie a sua persona, ou seja, a personificação do seu cliente ideal.

Segmente e personalize

O segundo passo é segmentar seu público e personalizar suas ações. Busque características que sirvam para criar as segmentações. Pode ser a região em que reside, o estágio no funil de vendas, as necessidades, entre outros.

Então, comece a criar estratégias focadas. O envio de conteúdos é uma forma de segmentar. Assim, você entrega o material certo para a pessoa certa, no momento adequado.

Pense em todos os pontos de interação

Analise os pontos de interação dos clientes com a empresa. Sempre otimize estratégias para gerar melhores experiências.

Veja como é o processo de compra no site, a facilidade, a encontrabilidade das informações, os canais de contato, as experiências com os produtos, entre outros aspectos. É interessante analisar isso internamente e fazer pesquisas também.

Monitore o relacionamento e a satisfação

Por fim, crie maneiras de analisar e metrificar o seu relacionamento com os clientes. O NPS, por exemplo, é uma técnica de pesquisa de satisfação bem interessante. Com duas perguntas (atribuindo uma nota de 0 a 10, qual a probabilidade de você indicar nossa empresa para um amigo e qual o motivo dessa nota?), você pode identificar promotores, detratores e consumidores neutros no seu negócio.

Portanto, vimos que o marketing de relacionamento é fundamental para gerar bons resultados em curto, médio e longo prazos para uma empresa. Analise as dicas que fornecemos e aplique-as agora mesmo no seu negócio!

Agora que já sabe o que é o marketing de relacionamento, confira como analisar sua concorrência e sair na frente no mercado!

Sobre o autor

Lab 34

Share This