Qual seu tipo de Instagram? Você é dos que gostam do feed organizado? Prefere o estilo aleatório? Ou nem tem Instagram?
A rede social deixou de ser apenas uma plataforma de fotos e hoje é um mercado gigantesco para microinfluenciadores, influenciadores, empreendedores autônomos e grandes empresas.
Pense no Instagram como um cartão de visita. Por exemplo, se você, profissional autônomo ou grande empresa, busca reconhecimento da sua marca para ampliar seu público, qual o melhor meio: um cartão, um flyer ou o Instagram?
Ponto para quem respondeu Instagram. Para se ter noção, a plataforma hoje tem mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo. Entre as pessoas de 16 a 29 anos, 35% afirmam que esta é a rede social preferida delas.
Voltando a pergunta, por que usar o Instagram como cartão de visita?
Porque as redes sociais têm um impacto gigantesco na forma como as pessoas pensam, interagem e… compram. O Instagram pode funcionar tanto como um E-commerce quanto uma vitrine para atrair acesso no site. Então, como se destacar seu negócio no Instagram?
Uma imagem vale mais que mil palavras
O primeiro passo é estar e se destacar nas redes sociais. As pessoas curtem, comentam, compartilham em questão de segundos. Para uma interação que acontece cada vez de forma mais rápida, a mensagem tem que ser clara e direta.
Porém, isso não quer dizer deixar de produzir conteúdo de qualidade para publicar apenas imagens bonitas. Para cada segmento existe um jeito certo de se comunicar de forma atrativa e relevante com os seguidores.
Pesquise, planeje e teste
Todo o sucesso do marketing digital é resultado de uma estratégia pensada passo a passo. Com as tecnologias mudando constantemente, o jeito é se dedicar aos estudos de redes sociais para se atualizar sobre a melhor forma de encantar seu cliente.
Por isso, esse é o momento para não ter medo de testar e encontrar o caminho certo. Veja alguns critérios importantes:
- Perfil do seu público (idade, cidade, gênero, etc);
- Melhores horários para publicar;
- Mensurar o engajamento (curtidas, comentários, salvos);
- Hashtags (#);
- Conteúdo da imagem e do texto.
Após a publicação, é a hora de mensurar resultados. É importante que os relatórios sejam feitos constantemente, sendo que a periodicidade varia de caso a caso. A partir de então ir fazendo os ajustes necessários.
Convertendo seu seguidor do Instagram em cliente
Pense por um instante: com tantas empresas do mesmo segmento, produzindo o mesmo conteúdo, destaca-se quem passa a mensagem que soluciona o problema do cliente, certo?
Dessa forma, explore todas as ferramentas que o Instagram te oferece. Neste caso, o perfil precisa ser empresarial, pois dá acesso aos relatórios de engajamento. Além disso, escreva as informações mais relevantes na descrição do perfil. Por fim, use e abuse dos Stories. Eles têm a maior taxa de engajamento.
O Instagram é um ótimo aliado para quem está buscando reconhecimento de marca e crescimento do seu público nas redes sociais. Tudo vai depender se fizer um bom planejamento de marketing digital com uma estratégia personalizada para atingir seu público.
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