Como parte essencial de uma estratégia de Inbound Marketing efetiva, a mensuração de resultados em Inbound Marketing é o método por meio do qual se torna possível comprovar os resultados positivos das suas ações. Afinal, tudo que o marketing de atração mais almeja é atrair possíveis clientes por meio de marketing de conteúdo, redes sociais e SEO, e as métricas servem para tornar evidente esse alcance.
Imagine criar uma força tarefa de Inbound Marketing e simplesmente ignorar o impacto das suas ações no negócio? Não faz sentido, correto? Além disso, a mensuração é a melhor forma de entender o que precisa mudar e o que está dando certo na sua estratégia.
Não é por acaso que existem algumas ferramentas imprescindíveis para medir os resultados em Inbound Marketing, e nós vamos apresentar algumas delas neste artigo. Acompanhe!
Vantagens do Inbound Marketing
O Inbound Marketing vem ganhando relevância no cenário da comunicação atual por uma série de motivos, que partem do fato de que vivemos, atualmente, em uma sociedade altamente conectada, e culminam nas suas várias vantagens.
Ele possibilita um relacionamento muito mais próximo com o cliente e com público-alvo, o que reforça a fidelidade e humaniza as empresas. O conteúdo produzido dentro desse tipo de marketing serve para atrair de muitas formas, especialmente aumentando a autoridade da empresa no seu setor.
O Inbound Marketing possibilita a segmentação significativa dos públicos na hora de construir as mensagens, além de ser comprovadamente mais barato do que o marketing tradicional. E, é claro, permite a mensuração detalhada de resultados, o que o deixa ainda mais eficiente.
Mensuração de resultados em Inbound Marketing
Como pontuamos ao longo do artigo, a mensuração no Inbound Marketing é essencial tanto para entender os seus resultados quanto para mapear possíveis mudanças e melhorias. Existem várias métricas que a sua equipe de marketing pode utilizar para realizar essa mensuração, e nós separamos algumas das principais.
1. Custo por visitante
Como o nome já diz, essa métrica define quanto custa para a sua empresa fazer com que uma pessoa visite o site do negócio (e quem é louco de não ter um site hoje em dia, não é mesmo?). A conta é: o número mensal de visitas dividido pelo valor total de investimento na página na internet mais o valor de campanhas com foco na visitação do site (via mídias sociais, e-mail marketing e afins).
2. Taxa de conversão
Mais do que quanto custa um visitante no seu site, é importante entender a proporção entre os visitantes e os que passam pela conversão. E isso é o que faz a métrica de taxa de conversão.
Ela pode ser aplicada a diferentes situações que objetivam a conversão, como landing pages, preenchimento de formulários, conclusão de compras em e-commerces, cliques em links, download de materiais etc.
3. Retorno sobre Investimento
O ROI (Retorno sobre Investimento) é uma das métricas mais importantes do Inbound Marketing e você certamente vai cruzar com essa sigla muitas vezes na construção e no desenvolvimento da sua estratégia.
O ROI é medido por meio da conta: (faturamentos – investimentos)/investimentos. O resultado dessa conta vai indicar ao negócio como é o desempenho das campanhas, construindo um panorama do que merece dedicação e do que precisa mudar. Ele pode ser medido de forma integral (todas as suas ações), com foco em ações específicas ou em canais.
4. Taxa de rejeição
Por fim, vamos falar dessa métrica de nome incômodo, mas cujo resultado serve como termômetro para criação de ações de marketing mais efetivas. A taxa de rejeição (também conhecida como bounce rate) mede a porcentagem de visitantes que abandonam seu site logo após acessá-lo — ou seja, na primeira página — seja fechando a página, seja clicando no botão de voltar, seja digitando outro endereço etc.
A maior conclusão que pode ser tirada da importância das métricas de mensuração de resultados em Inbound Marketing é que, exatamente por meio delas, você pode explorar todo o potencial desse tipo de marketing, focando em estratégias cada vez mais precisas para o seu negócio.
Agora que você conheceu algumas das métricas mais importantes de Inbound Marketing, que tal ler nosso outro artigo e aprofundar-se no conceito do ROI (Retorno sobre Investimento)?