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Ativação de marcas: conheça aqui 5 ações que trazem resultados

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Escrito por Lab 34

Você já ouviu falar em ativação de marcas? Pelo nome, você pode ser levado a achar que é apenas o ato de registrar seu nome e colocar seus produtos e serviços “para jogo”. No entanto, ativar uma marca é umas das principais estratégias de marketing digital.

A ativação da marcas não deve ser usada somente no momento do seu lançamento. Principalmente quando a empresa dá os primeiros passos para uma transformação digital. Assim, ela deve ser mantida até sua marca seja relevante para seu público-alvo.

Esse conceito está diretamente atrelado ao quão de valor e utilidade o consumidor enxerga no seu negócio. Para isso, existem diversas etapas a serem seguidas e vamos explicar como planejar essa estratégia para sua empresa.

Continue com a leitura do nosso artigo e confira!

O que é ativação de marcas?

A ativação de marcas é um conjunto de estratégias específicas dentro do marketing, que levam o seu negócio a ter uma interação com seus potenciais clientes por meio de experiências de valor emocional. No contexto atual, essa experiência é mais efetiva no meio digital, pois os consumidores têm gastado mais tempo e dinheiro na internet.

Assim, é comum que ativação de marcas esteja associada aos conceitos de transformação digital e marketing digital. Nesse sentido, é importante que você sempre tenha visão macro da sua estratégia e, dessa forma, evitar que erros prejudiquem a imagem positiva dua sua marca.

O consumidor sempre deve ser o foco das ações, portanto, esse é o momento de gerar valor no seu produto. A partir disso, criar memórias e emoções que despertem atenção e interesse do público. É o que chamamos de assimilação. Pense que sua marca tem vários concorrentes, então essa é a hora de visto para ser lembrado.

Com sua marca em destaque, seus principais consumidores vão encontrar a real necessidade de adquirir seu produto. Ou seja, eles desenvolvem um valor positivo que o produto reproduz em suas vidas. E isso será fundamental para as próximas etapas de conversão e fidelização de clientes.

Como fazer a ativação de marcas?

1. Realize eventos

Que tal promover um evento para lançar uma nova linha de produtos? No entanto, tenha em mente que essa ação não visa somente a mostrar o lançamento e, sim, a deixar com que seu público interaja, utilize e tenha uma experiência com ele antes de comprá-lo. Engajar o público é fundamental! Isso fará com que ele se recorde da marca por um bom tempo, além de indicar o consumo do produto a outras pessoas.

Uma dica é convidar empresas parceiras para ajudar na organização. Isso reduz os custos com produção, aumenta o alcance da divulgação do evento e estimula a economia colaborativa.

2. Organize ações promocionais

Aposto que você juntou tampinhas de garrafa ou anéis de latinha para conseguir algum brinde da Coca-Cola! E também tenho a certeza de que você se lembra com saudosismo dessa época! Afinal, muitos de nós tivemos o ioiô, o mini-craque, um chaveiro ou a réplica miniatura da própria garrafa. Essas estratégias de marketing digital geram engajamento e uma busca orgânica na internet pelo seu produto.

Ações promocionais para ativação de marcas criam memórias afetivas que duram por anos!

3. Invista na interação com seu público

Conversar diretamente com seu público e entender suas demandas e reclamações é essencial para um relacionamento saudável e duradouro. Não adianta investir em grandes ações para a ativação da marcas se seu público não é ouvido! A interação com seus consumidores gerará uma relação mais próxima, com maior empatia entre as partes e, consequentemente, com um valor afetivo maior.

Nesse sentido, muitas marcas até criam personagens para se relacionar com o público de forma bem descontraída. Como a Magalu do Magazine Luiza, o franguinho da Sadia, entre outros.

4. Faça um bom atendimento

Fazer um bom atendimento durante a compra e no pós-compra é fundamental para que sua marca tenha um bom diferencial no mercado, além de ser um passo para se criar um relacionamento de proximidade com seu consumidor. Um bom atendimento faz com que o cliente se sinta peça principal de toda a engrenagem, dando a ele bons motivos para voltar a consumir e ter boas histórias com a marca.

O termo em alta é atendimento personalizado e humanizado. Assim como eu e você, os consumidores também querem se sentir especiais. Por isso, invista em treinamento e ferramentas para garantir uma nota 5 nas avaliações do Google e Facebook.

5. Tenha um bom perfil nas redes sociais

Já percebeu como as grandes empresas estão cada vez mais ativas nas redes sociais? Essa interação quase que instantânea com o público ajuda a criar um vínculo emocional único, peça-chave na ativação de marcas! A transformação digital representa um novo momento onde as empresas têm investido bastante nos meios digitais.

Observe como as marcas Netflix, Nubank, Uber, Spotfy nasceram e cresceram através da internet e tecnologia! As redes sociais dessas empresas são como parâmetros de satisfação do cliente!

Com uma proposta aberta de interação, os consumidores tendem a curtir, mencionar e respostar mais. É um marketing digital totalmente gratuito para elas. É que chamamos de apologia, sendo este é o auge de toda marca.

Estratégias de marketing digital para sua ativação de marcas

Estratégias de ativação de marcas são complexas. Com uma infinidade de empresas no mercado é necessário ser preciso para ter sucesso com o seu negócio.

A concorrência também é um oportunidade para que as empresas sejam ambiciosas em entregar um alto padrão de qualidade. Aproveite a falta de organização e planejamento de seus concorrentes para se destacar em seu segmento.

  • Crie conceitos e valores sobre seu produto
  • Estude seu segmento no mercado
  • Estude seu público-alvo
  • Planeje sua estratégia de ativação de marcas
  • Invista em consultorias de marketing digital
  • Impulsione sua marca com a transformação digital

Ativação de marcas não é somente colocar seus produtos em prateleira, montar seu comércio e esperar que o cliente venha até você! É mais do que isso! É interagir para mostrar ao seu público a sua importância e o quão você está disposto a solucionar seus problemas!

Nós podemos te ajudar! Entre em contato e conheça nossas estratégias.

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