Está com a sensação de que a estratégia de marketing da empresa não está gerando bons resultados? Quer aprender como conquistar uma vantagem competitiva e reter mais os clientes?
Com a facilidade em que acessamos a internet nos dias de hoje, qualquer um, sendo pessoa física ou jurídica, pode investir na construção de uma marca forte. Devido a essa grande competição, é mais do que preciso pensar em formas de se destacar e agregar um real valor aos seus consumidores.
Pensando em lhe ajudar nessa missão, separamos alguns tópicos que vão lhe auxiliar a ir além e pensar fora da caixa no momento de criar seu planejamento. Então não deixe de ler este post até o final! Confira quais são a seguir.
Conheça o seu público
Assim como o mercado mudou para as empresas com a era digital, que agora precisam entender como utilizar as novas ferramentas de forma estratégica, também mudou para o consumidor. O primeiro passo que você deve observar é no que diz respeito às mudanças no comportamento de consumo de seus potenciais clientes.
Se você conseguir sair na frente nesse quesito, pode ter certeza que vai obter destaque entre seus concorrentes. Uma forma prática de caminhar nesse sentido é procurar identificar a buyer persona da sua empresa, ou seja, o estereótipo do cliente ideal para seu negócio. Para isso, deverá ser feita uma pesquisa com sua base de clientes, que possa analisar os perfis de consumo deles dentro de uma escala estratégica de decisão de compra.
O resultado disso é uma descrição detalhada com nome, profissão, renda, estado civil, sexo, etnia etc., que resuma sua clientela como um todo. Com isso, você poderá identificar melhor não somente qual o retrato de seu potencial cliente, como também desenvolver estratégias para educar àqueles que não perceberam ainda o valor que sua marca traz.
Tenha um posicionamento único
Assim como falamos da buyer persona, você deverá conhecer também o conceito de brand persona. Este remete ao posicionamento da marca e do exercício de imaginá-la como se fosse uma pessoa. Essa simples ação pode ajudar na estratégia de marketing da empresa e fazer com que encontre o tom de voz com que se comunica com seus clientes, gerando assim maior identificação e assertividade.
Uma outra dica é subdividir seu nicho de mercado e atuar em uma área mais segmentada — tornando mais fácil de as pessoas identificarem o seu diferencial. Por exemplo: se você está no mercado de esportes, por que não trabalhar no conceito de uma loja que seja direcionada apenas para mulheres que jogam basquete? Uma estratégia desse tipo traria, automaticamente, uma diferenciação.
Invista na experiência do cliente
Esse é um tópico que tem como objetivo fazer você pensar a respeito de como agregar valor ao que você vende. Nos tempos de hoje, fala-se muito de marketing de experiência, afinal, essa é uma verdade sobre esse novo consumidor: ele quer mais do que obter um produto, quer uma experiência extraordinária de consumo.
Trazer isso para suas estratégias de marketing é despertar a emoção em prol de conseguir maior engajamento. Uma das formas de fazer isso na prática é buscando um atendimento especializado. Mostre para o cliente que ele é único para sua empresa! Além disso, aprenda a surpreendê-lo: se ele espera que o produto seja entregue em 7 dias, por que não investir em um delivery de 24h?
Existem algumas formas criativas de trabalhar ações nesse sentido e você pode aprender a explorá-las! De forma geral, o que deve ser entendido é que seu cliente percebe como “caro” aquele produto que ele não vê valor agregado. Isto é, não é o preço que você deve vender, mas o valor. Conseguir executar isso é um grande passo rumo à diferenciação de mercado.
Faça um benchmarking
Uma outra dica é estudar a concorrência. O benchmarking é uma ferramenta que existe para esse fim. Com ele, você aprenderá a olhar para o mercado e identificar as melhores práticas utilizadas por seus concorrentes, ou até mesmo em outros mercados, que podem ser não somente aplicadas em seu dia a dia, como também melhoradas.
Ou seja, além de obter uma listagem completa do que o mercado tem oferecido aos clientes, você poderá ainda, a partir dessa realidade, pensar em maneiras criativas de como inovar partindo do que já existe.
A inovação é uma prática essencial na manutenção de uma marca, pois é ela a responsável por trazer a novidade ao cliente e é muito importante por ser capaz de reacender o valor que ele enxerga em seu negócio.
Contrate uma agência especializada
Existem duas formas de resolver os problemas no mundo dos negócios: ou você se empenha para correr atrás e executar ou, se você tem como investir, contrata quem sabe fazer o que você precisa. Nesse caso, não é diferente.
Se mesmo depois dessas dicas, você sente que ainda terá dificuldades de colocar em prática essas estratégias de marketing, a solução pode ser contratar uma agência especializada. Como vimos, isso vai depender da sua necessidade. Talvez, você possa precisar apenas para algumas etapas específicas ou talvez consiga gerir tudo isso sozinho. Cabe a você e à sua equipe essa diferenciação.
O importante de entender com esse post é sobre os primeiros passos que sua empresa precisa para chegar lá. Seja você ou uma equipe terceirizada que vá executar, é importante que as possibilidades estejam em mente.
Esses foram alguns pontos que achamos essenciais de destacar quando falamos de sair do óbvio na estratégia de marketing da empresa. De forma prática, o seu negócio vai refletir para o cliente o que os gestores estão executando. Se sua equipe não sabe qual é o real valor da sua marca, como seus consumidores saberão?
Portanto, o começo deve ser sempre de dentro pra fora. E, se você ainda não conseguir gerar alguma diferenciação para seus compradores, algo deve ser mudado na forma como a sua empresa se posiciona!
Gostou de pensar em novas estratégias de marketing para sua empresa? Esperamos que esses pontos lhe ajudem a refletir melhor em como se destacar! Se você curtiu, e para tornar essa discussão ainda mais rica, compartilhe esse post nas redes sociais e pergunte a amigos e colegas como eles pensam essa questão.