Saber os horários para postar nas redes sociais é uma parte essencial da sua estratégia de marketing digital. Afinal, de nada adiantará planejar um conteúdo valioso se ele não alcançar o público ao qual se destina.
Essa programação pode ter uma grande influência nas finanças e no reconhecimento de marca da sua empresa. Já que as redes sociais são ferramentas com alto nível de engajamento e conversão, elas não devem ser menosprezadas.
Então, para maximizar seus resultados, vamos falar sobre a relevância, o impacto e o horário nobre das principais redes sociais. Confira!
A importância do horário de postagem nas redes sociais
O planejamento do conteúdo é importante para despertar o interesse do público e gerar engajamento. Porém, o período em que o conteúdo será postado é o que vai determinar o alcance e, logo, o sucesso de sua estratégia nas redes.
Se um post é produzido com a atenção e o cuidado necessários para a persona, mas é publicado em um momento em que ela não acessa as redes sociais, esse será um trabalho em vão.
Em contrapartida, se pensado para aparecer no momento em que ela visualizará a timeline, isso acertará precisamente o seu objetivo. No horário certo, o público estará mais propenso a curtir e compartilhar seu conteúdo, pois é um momento dedicado para isso e não apenas uma checada rápida durante o dia.
Por sua vez, os amigos da persona também verão o post curtido ou compartilhado naquele momento, o que desencadeará uma reação em massa. Dessa forma, sua empresa supera os limites impostos pelos algoritmos das redes, como o do Facebook, aumenta seu alcance e economiza em posts patrocinados.
A necessidade de fazer testes de publicação
Apesar de existirem horários comprovadamente mais acessados em cada rede social, não existe uma hora mágica e exata para atingir seu público. Afinal, a sua persona talvez tenha um hábito diferente da maioria; ou então, você pode conhecer um momento mais específico dentro do período de mais movimento em que ela tem mais costume de acessar as redes.
Por exemplo, se sua persona é um trabalhador que sai de casa pela manhã e só chega à noite, o tempo que ela tem para essa atividade pode ser após tomar um banho e jantar, por volta das 19h ou 20h. Assim, ela pode fugir um pouco às regras de horários para postar nas redes sociais.
Dentro do intervalo mais intenso em cada rede social, pesquise qual é o mais acessado pelo seu público. Então, faça testes de postagem, variando os horários e os dias da semana, e nunca se esqueça de deixar tudo bem documentado para avaliações futuras. Após um tempo, sua estratégia terá muito mais eficiência, com um retorno maior e com menos investimento de dinheiro e trabalho de seus colaboradores.
O melhor momento para publicar em cada rede social
Apesar de o horário das publicações variar de acordo com a estratégia de cada empresa e persona, existem pesquisas (como a da Sprinklr, a da Quick Sprout e da Optimizely) que indicam certos horários como os mais acessados.
Esses estudos apresentam algumas discrepâncias em seus resultados, mas é possível verificar que existe um consenso em relação a certos períodos do dia, como não publicar muito cedo ou muito tarde.
Essas pesquisas nos dão uma base sobre os horários de postagem mais indicados. Vejamos então uma média para cada rede social.
Na maior rede social do mundo, a audiência começa a se intensificar a partir das 9h e atinge seu pico às 15h, sendo que a melhor faixa é entre as 13h e as 17h. Contudo, o comportamento dos usuários de sua página pode ser melhor observado no painel do gerenciador, na guia “publicações”, ou por meio da ferramenta FanPage Karma.
A atividade começa a cair no Facebook às 16h, e não se deve publicar entre 0h e 8h, quando o nível de usuários ativos é bem menor. Além disso, para empresas B2C, os resultados são melhores nos fins de semana à noite, principalmente nos domingos. Já as companhias B2B recebem mais engajamento durante o dia, com um pequeno aumento às sextas-feiras.
Apesar disso, o engajamento se mostra constante no Facebook durante todos os dias da semana. Contudo, existem certos picos de audiência: quinta-feira é o dia mais movimentado, sobretudo entre as 12h e 13h.
Nessa rede, os dias mais acessados são de segunda a quinta-feira, começando às 8h, com pico das 13h às 15h, e com uma queda às 20h. O período com menor audiência é sexta-feira após as 15h.
Existem horários melhores para empresas B2B, que são nos dias úteis durante o dia, com pico às quartas-feiras. E para as que prestam serviço B2C, às quartas e nos fins de semana.
Para sermos ainda mais específicos, a hora com melhor taxa de retweets é a faixa das 17h, e o período com mais volume de cliques é entre as 12h e 18h. De qualquer forma, é possível usar a ferramenta Followerwonk para determinar os melhores horários para o seu público-alvo.
Acima de tudo, fique atento ao tamanho dos tweets, que recebem mais engajamento quando têm menos que 100 caracteres.
A rede social das fotos é a que tem a maior parcela de interação por usuário (2,2%), e recebe mais audiência aos sábados, domingos e segundas-feiras à tarde. O menor tráfego é percebido entre terça e quinta-feira à noite.
Apesar disso, existe uma boa audiência nos dias úteis às 8h e às 17h, provavelmente devido ao período pré e pós-expediente de trabalho. O melhor horário é das 17h às 18h.
Novamente, o interessante é pesquisar os hábitos dos usuários que formam a sua persona; nesse caso, pode-se usar o Iconosquare. Ele mostra um relatório sobre as ações e o uso do Instagram pelo público.
Ideal para empresas B2B, o melhor horário para postar nessa rede é de terça a quinta-feira, das 7h às 8h e das 17h às 18h. Ou seja, antes ou depois do horário comercial, o que reflete bem o perfil dos usuários. O período de menor tráfego é durante a hora do expediente, das 9h às 17h, e nos fins de semana.
Apesar disso, existe um certo pico de engajamento às quintas-feiras das 10h às 11h, o que pode ser uma oportunidade para testes e para verificar se seu público também está ativo nesse momento.
Os horários para postar nas redes sociais podem ser definidos com base na estratégia da sua empresa, fazendo diversos testes, analisando os resultados e realizando ajustes ao longo do tempo. Dessa forma, você garantirá a máxima eficiência que esses meios podem proporcionar aos resultados da sua companhia.
Agora que você já sabe como determinar o melhor horário de publicação, aprenda como proteger a sua marca nas redes sociais em momentos de crise!