Aparecer no Google com uma palavra-chave relevante para seu negócio é promessa de muitos acessos ao seu site. Garantir que esse volume seja duradouro e com baixo custo de manutenção é o sonho de qualquer empresário.
O Google é o site mais acessado do mundo e, por isso, aproveitar do seu tráfego para gerar resultados orgânicos é fundamental para o sucesso da sua estratégia digital. Aumentar as visitas indica maior possibilidade de reconhecimento de marca, geração de leads e também de vendas.
Para te ajudar a aparecer na primeira página do Google, preparamos um post com várias dicas de estratégias eficientes. Mas, antes, é preciso que você se familiarize com o conceito de SEO. Acompanhe!
Conceito de SEO
A sigla vem do inglês Search Engine Optimization e significa otimização para ferramentas de busca. Em outras palavras, é o conjunto de práticas aplicadas dentro e fora de um site com o objetivo de melhorar o posicionamento dele nos buscadores.
O benefício de elaborar uma estratégia de SEO é que o resultado não depende do volume de investimento em publicidade, como é o caso do Google Adwords. O sucesso é alcançado com base na construção de conteúdo de qualidade e na aplicação de alguns dos mais de 200 fatores de ranqueamento considerados pelo Google.
Dicas para seu site aparecer no Google
Agora que você já entende o que é SEO, separamos algumas dicas fundamentais que precisam ser aplicadas em uma estratégia para impulsionar os resultados da sua empresa de forma orgânica.
Monte um plano de Marketing de Conteúdo
O primeiro passo para seu site aparecer no Google é construir um planejamento estratégico para a sua atuação digital. O estudo deve contemplar um plano de marketing de conteúdo que contemple a criação de textos para potenciais clientes em diversas etapas da consideração de compra.
É preciso criar materiais que eduquem o público sobre os assuntos relevantes referentes da sua empresa e não apenas sobre sua marca e serviços. A estratégia visa oferecer um ambiente digital em que a persona identifique toda credibilidade e conhecimento da sua empresa sobre o mercado. Dessa forma, é possível gerar valor aos visitantes e aumentar suas chances de conversão.
Analise palavras-chaves
O conteúdo produzido a partir da estratégia do marketing de conteúdo precisa conter palavras-chaves relevantes que atraiam visitas ao seu site. Para isso, é preciso estudar os termos do seu negócio que possuam um volume significativo de buscas.
O Google disponibiliza duas ferramentas gratuitas para fazer essas análises, o Google Trends e o Google Keyword Planner. Existem outros sistemas pagos que podem tornar o planejamento ainda mais completo, como o SEMRush.
Essas plataformas fazem sugestões de palavras-chave que podem ser exploradas com base no conteúdo atual do seu site. Além disso, elas divulgam a quantidade média de vezes que os termos analisados são buscados e um indicativo de dificuldade para conseguir ser bem classificado.
O objetivo é dar insumos para os analistas de marketing avaliarem em quais temas pretendem se posicionar na internet, pois não adianta ser bem classificado em palavras que não geram buscas e também não é indicado apostar tudo em palavras muito disputadas.
Utilize Tags
Os buscadores conseguem identificar as palavras-chaves importantes do seu conteúdo por meio de indicações no código HTML do seu site. O texto deve estar estruturado de forma a mostrar ao Google a sua hierarquização e indicar, por exemplo, o título e subtítulos da página. As tags abaixo colaboram para essa classificação.
Title Tag
É a estrutura utilizada para informar ao Google qual é o título da página. Esse conteúdo também pode ser visualizado pelos usuários no resultado de busca e na aba do navegador. As boas práticas sugerem que ele contenha entre 50 e 68 caracteres.
Meta description
Mesmo que, atualmente, o Google não considere tanto as palavras-chaves inseridas nesse texto, ele ainda é importante para o SEO. A tag é responsável pela descrição da página e aparece abaixo do título no resultado de pesquisa.
Um texto personalizado e chamativo é fundamental para estimular o clique do usuário no seu conteúdo. Com o aumento do volume de cliques em relação as vezes que sua página foi exibida no buscador — taxa conhecida como CTR —, a avaliação do Google em relação ao seu conteúdo melhora.
A dica é produzir um texto que contenha até 160 caracteres e que estimule a interação do usuário com um CTA, como “Leia agora” ou “Veja mais informações”.
H1, H2 e H3
Esses elementos são fundamentais na construção da hierarquização dos dados. As tags representam as divisões de intertítulos dentro do texto. Uma boa sugestão é que esse conteúdo contenha variantes ou complementos das palavras-chaves previstas na estratégia.
Alt e title da imagem
O Google não tem a capacidade de ler o texto de uma imagem. Por isso, existem tags que permitem nomear um arquivo para que os buscadores possam identificar o que ela significa.
Falar de tags e modificações no código HTML do site pode assustar, mas não há motivos para preocupações. Caso o seu site tenha sido desenvolvido em alguma plataforma de CMS, como o WordPress, é possível instalar plugins que permitem a edição desses elementos sem a necessidade de conhecimento técnico em programação.
Construa URLs amigáveis
Uma das principais estratégias de SEO é garantir que a palavra-chave esteja presente na URL do site. Essa ação garante que o Google e os usuários tenham mais recursos para compreender o conteúdo da sua página e possam avaliar a sua relevância mais facilmente.
Tenha um site responsivo
O celular é o principal meio de acesso à internet no Brasil. Acompanhando essa tendência, o Google considera a usabilidade do site em dispositivos móveis como um fator fundamental de ranqueamento.
Um site responsivo garante que seu conteúdo seja adaptável a diversos tamanhos de tela e facilita, grandemente, a navegação dos usuários em dispositivos móveis.
Trabalhe o link building
Os materiais do site devem seguir a estratégia do planejamento de marketing de conteúdo. Além dos assuntos estarem definidos e estruturados, é fundamental que eles estejam relacionados uns aos outros por meio de links. O Google considera essas conexões internas como prova da relevância dos textos.
O buscador leva ainda mais em consideração os links recebidos por outros sites. A lógica é a seguinte: se o seu conteúdo está sendo mencionado por outros domínios, é porque o seu material deve realmente ser uma referência no assunto.
Produza conteúdo de qualidade
Identifique as necessidades da persona e produza conteúdo que responda suas principais dúvidas. O Google busca sempre oferecer a melhor experiencia para o usuário e nada pode ser mais relevante do que criar um material de qualidade que realmente informe, eduque e ofereça soluções aos visitantes.
Receber visitas orgânicas é fundamental para ampliar o alcance e a credibilidade do seu site. Invista em um planejamento completo para identificar as principais oportunidades de conteúdo e palavras-chaves a serem exploradas.
Por último, não esqueça de sempre se manter atualizado sobre as tendências do mercado para que seja possível não apenas aparecer no Google, mas também se manter bem posicionado nos resultados das buscas.
E então, gostou desse conteúdo? Quer mais dicas para impulsionar a visibilidade digital da sua empresa? Leia nosso post com 7 estratégias de marketing para destacar sua empresa no mercado e continue aprendendo!