O tempo em que os consumidores ficavam reféns das marcas acabou! Hoje, se uma empresa não atende às necessidades de um cliente e não oferece uma ótima experiência, ela simplesmente será substituída por uma concorrente.
Por essa razão, para entender a mente de um consumidor 3.0 e ter sucesso nas vendas, é preciso analisar todos os pontos de interação e comunicação do público com a marca.
A internet criou diversos canais de conexão — redes sociais, chats online, aplicativos de mensagens etc. Essas e outras opções foram adicionadas às formas de comunicação e devem ser bem exploradas.
Então, para ajudá-lo nesse trabalho, nós criamos este texto explicativo, mostrando o que é o consumidor 3.0 e o que fazer para conquistá-lo!
O que representa o conceito de consumidor 3.0?
O consumidor 3.0 é atual, conectado, informado e bastante exigente! Você se lembra de quando as empresas não tinham a internet para oferecer seus produtos ou serviços? Nós, consumidores, ficávamos reféns de algumas companhias, principalmente daquelas mais próximas da residência ou do local de trabalho.
Por outro lado, as empresas também eram limitadas, pois o alcance era baixo e as estratégias de marketing eram caras e tinham rendimento menor do que atualmente, com o marketing digital.
O consumidor 3.0 ganhou mais acesso às informações. Antes de fazer uma compra, ele analisa diferentes ofertas e compara valores, produtos e condições. Além disso, conversa com clientes da marca e considera as avaliações. Todo esse poder gerou consumidores mais exigentes, mas isso não deve ser encarado como uma coisa ruim, muito pelo contrário! Se a sua empresa investe e preocupa-se com a experiência que os clientes têm com a marca, certamente, ela terá bons resultados!
Como esse novo perfil impacta as formas de comunicação?
Agora que você já sabe do que se trata o conceito de consumidor 3.0, precisamos esclarecer como esse novo perfil está impactando as formas de comunicação. Com mais possibilidades de acesso às marcas, é necessário expandir os canais de atendimento e pensar como e onde o público quer receber atenção. Veja os tópicos a seguir!
Necessidade de entender e atender às demandas
Chega daquelas vendas empurradas e forçadas por um vendedor insistente! Era comum ter vendedores tentando forçar um produto sem que o consumidor tenha expressado o interesse de compra. A taxa de conversão era baixa, o custo era alto, e a experiência, nada agradável. Agora, você deve pensar em quais são as necessidades do seu público e pode usar isso para atrair as pessoas certas para o seu negócio.
Análise constante da experiência do cliente
Como os seus clientes se sentem ao entrar no site, conversar com um representante nas redes sociais ou finalizar um pedido? A experiência gerada com a marca precisa ser ótima! Considere que, para você trabalhar com o consumidor 3.0, os canais de comunicação devem ser expandidos. Redes sociais, chats online, e-mail marketing, telefone, aplicativos de mensagens e outras possibilidades precisam ser oferecidas, sempre mantendo uma alta qualidade na comunicação.
Estabelecimento de estratégias para um relacionamento mais próximo
Por fim, pense em estratégias para gerar relacionamentos próximos com os clientes. Esse contato personalizado ajuda a marca na retenção dos consumidores, gerando pedidos frequentes e recorrentes, além de atrair novos potenciais clientes. Portanto, vimos que entender o que é o consumidor 3.0 e as formas com que esse perfil impacta a comunicação com as empresas é de extrema importância para ter sucesso nos dias de hoje.
Uma empresa que não oferece uma boa experiência e não se preocupa em expandir os canais de comunicação não vai conseguir ter bons resultados e colocará seu futuro em risco! Não será o caso do seu negócio, certo?
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