É comum que as empresas deem grande valor aos números. E elas não estão erradas. Eles mostram se as estratégias da marca estão sendo bem-sucedidas e auxiliam na otimização delas. Entretanto, várias vezes, os gestores deixam de prestar atenção em quem realmente consome os produtos e serviços da empresa: os consumidores. O People Marketing veio realmente para ajudar você nisso.
Então, neste post, você verá o que de fato é essa estratégia, como ela funciona e o que fazer para colocá-la em prática. Você quer agradar seus consumidores e fugir dos principais erros? Veja agora o que precisa fazer. Boa leitura!
O que é People Marketing?
People Marketing é um tipo de estratégia usada para proporcionar interações mais humanas e interessantes entre as empresas e seus clientes, fazendo com que as estratégias de marketing sejam otimizadas e melhorando os níveis de conversão. Assim, essa estratégia leva as empresas a pensarem se a maneira com que estão se relacionando com o público é adequada e, inclusive, propõe que as marcas considerem os momentos que os usuários estão na jornada de compra.
Depois desse momento, é possível planejar quais são as ações que disponibilizarão o que os usuários mais desejam e precisam, e no momento mais adequado para que a interação seja realizada. Tudo isso nos canais em que eles normalmente são mais frequentes.
Além disso, a metodologia permite que a empresa otimize os investimentos efetuados nessas médias, já que terão mais possibilidades para segmentar os usuários de acordo com o comportamento e motivações que apresentam. Dessa forma, as campanhas serão mais personalizadas e focadas, aumentando o potencial de conversão delas.
Quando os visitantes entram em seu site e recebem aquilo que desejam, precisam ter uma experiência agradável, encontrando as informações com facilidade. Assim, a satisfação será estimulada e o usuário terá mais chances de se tornar cliente e, depois, se fidelizar à marca.
Ou seja, isso significa que por vezes é mais importante olhar para as pessoas e necessidades do que para os números. Quando elas sentem que o relacionamento da marca com os clientes é mais humano, tenderão a comprar mais e aumentar a intensidade dessa interação. Ou seja, os números são consequência de uma relação próxima e forte com o cliente.
Como o People Marketing funciona?
O People Marketing conta com diversas ferramentas, como a comunicação humanizada, a automação de tarefas e inteligência artificial para que os usuários tenham uma experiência agradável em todos os níveis da jornada de compra (desde o cadastro no site até o lançamento de campanhas com histórias personalizadas).
Isso significa que uma comunicação eficaz e voltada para o consumidor é útil desde o momento da consideração (quando o potencial cliente ainda está entendendo quais são suas necessidades e avaliando quais são as opções que tem ao seu dispor) até a conversão e a manutenção da interação entre empresa e consumidor a partir da fidelização.
Como implementar?
Veja agora o que fazer para implementar essa estratégia!
Criar uma base de pessoas
Para começar a interagir, é necessário ter uma base de pessoas reais. Por isso, não compre listas de leads prontas no mercado. Construa a sua própria, de acordo com a interação que as pessoas têm com suas páginas nas redes sociais e no seu site. No Facebook, por exemplo, é possível rastrear a movimentação dos seguidores (a partir de cookies) e mostrar um conteúdo personalizado, convidando-os, por exemplo, a se cadastrarem em seu site.
Saber como o público se comunica
Entender como o público se comunica é fundamental para fazer um marketing voltado às pessoas. Por isso, descubra quais são os tipos de linguagem preferidos (formal, informal ou técnica, por exemplo), o nível de profundidade que as mensagens devem incluir (muitas informações ou mais generalizações). Sem essas informações, o público poderá achar sua comunicação enfadonha ou insuficiente, por exemplo.
Humanizar a comunicação
Uma comunicação automatizada não significa que ela deve ser robótica. Ao contrário, os consumidores precisam entender que a mensagem é única e personalizada. Essa é uma das principais utilidades de conhecer seu público. Com as informações obtidas, é possível que o público entenda que a mensagem foi feita para ele, compreendendo quais são suas principais necessidades e vontades.
Agora que você sabe o que é People Marketing, comece a se planejar para colocar sua estratégia em ação. Lembre-se sempre de que os clientes devem estar no centro das suas ações. Ou seja, os dados devem ser geridos de forma inteligente. Use as informações dos consumidores para fazer com que eles se sintam com mais vontade de concretizar a compra. Eles também são úteis para otimizar suas campanhas e se aproximar dos desejos dos potenciais clientes.
Falando nisso, você sabe o que é planejamento estratégico? Veja agora 7 dicas para não errar!