Inbound Marketing Marketing Estratégico

Entenda o que é e como definir a persona da sua empresa de cosméticos

transformação digital-marketing-planejamento-estrategia-lab34-definir a persona
Escrito por Lab 34

Para poder atuar com efetividade no marketing digital é preciso fazer um bom planejamento — e um dos principais pontos desse trabalho é definir a persona. Esse perfil será o responsável por direcionar seus esforços para atingir com mais precisão o seu cliente ideal. Para criá-la, é preciso entender as necessidades do público, conhecer seus hábitos, determinando maneiras de se aproximar dele.

Na indústria de cosméticos essa é uma tarefa ainda mais importante, afinal, o setor trabalha com a autoestima e desejos pessoais de cada indivíduo — sobretudo na área de produtos capilares, que fazem muita diferença no visual das pessoas. Assim, é imprescindível saber claramente para quem as mensagens serão destinadas e compreender como serão recebidas pelos interessados.

Por isso, fizemos este artigo para explicar a importância da persona e como defini-la para usar em suas estratégias. Continue a leitura e entenda!

O que é uma persona?

Trata-se de um perfil semi-fictício do seu cliente ideal, ou seja, reúne diversas informações relevantes para sua operação de marketing. Por meio disso, é possível atingir o público mais adequado para seu negócio. Desse modo, os profissionais envolvidos nesse trabalho podem conversar com a audiência como se fossem apenas uma pessoa. Esta apresenta traços comuns com a maioria dos interessados no seu produto ou serviço.

transformaçao digital-marketing-planejamento-estrategia-definir a persona-lab34
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Qual a diferença para público-alvo?

Essa é uma definição mais genérica e impessoal, em que as pessoas são definidas por informações como gênero, localização, idade, entre outros. Já a persona vai além desses dados e demonstra quais são as dores, necessidades, desejos e obstáculos dos potenciais clientes.

Com isso, é possível desenvolver ações mais específicas e focadas em quem realmente interessa para sua empresa, otimizando a comunicação.

Por que é importante definir a persona?

Essa é uma maneira mais segura e confiável de compreender com quem se deseja falar e descobrir maneiras eficazes de estreitar o relacionamento com ela. A definição de persona vai guiar todo o planejamento e ações da sua estratégia, indicando: a linguagem, o tom de voz usado, os canais para se investir, as ferramentas usadas, entre muitas outras questões. Por isso, é essencial para um trabalho de marketing efetivo, que gere resultados reais.

Como fazer essa definição?

Para conhecer a persona do seu negócio é preciso determinar corretamente quem é o público-alvo e colher o máximo de informações para entender seu comportamento e suas intenções. Para isso, pode-se recorrer a pesquisas de mercado, entrevistas com atuais clientes, enquetes, entre outros métodos. Assim, com uma média dos resultados, forma-se um perfil com nome, endereço, idade, profissão, condição familiar, cargo, problemas, desejos e outras tantas informações que sejam de importância para o trabalho de marketing da companhia.

Um exemplo de persona seria: Angélica, 34 anos, gerente de um salão de beleza, tem 2 filhos e trabalha o dia inteiro. Ela deseja negociar melhores produtos para a empresa em que trabalha e expandir a operação. Portanto, seus problemas são conciliar o trabalho com as tarefas domésticas e não ter o orçamento necessário para tudo que deseja obter para o salão. Por fim, os fornecedores podem oferecem produtos de classe inferior, mas com preços em conta e selo de qualidade da marca.

Como vimos, definir a persona é uma etapa muito importante para começar a transformação digital do seu negócio. Em conjunto, você precisa alinhar sua persona com as ações de marketing.

Atualmente, as indústrias de cosméticos lidam com a individualidade das pessoas, logo, é uma área que necessita dessa descrição detalhada. Assim, você consegue se aproximar dos consumidores e ter sua mensagem ouvida por quem interessa.

E aí, gostou de saber como funciona a persona? Então curta nossa página no Facebook e tenha acesso a outras dicas interessantes na sua timeline!

Sobre o autor

Lab 34

Share This