Os influenciadores digitais são todos aqueles que de alguma forma interagem com as redes sociais, criando conteúdo, lançando tendências, interagindo com outros influenciadores, impactando na vida das pessoas. Podemos dizer que toda conta não-empresa no Instagram, Facebook ou YouTube são gerenciadas por influenciadores digitais.
Entre essas pessoas, que adaptam seu modo de vida online, algumas têm milhares, até milhões de seguidores, o que define o quão influente essa pessoa é. Além disso, o termo influenciadores já é considerado uma profissão, sendo que esses empreendedores têm papel fundamental na transformação de muitas empresas.
Assim, a Internet está cada vez mais cheia de digital influencers que produzem conteúdo aos montes. Segundo a Revista Galileu, o YouTube recebe 1,9 bilhão de horas em conteúdo todos os dias. Segundo o Kinsta, 95 milhões de fotos são postadas todos os dias no Instagram.
Diante disso, fica muito confuso entender toda essa transformação digital que acontece rapidamente. São algoritmos, termos e estudos que se atualizam e classificam constantemente. Afinal, quem são os influenciadores digitais?
Classificação dos influenciadores digitais
Como explicado, toda pessoa física que gerencia uma conta em alguma rede social são influenciadores digitais. Isso porque ela está ativamente postando fotos, vídeos, GIFs que influenciam na vida de outras pessoas. Sabemos que isso é verdade, pois esse conteúdo recebe curtidas, comentários e compartilhamentos.
Nesse sentido, os influenciadores digitais foram classificados de acordo com o número de seguidores:
- 0 a 1 mil: Everyday Influencers
- 1 mil a 10 mil: Nanoinfluenciadores
- 10 mil a 100 mil: Microinfluenciadores
- 100 mil a 500 mil: Macroinfluenciadores
- 500 mil a 1 milhão: Megainfluenciadores
- Acima de 1 milhão: Celebridades
Pode parecer frio medir e classificar as pessoas por números de seguidores, mas são apenas nomenclaturas para entender melhor o poder de alcance e interação nas redes sociais. Aliás, como e onde os influenciadores digitais se comunicam?
Youtube x Instagram: qual é maior?
Segundo o Statista, o YouTube tem 1,9 bilhão de usuários por mês, enquanto o Instagram tem 1 bilhão. No entanto, cada influenciador escolhe a melhor forma de conversar com seu público.
Por exemplo, no Youtube, o comediante Whindersson Nunes se consolidou como o maior Youtuber do Brasil, com 35 milhões de seguidores. Já o maior Instagrammer brasileiro é o jogador Neymar, com 121 milhões de fãs. Whindersson prefere o vídeo em formato de vlog enquanto Neymar prefere as fotos e stories, ambos têm grande engajamento nas redes sociais.
Outro ponto importante desses dois canais é a faixa etária do público que acompanha as tendências e novidades pelas redes sociais. As pessoas entre 18 e 34 são os maiores consumidores de conteúdo online. Essa transformação digital interfere muito nas ações de marketing nos dias de hoje.
O consumidor faz questão de ouvir a opinião dos influenciadores digitais sobre algum produto.
Transformação digital com influenciadores digitais
Dessa forma, os influenciadores digitais veem no marketing uma oportunidade de investirem no seu trabalho do dia a dia: a produção de conteúdo.
Esse trabalho faz parte da grande transformação digital que as empresas vêm sofrendo, sendo importante para elas se manterem atualizadas no mercado.
Toda semana nós trazemos um conteúdo novo aqui no Blog da Lab 34. Quer saber como traçar uma estratégia digital para sua empresa? Acesse!