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Contratar uma agência de marketing ou guiar a estratégia internamente?

Escrito por Lab 34

O sucesso de uma marca depende de um empenho coletivo, que reúna, em um time, profissionais criativos e com uma visão holística do negócio e do público. Por isso, para executar a estratégia de marca e de relacionamento, pode-se contratar uma agência de marketing ou operar as ações com uma equipe interna.

Independentemente da escolha, para que os resultados de marketing sejam efetivos, é fundamental que os profissionais estejam imersos não somente na estratégia de marketing, mas, principalmente, nas tendências do mercado e nas exigências dos consumidores. Assim, é preciso avaliar cuidadosamente as opções e entender qual é a mais adequada para o momento da empresa.

Alguns critérios devem ser considerados ao definir se é melhor contratar uma agência de marketing ou guiar a estratégia internamente. Continue a leitura deste post e saiba como fazer a melhor escolha para o negócio.

Custos

Para manter uma equipe interna em funcionamento, é preciso considerar a necessidade de um número significativo de profissionais para atender às diversas demandas. A execução de uma estratégia pode demandar profissionais de criação, mídia, produção, planejamento, social media etc. Além disso, há esforços relacionados à seleção e à contratação do time, ao cumprimento de leis trabalhistas, ao equipamento necessário e, até mesmo, ao espaço físico.

Como não há necessidade de manter os profissionais em tempo integral dentro da empresa, o retorno sobre o investimento (ROI) é otimizado ao contar com uma agência de marketing parceira. Assim, você contará com um time focado em diversas especialidades e com custo reduzido.

Ferramentas

Algumas ferramentas precisam ser dominadas pelo time para atender a demanda estratégica da empresa. Durante o processo de criação, é fundamental que o profissional domine alguns softwares de edição de imagens para que a entrega final represente o profissionalismo da marca.

Já o marketing digital conta com ferramentas que impulsionam campanhas online. Elas são capazes de segmentar o público, identificar tendências e gerar relatórios de resultados, a fim de entender qual retorno foi obtido em vendas. Para que seu uso seja efetivo, e todos os recursos, explorados, o profissional de uma agência de marketing detém a expertise necessária para gerar bons resultados.

Prazos

Internamente, é possível que alguns afazeres operacionais demandem um tempo maior, já que o time de marketing concilia suas ações com tarefas estratégicas ou, até mesmo, confia afazeres de diferentes especialidades em um único profissional.

A agência de marketing trabalha com profissionais simultâneos, que têm foco instantâneo na operação estratégica. Isso faz com que as entregas sejam realizadas em um menor período de tempo, já que existe mão de obra completa, qualificada e estruturada.

Expertise

Comumente, a equipe interna tem limitações criativas por trabalhar constantemente com uma única marca. Isso dificulta a definição de novas ações — o que é inaceitável em um mercado que exige inovação recorrente — e impede o alcance facilitado dos objetivos traçados na estratégia.

Já uma agência de marketing, por atender diferentes clientes, de diferentes segmentos, conta com profissionais que têm visões distintas e conseguem trazer, constantemente, novas percepções e ideias, fugindo da oferta comum.

Contratar uma agência de marketing traz benefícios sustentáveis à organização e os resultados são vistos mais rapidamente. Assim, para conversar com os potenciais clientes de forma eficaz, a agência consegue entender os melhores canais e a abordagem mais adequada.

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Lab 34

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